Foi feita uma autópsia ao “icebergue de gordura” de Inglaterra (e já há resultados)

South West Water

Nas profundezas dos esgotos de uma cidade costeira inglesa, foi encontrada uma fera terrível: um “fatberg” (ou “icebergue de gordura”) de 64 metros de comprimento feito de óleo de cozinha congelado, lenços humedecidos, fraldas e toalhas sanitárias.

O fatberg foi descoberto pela South West Water, pouco antes do Natal do ano passado, nos esgotos abaixo de Sidmouth, em Devon, sudoeste da Inglaterra. Agora, cientistas da Universidade de Exeter, no Reino Unido, concluíram a exaustiva autópsia do seu conteúdo.

Embora não seja uma tarefa agradável, a autópsia forneceu notícias surpreendentemente positivas: o fatberg continha muito pouca evidência de poluição microplástica, níveis relativamente baixos de patógenos e apenas pequenos traços de produtos farmacêuticos ou pesticidas.

“Estávamos preocupados que o fatberg pudesse concentrar substâncias químicas solúveis em gordura, como as encontradas em contracetivos, que contenham grânulos microplásticos agora banidos de cosméticos e seja rico em micróbios potencialmente patogénicos, mas não encontramos nenhum vestígio desses possíveis perigos”, disse John Love, líder do projeto e especialista em biologia sintética da Universidade de Exeter, em comunicado.

Os investigadores descobriram, no entanto, que, ao “icebergue”, estavam atados a todos os tipos de objetos estranhos, incluindo um par de dentes postiços, pedaços de osso e ramos.

“Ficamos surpreendidos ao descobrir que o fatberg de Sidmouth era simplesmente um pedaço de gordura agregado a lenços humedecidos, toalhas sanitárias e outros produtos domésticos que deveriam ser colocados no lixo e não na sanita. As microfibras que encontramos provavelmente vieram de papel higiénico e roupas e as bactérias eram aquelas que normalmente associaríamos a um esgoto”, disse Love.

A investigação sugere que não havia uma fonte clara responsável pelo fatberg nem um negócio, bairro ou população demográfica específica de pessoas para culpar. No entanto, a história do Sidmouth Fatberg deve servir às pessoas como um lembrete do que não deve ser descartado pela sanita.

“Por favor, apenas deite urina, papel e fezes na sanita e deite a gordura, óleo e graxa no lio, não na pia”, disse Andrew Roantree, diretor de águas residuais da South West Water. O aviso é especialmente verdadeiro para lenços humedecidos – incluindo aqueles que alegam ser laváveis ​​-, uma vez que contribuem para mais de 90% dos bloqueios de esgoto no Reino Unido.

Há uma história semelhante de um icebergue de gordura descoberto nos esgotos de Whitechapel, a leste de Londres, em 2017. Esse farberg recorde media mais de 250 metros de comprimento e pesava 130 toneladas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Encontrada uma câmara oculta atrás do túmulo de Tutankhamon que pode esconder Nefertiti

Uma equipa de arqueólogos encontraram potenciais evidências de câmaras ocultas por trás das paredes do famoso túmulo de Tutankhamon, no Vale dos Reis, no Egito, que alguns dizem esconder a rainha Nefertiti. Os investigadores, liderados por Mamdouh …

Chega e Bloco são os que mais sobem (e o PS não pára de cair)

O Partido Socialista (PS) continua a cair cair nas intenções de voto dos eleitores, quatro meses depois das eleições legislativas. Já o Bloco de Esquerda e Chega estão cada vez mais fortes. De acordo com a …

Contribuintes têm até hoje para validar agregado familiar

Os contribuintes têm até esta sexta-feira para validarem a composição do seu agregado familiar. Apesar de o prazo ter terminado no dia 15, serão considerados pela Autoridade Tributária os dados comunicados durante o dia de …

Morreu aos 61 anos João Ataíde, deputado do PS

João Ataíde, juiz e atual deputado do Partido Socialista (PS) morreu esta sexa-feira em casa, em Coimbra, por volta das 7h. O deputado tinha 61 anos e esteve no debate sobre a eutanásia no Parlamento, …

Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o …

Primeiro-ministro da Irlanda renuncia (mas aguarda novo governo)

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou na noite desta quinta-feira a sua renúncia, mas continuará no cargo até a formação de um novo governo, após os resultados das recentes eleições legislativas. "Leo Varadkar apresentou esta …

Conselho da Europa contra extradição de Assange para os Estados Unidos

A extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem, terá um “efeito paralisador na liberdade de imprensa”, alertou esta quinta-feira a comissária para os direitos humanos do Conselho da Europa, …

O vulcão "Garganta de Fogo" do Equador pode entrar em colapso

O vulcão Tungurahua do Equador, um dos mais ativos e perigosos da América do Sul, está a mostrar sinais precoces de um potencial colapso parcial. A atividade recente do vulcão levou a uma rápida e significativa …

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …

Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura. Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco …