/

Fecho dos centros comerciais aos domingos. Petição já leva mais de 50 mil assinaturas

3

Uma petição online exige o fecho dos centros comerciais e dos supermercados aos domingos. A iniciativa já conta com mais de 50 mil assinaturas e tem como destinatário o presidente da Assembleia da República.

“Pelo encerramento dos shoppings aos domingos” é o nome da petição online que defende o encerramento de centros comerciais e supermercados aos domingos. A questão foi trazida novamente à tona no passado domingo pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda, que durante a missa de Páscoa alertou para o problema.

É o novo esclavagismo laboral“, disse o bispo da cidade do Porto, que acredita que a situação vai contra a “herança cristã”. “Os países mais ricos do mundo não abrem supermercados ao domingo”, observou o antigo bispo das Forças Armadas e de Segurança, citado pelo Jornal de Notícias.

“Pensemos no novo esclavagismo da laboração contínua, legalmente imposta pelos novos senhores do mundo que dominam a economia e, por esta, os governos. Pensemos como os critérios dos turnos, em setores onde, para além da ganância, nada os justifica”, lamentou.

O descontentamento do bispo levou a que a opinião pública se voltasse a insurgir a favor do fim do trabalho ao domingo nos centros comerciais. Contudo, a Associação Portuguesa de Centros Comerciais defende que a abertura das grandes superfícies é “uma decisão compatível com as reais necessidades dos consumidores“.

O Observador destaca ainda a semelhante posição da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), que acredita que “a liberalização dos horários importa a todos os setores e tem como base a proximidade, a conveniência e a diversidade da oferta, indo ao encontro das expectativas dos consumidores”.

A APED foi responsável por uma petição, que reuniu 250 mil assinaturas, que apelava à abertura das grandes superfícies aos domingos à tarde e aos feriados. A medida foi implementada em 2010 e prolonga-se até aos dias de hoje.

Já esta nova petição pede exatamente o contrário. “Será que realmente precisamos de ter um shopping aberto todos os dias da semana, das 10h da manhã às 23h/00h?”, questiona-se o autor da iniciativa. “O salário é importante sim, mas os valores pelos quais nos regemos é que fazem a diferença”, pode ainda ler-se na descrição da petição.

Todos os interessados podem assinar a petição, que se encontra disponível aqui.

ZAP //

3 Comments

  1. A verdade é que as pessoas deviam aproveitar o tempo para item ao cinema ou teatro ou ao parque com os miudos e nao fechados no shopping

  2. 1) Fechar ou abrir os centros comerciais ao domingo é uma decisão que cabe apenas à Administração dos mesmos e assim deverá continuar a ser.
    2) Fechá-los apenas com o intuito de impedir que as pessoas acedam aos centros comerciais ao domingo é tolher a liberdade de cada um. Estando abertos, só lá vai quem quer. Só se “fecha” lá quem assim o entender.
    3) Quem não concorda com a abertura aos domingos, não vá lá; mas não pretenda impedir de lá entrar quem assim o entender. Entrar ou não entrar em locais abertos ao público… é apenas uma opção individual e há que respeitá-la.
    4) Deixem os centros comerciais em paz! Escolha cada um em liberdade a forma de “preencher” os seus domingos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.