Fauci acredita que covid-19 se tornará endémica até à próxima primavera (e aponta dois fatores cruciais)

Kevin Dietsch / EPA Pool

Um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, Anthony Fauci, acredita que será possível controlar a pandemia. Para isso, aponta dois fatores cruciais.

Anthony Fauci crê que os Estados Unidos vão conseguir controlar a pandemia de covid-19 e começar a viver com o novo Sars-Cov-2 como endémico. Para isso, aponta, é preciso acelerar a vacinação e reforçar as terceiras doses.

Descartar completamente o vírus está fora de questão para o especialista. “Se queremos que se torne endémico temos que ter um nível de infeção tão baixo que faça com que não tenha qualquer impacto na sociedade, na nossa vida, na nossa economia”, explicou, citado pelo The Guardian.

“As pessoas vão continuar a ficar infetadas. Haverá ainda quem necessite de ser hospitalizado, mas o nível de infeção será tão baixo que não teremos de pensar nisto a toda a hora e não irá influenciar a nossa vida”, acrescentou.

Para isso, é preciso que mais pessoas comecem o esquema vacinal ou aceitem as doses de reforço, reforçou o consultor para a saúde na Casa Branca, num momento em que o país tem mais de 70% de adultos totalmente vacinados.

Atualmente, as doses de reforço estão disponíveis – pelo menos seis meses após a segunda toma – para os imunossuprimidos, maiores de 65 anos e pessoas com elevado risco de doença grave ou exposição frequente ao vírus.

Alguns estados norte-americanos e a cidade de Nova Iorque já expandiram a disponibilidade das doses de reforço.

Na próxima sexta-feira, um painel de especialistas que aconselha os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) irá discutir o alargamento da elegibilidade para as vacinas de reforço a todos os adultos, o que poderia tornar estas doses disponíveis já este fim de semana.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.