Fátima avança com 13 de Maio com peregrinos (se situação pandémica se mantiver estável)

Paulo Cunha / Lusa

Ao contrário do ano passado, as celebrações do 13 de Maio deste ano, em Fátima, deverão ocorrer com a presença de peregrinos caso a situação pandémica se mantenha estável. 

O Santuário de Fátima prevê que as celebrações do 13 de Maio deste ano ocorram com a presença de peregrinos, ao contrário do que aconteceu no ano passado.

Fonte do Santuário de Fátima confirmou ao Sapo24 que estão a decorrer trabalhos no sentido de realizar as celebrações de 12 e 13 de Maio com a presença de peregrinos, mas ainda não há um programa oficial divulgado.

Segundo o Cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, será D. Tolentino Mendonça a presidir às celebrações. “Quem preside, e toda a gente vai ficar muito agradada, será o Cardeal Tolentino Mendonça”, referiu, em declarações ao portal Família Cristã.

O cardeal D. António Marto afirmou ainda que o Cardeal irá trazer “uma mensagem que falará ao coração de todos, crentes e não crentes, tema em que ele é muito perito”.”O tema é sempre atual. Não imaginávamos, o ano passado, que estaríamos com uma terceira vaga da pandemia. Por conseguinte, é uma peregrinação de confiança e esperança para nos ajudar a viver este momento, com esta confiança de o superar e o vencer, e saber integrar na nossa vida”, disse.

Em 2020, a celebração do 13 de Maio aconteceu sem a presença de peregrinos pela primeira vez na história de Fátima.

 

Na peregrinação de setembro, o Santuário de Fátima chegou à lotação máxima. Os responsáveis tiveram de intervir e impedir a entrada de mais peregrinos no recinto.

Em outubro, o Santuário de Fátima recebeu fiéis com fortes medidas de segurança devido à pandemia.

O cardeal confirmou que as celebrações de maio poderão seguir estes mesmos moldes se se mantiver a evolução da situação pandémica e o plano de desconfinamento.

O Santuário de Fátima retomou no mês passado o programa oficial com a presença de peregrinos, que estava suspenso desde 23 de janeiro devido à pandemia de covid-19, garantindo a celebração diária de seis missas e mantendo as regras sanitárias.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Claro, os cofres nunca estiveram tão vazios e já se sabe que a Santa não perde muito tempo com “tesos” e dá prioridade a quem “contribuir mais…

      • Morrer de fome?! Só alguns crentes…
        Como sempre aconteceu, o Clero come “à grande e à francesa”!…
        Milagre foi, com uma “estorinha da carochinha”, a Igreja ter montado um “negócio” que recolhe milhões anualmente (e livre de impostos)!!

RESPONDER

Marcelo convida Ramalho Eanes para presidir comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O presidente da República em funções, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou o ex-presidente da República Ramalho Eanes para presidir as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. O convite dirigido ao general Ramalho Eanes, um …

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve. Contudo, os especialistas têm dúvidas em relação à necessidade de vacinar os mais jovens. Atualmente há apenas uma vacina contra a covid-19, …

Netanyahu não conseguiu formar Governo em Israel. Segue-se Lapid

Esta quarta-feira, Reuven Rivlin, Presidente de Israel, chamou Yair Lapid, líder do partido Yesh Atid, para lhe entregar a responsabilidade de formar um Governo que consiga o apoio do Knesset (Parlamento). O partido de Yair Lapid, …

Almofada de prevenção contra a pandemia. Câmara de Lisboa quer pedir 20 milhões à banca

A Câmara Municipal de Lisboa quer contrair um empréstimo de 20 milhões de euros junto do BPI, uma almofada de prevenção para fazer face às despesas correntes emergentes do combate à pandemia de covid-19. O Público …

Resort Zmar

BES, falência e um fundo abutre. Resort Zmar "deve 60 milhões de euros ao Estado"

Os proprietários das casas privadas do empreendimento turístico Zmar, na Zambujeira do Mar, em Odemira, continuam a protestar contra o alojamento de imigrantes por causa da covid-19. Isto numa altura em que se revela que …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Deputado do Bloco acusado de violência doméstica avança com queixa em tribunal

Catarina Alves, ex-namorada do deputado Luís Monteiro, acusa-o de violência doméstica. O bloquista nega as acusações e diz que vai apresentar queixa no tribunal. Luís Monteiro vai apresentar queixa contra a ex-namorada que o acusou de …

Gestão do Novo Banco vai receber bónus de 3,9 milhões em 2022

A equipa de administração do Novo Banco tem à sua espera um bónus de 3,9 milhões de euros no próximo ano. O banco registou prejuízos de 1.329 milhões de euros no ano passado. O Novo Banco …

Ainda não há planos para vacinar voluntários com AstraZeneca e J&J (nem dados sobre combinação de vacinas)

A vacinação de voluntários com menos de 60 ou 50 anos que aceitem receber as vacinas da AstraZeneca ou da Johnson & Johnson ainda não tem planos ou datas para arrancar. A Comissão de vacinação …

Celebrar ou cancelar Napoleão? 200.º aniversário da morte do imperador desperta debate em França

No 200.º aniversário da morte de Napoleão Bonaparte, o presidente francês Emmanuel Macron optou por fazer o que os seus antecessores evitaram. Ao escolher colocar uma coroa de flores esta quarta-feira no túmulo de Napoleão sob …