Foi feita uma autópsia ao “icebergue de gordura” de Inglaterra (e já há resultados)

South West Water

Nas profundezas dos esgotos de uma cidade costeira inglesa, foi encontrada uma fera terrível: um “fatberg” (ou “icebergue de gordura”) de 64 metros de comprimento feito de óleo de cozinha congelado, lenços humedecidos, fraldas e toalhas sanitárias.

O fatberg foi descoberto pela South West Water, pouco antes do Natal do ano passado, nos esgotos abaixo de Sidmouth, em Devon, sudoeste da Inglaterra. Agora, cientistas da Universidade de Exeter, no Reino Unido, concluíram a exaustiva autópsia do seu conteúdo.

Embora não seja uma tarefa agradável, a autópsia forneceu notícias surpreendentemente positivas: o fatberg continha muito pouca evidência de poluição microplástica, níveis relativamente baixos de patógenos e apenas pequenos traços de produtos farmacêuticos ou pesticidas.

“Estávamos preocupados que o fatberg pudesse concentrar substâncias químicas solúveis em gordura, como as encontradas em contracetivos, que contenham grânulos microplásticos agora banidos de cosméticos e seja rico em micróbios potencialmente patogénicos, mas não encontramos nenhum vestígio desses possíveis perigos”, disse John Love, líder do projeto e especialista em biologia sintética da Universidade de Exeter, em comunicado.

Os investigadores descobriram, no entanto, que, ao “icebergue”, estavam atados a todos os tipos de objetos estranhos, incluindo um par de dentes postiços, pedaços de osso e ramos.

“Ficamos surpreendidos ao descobrir que o fatberg de Sidmouth era simplesmente um pedaço de gordura agregado a lenços humedecidos, toalhas sanitárias e outros produtos domésticos que deveriam ser colocados no lixo e não na sanita. As microfibras que encontramos provavelmente vieram de papel higiénico e roupas e as bactérias eram aquelas que normalmente associaríamos a um esgoto”, disse Love.

A investigação sugere que não havia uma fonte clara responsável pelo fatberg nem um negócio, bairro ou população demográfica específica de pessoas para culpar. No entanto, a história do Sidmouth Fatberg deve servir às pessoas como um lembrete do que não deve ser descartado pela sanita.

“Por favor, apenas deite urina, papel e fezes na sanita e deite a gordura, óleo e graxa no lio, não na pia”, disse Andrew Roantree, diretor de águas residuais da South West Water. O aviso é especialmente verdadeiro para lenços humedecidos – incluindo aqueles que alegam ser laváveis ​​-, uma vez que contribuem para mais de 90% dos bloqueios de esgoto no Reino Unido.

Há uma história semelhante de um icebergue de gordura descoberto nos esgotos de Whitechapel, a leste de Londres, em 2017. Esse farberg recorde media mais de 250 metros de comprimento e pesava 130 toneladas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Veneno de cascavel pode ser o segredo para novo analgésico poderoso

Um composto do veneno da cascavel sul-americana pode ser usado para criar um analgésico poderoso. Os testes feitos em animais foram um sucesso. A crotoxina pode ser encontrada no veneno da cascavel sul-americana, Crotalus durissus terrificus, …

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …