Família Real Inglesa acusada de desrespeitar restrições aplicadas para combater a pandemia

Tim Clayton / AELTC

A duquesa de Cambridge Kate Middelton, à esquerda, com o príncipe William de Inglaterra

Alguns membros da família real britânica foram fotografados, aparentemente, a infringir os regulamentos aplicados para o combate ao novo coronavírus no Reino Unido. O momento foi capturado durante um passeio a um parque em Sandringham, Inglaterra.

O príncipe William, Kate Middleton e os seus três filhos – George, Charlotte e Louis – foram fotografados a passear num parque no passado domingo, segundo o jornal britânico Mail Online.

Contudo, a família não estava só, pois fazia-se acompanhar pelo príncipe Edward (filho mais novo da monarca) e pela sua família, enquanto exploravam uma floresta perto da residência da rainha Isabel II em Norfolk, Sandringham.

As fotos partilhadas pelo meio de comunicação britânico parecem mostrar mais de seis pessoas presentes no momento familiar no Luminate Sandringham, situação que está a gerar alguma controvérsia tendo em conta as restrições tomadas no Reino Unido na tentativa de combater a pandemia de covid-19.

Norfolk, a região onde a família real foi fotografa, está também sob a alçada das restrições aplicadas pelo governo britânico e encontra-se na zona 2 de perigo, o que significa, que limita as reuniões ao ar livre apenas a seis pessoas. Porém, de acordo com o registo parece que a realeza não estava a cumprir esta medida, uma vez que durante o passeio estavam presentes pelo menos 9 pessoas.

Segundo as regras do Luminate Sandringham, os visitantes devem permanecer em grupos de no máximo seis pessoas durante a visita, de modo a cumprir as imposições.

No entanto, uma fonte oficial de Sandringham disse à CNN que “houve momentos na caminhada de 90 minutos em que foi difícil manter os dois grupos familiares separados”, contudo garante que “as duas famílias chegaram e partiram nos próprios grupos familiares”.

No início deste mês, os Duques de Cambridge percorrerem mais de dois mil quilómetros em três dias, a bordo do comboio real. O objetivo da viagem foi o encontro com profissionais de saúde da linha da frente para poderem agradecer pelos seus esforços durante a pandemia.

O Reino Unido está atualmente a lutar contra um grave aumento nos casos de covid-19, consequência do surgimento de uma nova variante potencialmente mais contagiosa. No fim de semana, o primeiro-ministro Boris Johnson impôs medidas mais rígidas e colocou a cidade de Londres, e outras áreas no sudeste da Inglaterra, no nível 4 de alerta.

De acordo com os organizadores do evento que decorre em Sandringham, todos aqueles que vivem em regiões que se inserem no nível 4 foram convidados a não visitar a atração, que está localizada numa região integrada no nível 2.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Recolher obrigatório, limitação horária nos restaurantes e restrições por concelho podem acabar hoje

Na reunião de terça-feira no Infarmed, os peritos concluíram haver condições para começar a aliviar algumas das medidas restritivas em vigor. Em Conselhos de Ministros, que se irá realizar hoje, o Governo irá definir novas …

Alerta de tsunami no Alasca depois de sismo de magnitude 8.2

A península do Alasca, a oeste dos Estados Unidos, foi atingida por um sismo de magnitude 8.2 na noite de quarta-feira (7h15 de quinta-feira em Lisboa) e já foi lançado um alerta de tsunami na …

Conselho de Ministros reúne-se para discutir próximos passos no desconfinamento

O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira para decidir os próximos passos no processo de abertura do país, dois dias depois de especialistas terem sugerido a evolução das medidas de restrição de acordo com a …

Capacete magnético mostra-se eficaz na redução de tumor cerebral

O diagnóstico de um cancro é sempre complicado, mas há partes do corpo onde a presença da doença pode ser mais ameaçadora. É o caso do glioblastoma, um tipo de cancro cerebral, que se não …

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …