3 fatores que distinguem a atual onda de contestação no Irão de protestos anteriores

STR / EPA

Protestos no Irão por Mahsa Aminii

Protestos em Teerão, no Irão, pela morte da jovem Mahsa Amini.

Mais uma vez, o Irão está no meio de agitação política e civil. Os últimos protestos, desencadeados pela morte de Mahsa Amini, de 22 anos, após a sua prisão pela polícia moral, seguem vários outros protestos que ocorreram no Irão nos últimos anos.

Então, o que há de novo nesta última ronda de manifestações? Aqui estão três maneiras principais pelas quais estes protestos são diferentes.

Apoio público aos protestos é maior e mais difundido

No cerne das últimas manifestações está a polícia da moralidade do Irão, que tem a tarefa de aplicar códigos rígidos sobre vestuário e comportamento.

A polícia de moralidade prendeu Mahsa Amini no início deste mês, dizendo que  estava a usar mal o seu hijab. Posteriormente, a jovem morreu, e a sua família diz que ela foi espancada (uma alegação rejeitada pelo governo e pela polícia).

O que quer que tenha acontecido, o caso de Amini desencadeou uma onda de raiva pública em torno do comportamento da polícia da moralidade, com manifestantes a exigir que as mulheres tenham o direito de escolher o que vestir.

A raiva que este grupo diversificado sente pela interferência do governo nas decisões pessoais das pessoas encontrou uma plataforma adequada nos protestos atuais.

Desde o início da década de 1980, quando o clero dominante consolidou o poder eliminando grupos de oposição, a regulação social e as regras rígidas sobre o estilo de vida tornaram-se o centro das suas políticas.

A intromissão do governo na vida privada dos seus cidadãos já foi muito mais difundida, extensa e rigorosa. Por exemplo, as casas foram revistadas por poderem ter antenas parabólicas.

Com o tempo, essas restrições foram relaxadas (até certo ponto). Para as mulheres, no entanto, as regras permanecem altamente discriminatórias. O governo iraniano persiste em negar às mulheres os seus direitos fundamentais; o debate sobre o véu e as roupas femininas é apenas uma manifestação visível disso.

Além de humilhantes e degradantes, estes regulamentos tornam a vida quotidiana extremamente difícil para um grande número de mulheres que não concordam com o clero. Hoje, é difícil encontrar alguém no Irão que não tenha sido assediado pelo menos uma vez pelo clero dominante de alguma forma.

É por isso que, em comparação com as manifestações anteriores no Irão, o número de pessoas que apoiam os protestos atuais parece bastante alto e generalizado. Os protestos estão em andamento em cidades grandes e pequenas, bairros ricos e pobres.

Protestos são liderados por mulheres

Ao contrário dos protestos anteriores no Irão, as mulheres estão na vanguarda das manifestações. Os direitos das mulheres estão no centro destes protestos, enquanto os protestos anteriores se concentraram mais em questões económicas ou políticas mais amplas.

A intrusão do governo na vida privada dos cidadãos – especialmente das mulheres – é a fonte das manifestações desta vez. Até agora tem sido difícil para o governo explicar as suas políticas de uma forma que seja convincente para muitas pessoas.

A coragem dos manifestantes não tem precedente

Todos os protestos acarretam enormes riscos pessoais no Irão. Mas esses últimos manifestantes fizeram algumas coisas extraordinariamente corajosas. A coragem demonstrada pelos manifestantes é sem precedentes.

Algumas mulheres removeram os seus lenços na rua ou atearam-lhes fogo. Algumas cortaram o cabelo em público.

Muitos vídeos parecem mostrar a polícia anti-motim sem conseguir dispersar a multidão, e até mesmo manifestantes ocasionalmente empurrando a polícia para trás.

A escala das manifestações e o grau de raiva entre estes últimos manifestantes são incomuns.

Podem estes protestos trazer mudanças duradouras?

É muito cedo para dizer. Os líderes iranianos mostraram repetidamente que não estão interessados ​​em ceder às exigências populares.

A liderança iraniana pode temer que apaziguar os manifestantes apenas encoraje mais exigências e possa até desencadear a sua queda.

E apesar de as últimas manifestações serem generalizadas, também são dispersas.

Não há garantia de que as diferentes manifestações em andamento em várias cidades serão capazes de se unir em torno de um movimento único e coerente.

As manifestações também são dificultadas pela ausência de uma liderança coesa e, ao que parece, qualquer tipo de organização metódica.

Quer estas manifestações resultem ou não em mudanças significativas, elas sem dúvida estão a ter um custo para o clero governante do Irão.

Talvez o mais significativo desses custos seja o efeito que estes protestos tiveram na legitimidade já diminuta da República Islâmica, tanto nacional quanto internacionalmente.

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.