Foi encontrado um “icebergue de gordura” nos esgotos de Londres

(dr) Thames Water / SWNS.com

Um gigantesco bloco de gordura, que pesa cerca de 130 toneladas e tem 250 metros de comprimento, foi encontrado a bloquear um esgoto no leste da capital britânica. Vão ser precisas três semanas para fazer desaparecer este “icebergue”.

De acordo com o Telegraph, este “icebergue de gordura” é resultado das várias coisas deitadas pelas sanitas e lava-louças dos moradores londrinos: toalhetes, fraldas, preservativos e óleo usado foram alguns dos exemplos encontrados.

O grande bloco de gordura pesa cerca de 130 toneladas e tem 250 metros de comprimento o que, na perspetiva do jornal britânico, representa aproximadamente o comprimento de dois estádios de futebol.

A Thames Water, responsável pelo sistema de esgotos da capital britânica, afirma que vão ser precisas três semanas para removê-lo por completo.

“É um completo monstro e vai ser necessária muita mão-de-obra e maquinaria para a remover porque é dura. Basicamente é como tentar partir cimento”, explica Matt Rimmer, responsável pelo departamento de rede de resíduos, ao jornal.

“É frustrante porque estas situações são totalmente evitáveis e provocadas pela gordura, óleo e banha que são deitados nos lavatórios e pelos toalhetes deitados pelas sanitas”, continuou Rimmer.

Segundo o jornal, esta não é a primeira vez que um “icebergue” deste tipo é encontrado nos esgotos londrinos. A última vez aconteceu em 2013, em Kingston-upon-Thames.

O novo bloco de gordura vai ser “atacado” por oito funcionários, que vão usar mangueiras de alta pressão para partir a massa, sendo que esta vai ser depois aspirada. Os resíduos serão depois enviados para um local de reciclagem em Stratford.

Rimmer disse que só foi preciso encerrar parques de estacionamento para conseguir aceder aos esgotos mas, noutras ocasiões, já foi preciso “fechar estradas inteiras” para limpar, o que claramente “perturba a cidade”.

O jornal escreve que a empresa gasta cerca de um milhão de libras por mês a limpar os bloqueios nos esgotos, tudo provocado por este tipo de resíduos.

 

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Tanta tecnologia, e ainda ninguém se lembrou de fazer sanitas, que levassem um filtro, onde só passariam os dejectos, todo o resto ficara barrado…
    Assim se educavam à força as porcas das pessoas…Simples.. e não custa 1 milhão por mês

    • Vamos fazer contas, existem pelo menos 2 milhões de casas ou apartamentos em londres, vamos fazer uma média de três casas de banho por cada. São 6 milhões, sem contar com casas de banho públicas e em locais de trabalho. Se tal aparelho custar 10 euros já com instalaçnao, são 60 milhões. São cinco anos de limpeza.

      Agora temos que tornar o aparelho obrigatório, o mais certo era haver revolta, quer o custo fosse imputado aos donos das casas ou ao público (no fim sai tudo do mesmo bolso, certo?). Os governos seriam acusados de favorecerem os industriais que produzem os filtros, ou de estar à procura de mais uma maneira de “chular” dinheiro, porque obviamente, depois teriam que haver multas para quem não cumprisse.

      E no meio disto tudo, o nobre objetivo de evitar o tipo de situações descritas na notícia, mais o positivo impacto ecológico perdia-se na revolta 🙂

  2. Um icebergue é uma montanha de gelo que bóia no mar. Para que é que usam essa palavra para descrever um bloco de gordura a entupir o esgoto? Já ninguém pensa no que escreve?

RESPONDER

Rio só está à espera de Marcelo. E não se compromete com o Orçamento

O presidente do PSD deu uma entrevista à TSF, na qual afirmou que só está à espera que Marcelo Rebelo de Sousa avance para anunciar o apoio do partido à sua recandidatura. Em entrevista à TSF, …

Contrariando as autoridades, Hong Kong assinala aniversário de Tiananmen. "Podem reprimir as nossas atividades mas não o nosso espírito"

Evocando razões de saúde pública devido à pandemia, as autoridades de Hong Kong proibiram a vigília de quinta-feira que visava assinalar o 31.º aniversário do massacre de Tiananmen. As aglomerações com mais de oito pessoas …

Governo pondera criar nova contribuição sobre a banca para financiar Segurança Social

O Governo de António Costa está a estudar a criação de uma contribuição adicional de solideriedade sobre o setor bancário para ajudar a financiar a Segurança Social e fazer face aos custos de resposta à …

Arqueólogos encontram rara ferramenta de caça com 300 mil anos

Arqueólogos encontraram uma ferramenta de madeira utilizada na caça há 300 mil anos. É muito raro encontrar artefactos paleolíticos feitos de madeira, realça o autor do estudo. Uma equipa de investigadores da Universidade de Tübingen e …

Twitter não descarta suspender conta de Donald Trump

Um alto responsável da plataforma digital Twitter não excluiu a suspensão da conta da Donald Trump caso o Presidente norte-americano prossiga a publicação de mensagens incendiárias que transgridam as regras daquela rede social. Com 81,7 milhões …

Patrões agradados com o plano do Governo. PSD diz que "é muito fraco"

Enquanto patrões e sindicalistas ficaram bastante satisfeitos com o Programa de Estabilização Económica e Social apresentado pelo Governo, o PSD deixou duras críticas. Esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, onde foi aprovado o plano …

Na resposta a uma crise, ligações humanas podem piorar ainda mais as coisas

Um novo estudo sugere que a conexão humana nem sempre é uma coisa boa, sobretudo quando se trata de ultrapassar uma crise com sucesso. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 2480 voluntários …

Brasil ultrapassa Itália e torna-se no terceiro país com mais mortes

O país sul-americano, que tem uma população estimada em 210 milhões de habitantes, contabiliza 34.021 vítimas mortais e 614.941 casos confirmados. O Brasil ultrapassou a Itália e tornou-se no terceiro país do mundo com mais mortes …

PCP é o primeiro partido a retomar comícios ao ar livre

O PCP foi o último partido a fazer um comício, em março, antes de o país "parar" devido à pandemia de covid-19 e vai ser o primeiro a organizar uma iniciativa deste tipo, no domingo, …

Asteróide que matou os dinossauros criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que Yellowstone

O asteróide que dizimou os dinossauros da face da Terra criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que a caldeira do supervulcão Yellowstone, localizado nos Estados Unidos, conclui um novo estudo agora divulgado. De acordo …