Foi encontrado um “icebergue de gordura” nos esgotos de Londres

(dr) Thames Water / SWNS.com

Um gigantesco bloco de gordura, que pesa cerca de 130 toneladas e tem 250 metros de comprimento, foi encontrado a bloquear um esgoto no leste da capital britânica. Vão ser precisas três semanas para fazer desaparecer este “icebergue”.

De acordo com o Telegraph, este “icebergue de gordura” é resultado das várias coisas deitadas pelas sanitas e lava-louças dos moradores londrinos: toalhetes, fraldas, preservativos e óleo usado foram alguns dos exemplos encontrados.

O grande bloco de gordura pesa cerca de 130 toneladas e tem 250 metros de comprimento o que, na perspetiva do jornal britânico, representa aproximadamente o comprimento de dois estádios de futebol.

A Thames Water, responsável pelo sistema de esgotos da capital britânica, afirma que vão ser precisas três semanas para removê-lo por completo.

“É um completo monstro e vai ser necessária muita mão-de-obra e maquinaria para a remover porque é dura. Basicamente é como tentar partir cimento”, explica Matt Rimmer, responsável pelo departamento de rede de resíduos, ao jornal.

“É frustrante porque estas situações são totalmente evitáveis e provocadas pela gordura, óleo e banha que são deitados nos lavatórios e pelos toalhetes deitados pelas sanitas”, continuou Rimmer.

Segundo o jornal, esta não é a primeira vez que um “icebergue” deste tipo é encontrado nos esgotos londrinos. A última vez aconteceu em 2013, em Kingston-upon-Thames.

O novo bloco de gordura vai ser “atacado” por oito funcionários, que vão usar mangueiras de alta pressão para partir a massa, sendo que esta vai ser depois aspirada. Os resíduos serão depois enviados para um local de reciclagem em Stratford.

Rimmer disse que só foi preciso encerrar parques de estacionamento para conseguir aceder aos esgotos mas, noutras ocasiões, já foi preciso “fechar estradas inteiras” para limpar, o que claramente “perturba a cidade”.

O jornal escreve que a empresa gasta cerca de um milhão de libras por mês a limpar os bloqueios nos esgotos, tudo provocado por este tipo de resíduos.

 

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Tanta tecnologia, e ainda ninguém se lembrou de fazer sanitas, que levassem um filtro, onde só passariam os dejectos, todo o resto ficara barrado…
    Assim se educavam à força as porcas das pessoas…Simples.. e não custa 1 milhão por mês

    • Vamos fazer contas, existem pelo menos 2 milhões de casas ou apartamentos em londres, vamos fazer uma média de três casas de banho por cada. São 6 milhões, sem contar com casas de banho públicas e em locais de trabalho. Se tal aparelho custar 10 euros já com instalaçnao, são 60 milhões. São cinco anos de limpeza.

      Agora temos que tornar o aparelho obrigatório, o mais certo era haver revolta, quer o custo fosse imputado aos donos das casas ou ao público (no fim sai tudo do mesmo bolso, certo?). Os governos seriam acusados de favorecerem os industriais que produzem os filtros, ou de estar à procura de mais uma maneira de “chular” dinheiro, porque obviamente, depois teriam que haver multas para quem não cumprisse.

      E no meio disto tudo, o nobre objetivo de evitar o tipo de situações descritas na notícia, mais o positivo impacto ecológico perdia-se na revolta 🙂

  2. Um icebergue é uma montanha de gelo que bóia no mar. Para que é que usam essa palavra para descrever um bloco de gordura a entupir o esgoto? Já ninguém pensa no que escreve?

RESPONDER

Primeiro não flutuava. Agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Quase um milhão de refeições escolares desperdiçadas

Quase um milhão de refeições escolares que tinham sido encomendadas foram desperdiçadas porque os alunos faltaram, revela o relatório anual do ministério da Educação sobre cantinas concessionadas a privados. Entre setembro do ano passado e 31 …

Arrojada no céu: Aston Martin apresenta carro voador de luxo

A Aston Martin apresentou recentemente o Volante Vision Concept, uma aeronave arrojada e futurista destinada a transportar passageiros em voos de médias e longas distâncias. A Aston Martin pôs em cima da mesa as suas soluções …

Marta Soares recusa candidatura de Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho tentou formalizar a sua candidatura à presidência do Sporting, esta quarta-feira, tendo sido prontamente recusada por Jaime Marta Soares. O advogado de Bruno de Carvalho, Pedro Proença, deslocou-se esta quarta-feira ao Estádio de …

Hungria retira-se de pacto mundial sobre as migrações aprovado na ONU

A Hungria, com um Governo abertamente hostil à imigração, declarou que se retira do pacto mundial sobre as migrações aprovado, na semana passada, nas Nações Unidas, por considerar que encoraja o fluxo de pessoas "perigosas". O …

Lisboa vai proibir copos de plástico a partir de 2020

Um dos objetivos da Câmara Municipal de Lisboa para o ano em que a cidade será a Capital Verde Europeia é banir os copos de plástico até 2020. Segundo o Diário de Notícias, esta é uma …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …