Bispo do Porto pede encerramento de supermercados ao domingo

Santuário de Fátima / Wikimedia

Bispo do Porto, D. Manuel Linda

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, defende o fim do trabalho ao domingo e critica “novo esclavagismo da laboração contínua”.

D. Manuel Linda, o bispo do Porto, defendeu o fim do trabalho ao domingo, especialmente nos supermercados e centros comerciais, que qualificou como “expressão de um certo subdesenvolvimento humano e mesmo económico”. A denúncia foi feita durante a Missa de Páscoa deste domingo, na Sé do Porto, perante mais de uma centena de fiéis.

Os países mais ricos do mundo não abrem supermercados ao domingo“, observou o antigo bispo das Forças Armadas e de Segurança, citado pelo Jornal de Notícias.

“Pensemos no novo esclavagismo da laboração contínua, legalmente imposta pelos novos senhores do mundo que dominam a economia e, por esta, os governos. Pensemos como os critérios dos turnos, em setores onde, para além da ganância, nada os justifica”, lamentou.

“O mesmo se diga da abertura dos supermercados e dos centros comerciais ao domingo, expressão de um certo subdesenvolvimento humano e mesmo económico”, acrescentou ainda D. Manuel Linda.

O responsável católico alertou ainda para os “graves transtornos psicológicos do trabalhador e do fracionamento dos encontros familiares” que esta situação provoca, falando na “morte do domingo“.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Esta afirmação apenas perde por ser tardia.
    Fechar,encerrar aos sabados apartir das 12.30 h,Domingo e feriados todo dia fechados.

    Portugal parece um País de tolos com mentalidade de ricos.

    • Concordo perfeitamente.
      Aliás, o futuro passa pelas pessoas trabalharem menos e terem mais tempo livre para família e lazer, esse é o Progresso.

  2. E eu peço que o Sr Bispo deixe de enganar as pessoas com a treta da religião!
    A religião nos dias que correm já não faz qualquer sentido, as pessoas já evoluíram e já perceberam que não existem deuses…
    A religião só estimula guerras em nome de pseudo Deuses, mortes e Padre que abusam de crianças…

    • Há serviços que não se pode deixar de ter… mas há outros dispensáveis… e quem vai para essas profissões , à partida,já está à espera disso. É como os bombeiros…

  3. Concordo totalmente. Nos outros países europeus, todos os supermercados estão fechados aos domingos e feriados e alguns até ao sábado.

  4. Olha o artista!…
    Tão preocupado com qualidade de vida as pessoas, mas não hesita em viver “à grande e à francesa” à custa do trabalho dessas pessoas! E livre de impostos!!
    Que moral tem estes parasitas para falar do que quer que seja?!

  5. Só num País atrasado e do terceiro mundo como o nosso é que os supermercados abrem ao domingo. Ainda agora no dia de Páscoa o Pingo Doce encerrou pelas 14 horas, horário que não faz nenhum sentido em termos familiares. Se fechassem ao meio dia vá que não vá, permitiria ao menos que parte ou a totalidade dos funcionários tivessem um almoço familiar de Páscoa a horas decentes, assim é mais um “brunch”.

RESPONDER

Europeias: Derrota histórica para o PSD. O PS resiste, o Bloco chega-se à frente e o PAN estreia-se

A derrota do PSD, com uma desvantagem de mais de 10 pontos percentuais sobre o PS que foi o vencedor da noite eleitoral, o reforço do Bloco de Esquerda como a terceira força política e …

Sindicalista que parou o país vai representar seguranças privados

O vice-presidente do Sindicato Nacional de Motoristas e Matérias Perigosas (SNMMP), Pedro Pardal Henriques, vai acumular este cargo com a vice-presidência de um outro sindicato, o Sindicato de Segurança e Vigilantes de Portugal (SSVP), que …

Uber, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR

Os Ubers, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR que inicia, esta segunda-feira, uma operação de fiscalização intensiva aos transportes individuais de passageiros em todo o país. A fiscalização do licenciamento e a certificação …

Operação Marquês. Carlos Santos Silva e Sócrates começam a atacar a acusação

O ataque de duas das principais figuras envolvidas na Operação Marquês à acusação do Ministério Público começa nesta segunda-feira e vai prolongar-se por toda a semana. Carlos Santos Silva, esta segunda-feira, e José Sócrates, entre quarta …

ASAE encontra carne estragada e falsificada em talhos portugueses

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detetou carne estragada, falsificada ou abatida de forma clandestina à venda em talhos nacionais, avançou o Jornal de Notícias (JN). A notícia do JN, citada pelo Público …

Detidos dois suspeitos do ataque em Lyon

A polícia francesa deteve dois suspeitos de envolvimento na explosão no centro de Lyon que feriu 13 pessoas na sexta-feira passada, disse esta segunda-feira a Procuradoria de Paris. Anteriormente, o ministro do Interior, Christophe Castaner, anunciava, …

Isabel dos Santos diz que tem pagamento à CGD "em dia"

A filha do ex-presidente de Angola usou o Twitter para garantir que tem todos os pagamentos do empréstimo de 125 milhões de euros concedido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) em 2009 “em dia”. A reacção, …

Há cinco concelhos com risco máximo de incêndio

Esta segunda-feira, o dia vai ser quente. A subida das temperaturas para os próximos dias aumenta o risco máximo de incêndio em Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco. Cinco concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém …

Donald Trump é o primeiro governante estrangeiro a ser recebido pelo novo imperador do Japão

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, tornou-se no primeiro governante estrangeiro a ser recebido pelo novo imperador do Japão, Naruhito, que subiu ao trono a 01 de maio após a abdicação do pai, …

Antropólogos descobriram quando é que os humanos aprenderam a cozinhar

O hidratos de carbono amido ainda é um elemento pouco compreendido da dieta humana moderna e a nossa dieta de amido do passado pode dar uma ajuda nas investigações futuras. Apesar de uma narrativa arqueológica que …