Fátima atinge lotação máxima na peregrinação de 13 de setembro. Entradas foram bloqueadas

 

Paulo Cunha / Lusa

Peregrinos aguardam em fila pera acenderem as velas no Santuário de Fátima no fim da cerimónia de 13 de setembro

Peregrinação de domingo fez com que o Santuário de Fátima chegasse à lotação máxima. Os responsáveis tiveram mesmo que intervir e impedir a entrada de mais peregrinos no recinto.

Este foi um fim de semana agitado no Santuário de Fátima. O local de culto recebeu milhares de pessoas naquela que é a penúltima peregrinação anual por ocasião das aparições de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos, revela o Observador.

Depois de no dia 13 de maio as celebrações terem ocorrido sem a presença dos habituais peregrinos, agora em setembro, o santuário viu-se obrigado a fechar as entradas por ter atingido a lotação máxima permitida do recinto.

Nas imagens transmitidas em direto no Youtube é possível perceber que apesar da grande afluência de pessoas, foram cumpridas as regras de distanciamento social e que, mesmo ao ar livre, os peregrinos optaram por usar máscara facial.

Segundo a informação disponível na página do Santuário de Fátima, estiveram presentes um grupo de peregrinos de França, dois de Itália, quatro de Espanha, um da Polónia e nove portugueses. Porém, a porta-voz do Santuário não revelou o número de pessoas que estiveram presentes em Fátima neste domingo.

Uma fonte do Santuário de Fátima garantiu que “os parques de estacionamento a norte do santuário e o parque 11 e 12 estiveram na sua lotação máxima, mas os 13 e 14 ainda estavam muito aquém da sua capacidade máxima”.

Carmo Rodeia, porta-voz do santuário, disse à Rádio Renascença que a elevada adesão à peregrinação se justifica com o facto de ter coincidido com o fim de semana. Garantiu ainda que houve “um uso generalizado da máscara” e recordou os avisos que o santuário fez “ao longo da celebração para que as pessoas se lembrassem de manter o distanciamento social”.

Segundo o Observador, no final da missa, a organização pediu aos peregrinos que se mantivessem nos lugares onde estavam, para que as saídas do recinto pudessem ser organizadas, evitando os cruzamentos entre os presentes.

Carmo Rodeia explicou que foram “encerradas por completo as entradas pelos túneis e monitorizadas, com a colaboração da GNR, todas as restantes entradas”.

As celebrações com a presença de peregrinos desde o início da pandemia de covid-19 foram retomadas no Santuário de Fátima a 30 de Maio e a primeira peregrinação internacional com fiéis realizou-se a 12 e 13 de Junho.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. No entanto, com esta infração, o santuário sempre terá conseguido uma “lufada de dinheiro fresco” que, por mero acaso, terá vindo mesmo a calhar…

  2. Grandes interesses se levantam… até disseram que o santuário dava prejuízo… (segundo dados da própria Igreja, as ofertas são superiores a 8 milhões ano…)
    Não se entende este “descuido” (?) do santuário e da liderança da igreja…. comparado com isto, a “festa do avante” foi uma festa de anjinhos…

RESPONDER

Turquia alvo de críticas duras em reunião da NATO e em risco de sanções

A Turquia esteve esta quarta-feira sob um fogo de críticas na reunião virtual dos Ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da NATO e, com a deceção manifestada pelos Estados Unidos, deve preparar-se para sanções económicas americanas …

O que Neymar mais quer é voltar a jogar com Messi. Só se vier a custo zero, diz o Barça

O internacional brasileiro Neymar, que alinha pelo PSG, confessou esta quarta-feira que o mais deseja é voltar a jogar com o astro argentino Lionel Messi, com quem partilhou balneário entre 2013 e 2017 no Barcelona. …

Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a "recente diretiva sobre os poderes hierárquicos" na magistratura do Ministério Público. A comissão de Assuntos Constitucionais …

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …

Medidas estão a dar resultados. Novas regras apresentadas sábado vão vigorar até 7 de janeiro

O primeiro-ministro afirmou que as medidas adotadas estão a produzir resultados, havendo uma trajetória descendente de novos casos de covid-19, mas advertiu que janeiro é mês de risco e as restrições não podem ser aliviadas. Esta …

Interpol alerta para ameaça do crime organizado ligado às vacinas. Falsificações podem ser fatais

A Interpol emitiu um alerta global aos perigos de burlas à volta da nova vacina para a covid-19. As falsificações podem ser lucrativas para os criminosos e fatais para quem as usar. A Interpol emitiu um …

Alguns distritos de Portugal continental e Madeira com avisos meteorológicos até domingo

Alguns distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar a partir de hoje e pelo menos até domingo com vários avisos meteorológicos devido à agitação marítima, vento e queda de neve, de …

R abaixo de 1 em Portugal. Um milhão de pessoas pode já ter tido contacto com o vírus

Um doente covid-19 em Portugal está a infetar, em média, menos de uma pessoa, segundo dados do Instituto Ricardo Jorge revelados esta quinta-feira, que mostram que o Rt voltou a estar abaixo do 1. “Atualmente, o …

EUA aprovam legislação que pode excluir firmas chinesas do seu mercado de capitais

O Congresso norte-americano aprovou esta quinta-feira legislação que força as empresas chinesas a saírem dos índices bolsistas norte-americanos a menos que cumpram as regras de contabilidade nos Estados Unidos. A legislação, que pode afetar dezenas de …