Faro quer de volta livros confiscados pelos ingleses há 400 anos

fb/f1540

FARO 1540 - Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro

FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro

A associação de defesa do património de Faro quer reaver para a cidade uma colecção de livros confiscada por tropas inglesas, em 1596, quando a cidade foi saqueada e incendiada sob o comando do conde de Essex.

Constituída por 65 títulos (de um total de 91 volumes), a então biblioteca que pertencia ao bispo do Algarve está depositada na Bodleian Library da Universidade de Oxford desde 1602, explicou à agência Lusa Bruno Lage, presidente da associação Faro 1540.

“Decidimos reclamar o que é da cidade através de uma moção votada pela nossa Assembleia Geral e da qual foi dado conhecimento ao governo britânico e à Universidade de Oxford”, disse aquele responsável.

De acordo com Bruno Lage, apesar de nunca se ter conseguido confirmar que o exemplar do Pentateuco (livro religioso), que se encontra na British Library, também foi confiscado na mesma ocasião, a associação aproveitou para pedir também a sua devolução à cidade.

Aquela é alegadamente a única cópia conhecida do Pentateuco, que terá sido o primeiro livro impresso em Portugal, pelo editor judeu Samuel Gacon, operador da primeira oficina tipográfica em solo português, situada em Faro.

“Nós daríamos inevitavelmente muito mais valor a isso [ter o Pentateuco] do que a própria biblioteca onde está, que deve ter milhares de livros e com certeza muito mais importantes do que este”, sublinhou.

Lembrando que Portugal e Inglaterra têm uma das mais antigas alianças diplomáticas do mundo, o presidente da Faro 1540 considera não fazer sentido que, até hoje, aquele património se encontre fora do país.

O episódio em que a cidade de Faro foi incendiada e saqueada pelas tropas do conde de Essex é considerado um dos mais negros da história de Faro, elevada a cidade no ano de 1540.

A FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, foi criada em 2009, possuindo o estatuto de Organização Não Governamental (ONG) de património e ambiente e contando com 250 associados.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não conhecem bem os ingleses! deviam, pois eles são tantos aí a viver ! Nem que roguem de joelhos! Com os ingleses só é possivel resolver se contratarem um grande advogado e de preferência inglês e mesmo assim nada é certo…. Coragem!

RESPONDER

O Projeto Galileu quer provar a existência de aliens através da tecnologia deixada para trás

Investigadores vão centrar o seu trabalho na procura de objetos físicos associados a equipamento tecnológico extraterrestre, em oposição às pesquisas anteriores que se focaram em sinais eletromagnéticos. Um grupo de investigadores de Universidade de Harvard está …

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …