Familiares de vítimas dos incêndios na Grécia vão processar autoridades

Simela Pantzartzi / EPA

Familiares de duas vítimas mortais nos incêndios que deflagraram a semana passada perto de Atenas, na Grécia, entraram com uma ação contra as autoridades devido à forma como ocorreu a resposta ao desastre.

As famílias acusam as autoridades de homicídio por negligência e exposição criminosas de pessoas ao perigo, revela a revista Visão.

As vítimas em causa, duas professoras de 70 e 73 anos, ficaram presas pelas chamas quando tentavam fugir das suas casas em Neo Voutza, localidade vizinha de Mati, a área mais afetada pelos incêndios de 23 de julho e que fica a nordeste da capital grega.

Os seus corpos foram depois encontrados queimados um dia pós o incêndio a 400 metros das suas casas. Os familiares dizem que em altura nenhuma – antes ou depois das chamas chegarem à região -, houve indicações das autoridades em relação a rotas de fuga seguras, aponta o jornal Público.

Cerca de 90 pessoas morreram nos incêndios, que dizimou a área balnear de Mati, na península Ática, e que dista cerca de 30 quilómetros de Atenas. O número de desaparecidos ainda não é certo, mas as autoridades apontam para 25 pessoas.

O número exato de vítimas mortais ainda está por quantificar, e os médicos legistas trabalham para identificar os restos mortais das vítima.

No incêndio, considerado o mais mortífero na Europa desde 1900, a maioria das vítimas morreu devido às chamas, mas algumas pessoas perderam a vida no mar, quando tentavam fugir ao fogo.

O Supremo Tribunal da Grécia está ainda a investigar o caso, mas as autoridades já apontaram a existência de fortes indícios de mão criminosa.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, assumiu “a responsabilidade política pela tragédia” dos incêndios. “Não vamos tentar escapar das nossas responsabilidades”, garantiu.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Síndrome do Inverno." Investigadores na Antártida em estado de hibernação psicológica

Os investigadores da Antártida entram em estado de "hibernação psicológica" para lidar com o stress provocado pela escuridão constante e o isolamento típicos do inverno a latitudes extremas. Passar longos períodos de tempo em isolamento e …

Cientistas revelam pela primeira vez como é o polo norte do Sol

Embora existam muitas missões da Agência Espacial Europeia (ESA) com o objetivo de analisar o nosso astro, a maioria das sondas tem focado as suas observações nas regiões equatoriais, deixando os polos relativamente inexplorados - …

Sporting vs Aves | Furacão Keizer volta a atacar

O Sporting deu seguimento ao bom momento que atravessa e goleou o Desportivo das Aves, no Estádio José Alvalade, por 4-1. Os visitantes até marcaram primeiro, mas dois golos no final da primeira parte e …

Ratos e pombos estão a substituir espécies emblemáticas

Animais como ratos e pombos estão a tomar o lugar de outros, como tigres, que apenas conseguem sobreviver em certos habitats. A agricultura e a construção está a favorecer as mesmas espécies em todos os …

Em sete anos, Comissão de Ética não advertiu um único deputado

Nos últimos sete anos, a Comissão de Ética foi chamada a pronunciar-se 52 vezes sobre incompatibilidades e impedimentos de deputados, mas nunca encontrou nenhuma. Segundo o Diário de Notícias, nas duas últimas legislaturas, a subcomissão parlamentar …

Pai castiga filha por praticar bullying e obriga-a a ir a pé para a escola

Depois de ter sido suspensa da escola por bullying, o pai de Kristen decidiu dar-lhe uma lição: castigou a filha obrigando-a a percorrer oito quilómetros até à escola. Kristen gozava com os colegas da escola. À …

Professora disse aos alunos que o Pai Natal não existia. Foi despedida

Uma professora substituta, numa cidade americana, já não vai voltar a ser chamado para dar aulas - além do Pai Natal, também "matou" o Coelhinho da Páscoa e a Fada dos Dentes. Por todo o país, …

Dinossauro desconhecido estava escondido em opalas da Austrália

Opalas encontradas por mineiros numa área deserta da Austrália acabaram por ser fragmentos de fóssil de uma espécie de dinossauro desconhecida até agora. Batizado como Weewarrasaurus pobeni, em honra do campo de opalas Wee Warra, que …

Descoberta espécie de salamandra que respira através de "árvores de Natal"

Uma equipa de biólogos norte-americanos identificou uma nova espécie de salamandra num anfíbio que, até agora, só foi encontrado em três locais nos estados norte-americanos da Flórida e do Alabama.  De acordo com a Universidade Estadual …

O maior puzzle do Mundo é uma ilha congelada na Rússia

Localizado entre o Oceano Ártico e os mares gelados do norte da Sibéria, o aglomerado de rochas, conhecidas como as Ilhas da Nova Sibéria, é frio e remoto. As ilhas são uma tela quase desabitada coberta …