Bispo do Porto pede encerramento de supermercados ao domingo

Santuário de Fátima / Wikimedia

Bispo do Porto, D. Manuel Linda

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, defende o fim do trabalho ao domingo e critica “novo esclavagismo da laboração contínua”.

D. Manuel Linda, o bispo do Porto, defendeu o fim do trabalho ao domingo, especialmente nos supermercados e centros comerciais, que qualificou como “expressão de um certo subdesenvolvimento humano e mesmo económico”. A denúncia foi feita durante a Missa de Páscoa deste domingo, na Sé do Porto, perante mais de uma centena de fiéis.

Os países mais ricos do mundo não abrem supermercados ao domingo“, observou o antigo bispo das Forças Armadas e de Segurança, citado pelo Jornal de Notícias.

“Pensemos no novo esclavagismo da laboração contínua, legalmente imposta pelos novos senhores do mundo que dominam a economia e, por esta, os governos. Pensemos como os critérios dos turnos, em setores onde, para além da ganância, nada os justifica”, lamentou.

“O mesmo se diga da abertura dos supermercados e dos centros comerciais ao domingo, expressão de um certo subdesenvolvimento humano e mesmo económico”, acrescentou ainda D. Manuel Linda.

O responsável católico alertou ainda para os “graves transtornos psicológicos do trabalhador e do fracionamento dos encontros familiares” que esta situação provoca, falando na “morte do domingo“.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Esta afirmação apenas perde por ser tardia.
    Fechar,encerrar aos sabados apartir das 12.30 h,Domingo e feriados todo dia fechados.

    Portugal parece um País de tolos com mentalidade de ricos.

    • Concordo perfeitamente.
      Aliás, o futuro passa pelas pessoas trabalharem menos e terem mais tempo livre para família e lazer, esse é o Progresso.

  2. E eu peço que o Sr Bispo deixe de enganar as pessoas com a treta da religião!
    A religião nos dias que correm já não faz qualquer sentido, as pessoas já evoluíram e já perceberam que não existem deuses…
    A religião só estimula guerras em nome de pseudo Deuses, mortes e Padre que abusam de crianças…

    • Há serviços que não se pode deixar de ter… mas há outros dispensáveis… e quem vai para essas profissões , à partida,já está à espera disso. É como os bombeiros…

  3. Concordo totalmente. Nos outros países europeus, todos os supermercados estão fechados aos domingos e feriados e alguns até ao sábado.

  4. Olha o artista!…
    Tão preocupado com qualidade de vida as pessoas, mas não hesita em viver “à grande e à francesa” à custa do trabalho dessas pessoas! E livre de impostos!!
    Que moral tem estes parasitas para falar do que quer que seja?!

  5. Só num País atrasado e do terceiro mundo como o nosso é que os supermercados abrem ao domingo. Ainda agora no dia de Páscoa o Pingo Doce encerrou pelas 14 horas, horário que não faz nenhum sentido em termos familiares. Se fechassem ao meio dia vá que não vá, permitiria ao menos que parte ou a totalidade dos funcionários tivessem um almoço familiar de Páscoa a horas decentes, assim é mais um “brunch”.

RESPONDER

PS adia negociações com partidos de esquerda

Os socialistas vão adiar todas as reuniões com os partidos sobre as medidas para o Orçamento do Estado. O encontro com o BE estava marcado para amanhã e foi cancelado. O mesmo acontecerá com o …

Protestos continuam em Londres. Ativistas invadem centro financeiro

Centenas de ativistas pelo clima do grupo Extinction Rebellion invadiram esta segunda-feira o centro financeiro de Londres para manifestarem repúdio por as grandes corporações financiarem os combustíveis fósseis. Muitos manifestantes, protegidos da intensa chuva com lonas …

"Tenho muitas dívidas, muito financiamento por pagar"

Isabel dos Santos explicou em entrevista à Lusa a origem dos seus investimentos, salientando serem totalmente privados, o que a levou a criar muitas dívidas. Disse ainda que os empresários têm dificuldade em trabalhar e …

Estados Unidos autorizados a aplicar taxas sobre produtos europeus

A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou oficialmente esta segunda-feira os Estados Unidos a aplicar taxas alfandegárias sobre 7500 milhões de dólares de importações oriunda da União Europeia devido aos subsídios dados à Airbus. A OMC …

Tribunal rejeita providência cautelar requerida pela Ordem dos Enfermeiros contra ministério

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa rejeitou a providência cautelar pedida pela Ordem dos Enfermeiros (OE) contra o Ministério da Saúde no processo de sindicância à OE, anunciou esta segunda-feira o Governo. Em comunicado, o …

Paraísos fiscais. Portugal transferiu 672 milhões em 2018

Os bancos a operar em Portugal transferiram 672 milhões de euros no ano passado para territórios que constavam das listas de offshores problemáticos da União Europeia. Em 2018, os bancos a operar em Portugal transferiram 672 …

Discurso da Rainha. Entre crime, saúde e imigração, o Brexit foi destaque

Várias propostas de lei relacionadas com o Brexit destacam-se no programa do governo britânico para os próximos meses apresentado esta segunda-feira pela rainha Isabel II no parlamento, o qual inclui a implementação de um eventual …

Conservadores polacos vencem legislativas com maioria absoluta

Os conservadores nacionalistas no poder na Polónia venceram as eleições legislativas com 45,16% dos votos, de acordo com os resultados oficiais que se referem à contagem de 82,79% das circunscrições. O partido conservador eurocético Lei e …

Ambulâncias rejeitadas no Hospital de Setúbal por sobrelotação das urgências

Ambulâncias que chegavam ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal, durante a tarde de domingo, foram encaminhadas para outros hospitais. As urgências do centro hospitalar estavam sobrelotadas. Entre as 12h e as 16h30 deste domingo, o …

Professores regressam à greve ao trabalho extraordinário

A paralisação poderá comprometer as avaliações intercalares dos alunos, alertam os sindicatos que pedem o cumprimento do horário de 35 horas semanais. A greve dos professores ao trabalho extraordinário regressa esta segunda-feira às escolas, sem data …