Faturas que Ventura mostrou no Parlamento não tinham coletes antibala

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa (D), conversa com o deputado do Chega, André Ventura,

André Ventura mostrou no Parlamento faturas que dizia comprovarem que os agentes policiais compravam coletes antibala do seu próprio bolso. O jornal Público consultou os talões e não era mencionada a compra dos coletes.

Há alguns dias, André Ventura mostrou no Parlamento um conjunto de faturas que alegadamente serviriam de prova de que o primeiro-ministro António Costa mentiu e que, de facto, os polícias e os agentes da GNR compram coletes antibala. No entanto, nas 56 faturas divulgadas a pedido do jornal Público, nenhuma delas mencionava nenhum colete.

As faturas consultadas incluíam a compra de 328 artigos que supostamente foram comprados pela PSP e pela GNR para compensar pela falta de material fornecido pelo Estado português. Além disso, Ventura também referiu que os agentes compraram latas de gás pimenta, mas os talões não corroboram as alegações do líder do Chega.

Dos bens comprados, cerca de 90 são relativos à farda, cujo pagamento é subsidiado (50 euros por mês) pelo Estado. Porta-chaves, porta-algemas, porta-bastão, porta-luvas, fiadores, elásticos, pomadas, lanternas e luvas táticas são alguns dos outros materiais que constam nas faturas. Estas são relativas ao período entre maio de 2017 e novembro deste ano.

Na altura, quando Ventura tocou no assunto das forças policiais colmatarem a falta de material através do seu próprio bolso, Costa reagiu imediatamente: “essa não é a realidade: em matéria de forças de segurança, sugiro que mude de informador porque esse informador é mau”. Dias depois, o deputado único do Chega traria as faturas ao Parlamento, confrontando o primeiro-ministro.

Tendo em conta que os coletes antibala não constavam nas faturas, foi a vez do jornal Público confrontar André Ventura. O assessor do partido respondeu com quatro novas faturas, das quais apenas uma mencionava a compra de coletes à prova de bala. Por sua vez, o assessor do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, disse que “não recebeu até hoje qualquer documento do deputado Ventura”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. CHEGA, o partido da falcatrua!
    mas alguém dá credibilidade a essa chafarica?
    Por aqui se vê a espinha dorsal do partido, macacadas, jogadas e mentiras

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …