Fátima atinge lotação máxima na peregrinação de 13 de setembro. Entradas foram bloqueadas

 

Paulo Cunha / Lusa

Peregrinos aguardam em fila pera acenderem as velas no Santuário de Fátima no fim da cerimónia de 13 de setembro

Peregrinação de domingo fez com que o Santuário de Fátima chegasse à lotação máxima. Os responsáveis tiveram mesmo que intervir e impedir a entrada de mais peregrinos no recinto.

Este foi um fim de semana agitado no Santuário de Fátima. O local de culto recebeu milhares de pessoas naquela que é a penúltima peregrinação anual por ocasião das aparições de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos, revela o Observador.

Depois de no dia 13 de maio as celebrações terem ocorrido sem a presença dos habituais peregrinos, agora em setembro, o santuário viu-se obrigado a fechar as entradas por ter atingido a lotação máxima permitida do recinto.

Nas imagens transmitidas em direto no Youtube é possível perceber que apesar da grande afluência de pessoas, foram cumpridas as regras de distanciamento social e que, mesmo ao ar livre, os peregrinos optaram por usar máscara facial.

Segundo a informação disponível na página do Santuário de Fátima, estiveram presentes um grupo de peregrinos de França, dois de Itália, quatro de Espanha, um da Polónia e nove portugueses. Porém, a porta-voz do Santuário não revelou o número de pessoas que estiveram presentes em Fátima neste domingo.

Uma fonte do Santuário de Fátima garantiu que “os parques de estacionamento a norte do santuário e o parque 11 e 12 estiveram na sua lotação máxima, mas os 13 e 14 ainda estavam muito aquém da sua capacidade máxima”.

Carmo Rodeia, porta-voz do santuário, disse à Rádio Renascença que a elevada adesão à peregrinação se justifica com o facto de ter coincidido com o fim de semana. Garantiu ainda que houve “um uso generalizado da máscara” e recordou os avisos que o santuário fez “ao longo da celebração para que as pessoas se lembrassem de manter o distanciamento social”.

Segundo o Observador, no final da missa, a organização pediu aos peregrinos que se mantivessem nos lugares onde estavam, para que as saídas do recinto pudessem ser organizadas, evitando os cruzamentos entre os presentes.

Carmo Rodeia explicou que foram “encerradas por completo as entradas pelos túneis e monitorizadas, com a colaboração da GNR, todas as restantes entradas”.

As celebrações com a presença de peregrinos desde o início da pandemia de covid-19 foram retomadas no Santuário de Fátima a 30 de Maio e a primeira peregrinação internacional com fiéis realizou-se a 12 e 13 de Junho.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. No entanto, com esta infração, o santuário sempre terá conseguido uma “lufada de dinheiro fresco” que, por mero acaso, terá vindo mesmo a calhar…

  2. Grandes interesses se levantam… até disseram que o santuário dava prejuízo… (segundo dados da própria Igreja, as ofertas são superiores a 8 milhões ano…)
    Não se entende este “descuido” (?) do santuário e da liderança da igreja…. comparado com isto, a “festa do avante” foi uma festa de anjinhos…

RESPONDER

Superterras "nuas" dão pistas sobre a evolução de atmosferas quentes

TOI-1634b e TOI-1685b, duas superterras rochosas, carecem de atmosferas primordiais espessas, em órbitas muito próximas em torno de duas anãs vermelhas. TOI-1634b e TOI-1685b, dois candidatos a planeta, localizam-se na constelação Perseus, aproximadamente à mesma distância …

Prosecco ou prošek? A batalha da UE entre Itália e Croácia por causa de vinho

Prosecco é provavelmente o vinho italiano mais famoso, mas por trás da efervescência deste néctar, a Itália está numa grande disputa sobre se a Croácia pode vender um vinho de sobremesa com o nome de …

China vai limitar abortos. E nada tem a ver com saúde

A China vai reduzir o número de abortos realizados por motivos que não estejam relacionados com a saúde, anunciou o governo esta segunda-feira, avançando que serão também criadas medidas para evitar a gravidez indesejada. As autoridades …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …