Santuário de Fátima retoma programa oficial com peregrinos

José Gomes / Flickr

O Santuário de Fátima retoma hoje o programa oficial com a presença de peregrinos, que estava suspenso desde 23 de janeiro devido à pandemia de covid-19, garantindo a celebração diária de seis missas e mantendo as regras sanitárias.

Segundo informação colocada no seu sítio na internet, o templo mariano anuncia que retoma o programa oficial, “com celebrações abertas aos peregrinos, mas mantendo em vigor as regras sanitárias, que obrigam à manutenção do distanciamento físico entre pessoas que não sejam do mesmo agregado familiar, ao uso da máscara em todos os espaços do santuário, bem como à frequente higienização das mãos”.

Assim, desde hoje, “um ano depois de ter vivido o primeiro grande confinamento com celebrações sem peregrinos, pela primeira vez na sua história”, o Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, recupera a sua atividade celebrativa, garantindo diariamente seis missas, às 07:30, 09:00, 11:00, 15:00 e 18:30 na Basílica da Santíssima Trindade, e às 12:30 na Capelinha das Aparições.

Ainda na Capelinha, a oração do terço mantém-se, todos os dias, às 12:00, 18:30 e 21:30, enquanto ao fim de semana haverá terço também às 10:00.

De acordo com a mesma informação, “regressa, igualmente, a oração de Vésperas ao domingo, às 17:30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima”.

“O Santuário de Fátima manterá as transmissões da missa das 11:00, e do terço às 18:30 e 21:30 em www.fatima.pt, no canal do Youtube, na página do Facebook e no MeoKanal707070”, adianta.

A missa das 11:00 e o terço das 18:30 terão igualmente transmissão na Rádio e TV Canção Nova de segunda-feira a domingo, enquanto a Rádio Renascença transmite o terço das 18:30 de segunda-feira a sexta-feira.

“Durante a Quaresma, o santuário transmitirá também a via-sacra, às sextas-feiras, pelas 16:00″, acrescenta a instituição.

Hoje também abre a livraria do santuário, instalada provisoriamente na Casa de São Miguel, enquanto os espaços museológicos do santuário, nomeadamente a exposição temporária “Os rostos de Fátima – Fisionomias de uma paisagem espiritual”, reabrirão em 05 de abril.

Na quinta-feira, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou que as missas com presença de fiéis iriam ser retomadas hoje.

“O Conselho Permanente refletiu sobre a situação atual da pandemia e decidiu que as celebrações da eucaristia com a presença da assembleia sejam retomadas a partir do dia 15 de março, observando as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa de 08 de maio de 2020, em consonância com as normas das autoridades de saúde”, lê-se num comunicado.

O mesmo documento, divulgado após uma reunião do Conselho Permanente da CEP que decorreu ‘online’, adianta que, quanto à celebração de outros sacramentos, é de observar “as normas de segurança e de saúde referidas nas mesmas orientações”.

“Nesta fase evitar-se-ão procissões e outras expressões da piedade popular, como as visitas pascais e a saída simbólica de cruzes, de modo a evitar riscos para a saúde pública”, refere o comunicado, acrescentando que a Assembleia Plenária dos bispos católicos portugueses, entre 12 e 15 de abril, “reavaliará estas orientações, tendo em conta a situação de pandemia no país”, adiantou a CEP.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o concelho de Ourém, no distrito de Santarém, regista 2.992 casos do novo coronavírus, mantendo-se dois ativos, segundo informação disponibilizada pela Câmara na sexta-feira.

No mesmo período, recuperaram da doença 2.907 pessoas, registando-se 83 óbitos.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola" na Guiné, disse …

Doença em vacinados não surpreende porque vacinas não evitam infeção, diz médico

O presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública disse esta terça-feira que não é surpreendente existirem episódios de pessoas vacinadas que adoecem porque as vacinas são eficazes, mas não evitam a infeção. “Sabemos que as …

Israel testa laser aéreo para abater drones

Israel indicou esta segunda-feira ter utilizado um laser aéreo para abater drones [aparelhos aéreos não tripulados] numa série de testes, “um avanço tecnológico” para fortalecer o sistema de defesa. Este novo sistema de laser, instalado a …

Governo britânico aprova mais de 60 mil espetadores. OMS preocupada com relaxamento nas restrições

A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou esta terça-feira a sua preocupação com o afrouxamento das restrições verificadas em alguns dos países anfitriões do Euro2020 de futebol, pedindo rápidas reações após verificar surtos de covid-19 …

Cabrita admite apuramento de responsabilidades para elementos do Movimento Zero

O ministro da Administração Interna admitiu esta terça-feira que estão a ser apuradas responsabilidades em relação ao comportamento de alguns elementos das forças de segurança na manifestação do Movimento Zero realizada na segunda-feira em Lisboa. “Estou …

Merkel critica governo português por abrir portas a britânicos (e usa Portugal como exemplo da descoordenação na UE)

A chanceler alemã, Angela Merkel, criticou esta terça-feira a falta de regras comuns na União Europeia (UE) relativamente às viagens, dando como exemplo a situação de aumento dos contágios em Portugal, que a seu ver …

Covid-19. Sequelas em pessoas que eram saudáveis levaram ao transplante pulmonar

O cirurgião cardiotorácico José Fragata alertou esta terça-feira para as sequelas da covid-19 que já se começam a sentir nos pulmões de alguns doentes que ficaram semelhantes aos portadores de fibrose quística e a exigir …

PRR. Nome de Vítor Caldeira na mesa para presidir à Comissão de Auditoria e Controlo

O inspetor-geral de Finanças vai presidir à Comissão de Auditoria e Controlo (CAC) que acompanhará a implementação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que deverá, também, integrar o ex-presidente do Tribunal de Contas …

Altice Portugal avança "nas próximas semanas" com despedimento coletivo

A Altice Portugal confirmou esta terça-feira à Lusa que vai dar início, "nas próximas semanas", a um processo de rescisões de contratos de trabalho através de despedimento coletivo, no âmbito do Plano Integrado de Reorganização, …

BE e PAN criticam "falta de liberdade de expressão" no Porto

As deputadas do Bloco de Esquerda e do PAN na Assembleia Municipal do Porto criticaram a “falta de liberdade de expressão” na cidade, depois de dois grafitis terem sido “apagados pelos serviços da autarquia”. “Soubemos que …