/

“Falta de transparência”. Rio critica contas do Governo no OE2020

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

O líder do PSD voltou a questionar as contas do Governo para o Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). Rui Rio acusa o Executivo de António Costa e o seu ministro das Finanças de “falta de transparência” no excedente apresentado.

Rui Rio falava em declarações aos jornalistas, transmitidas pela RTP3 e citadas pelo jornal Eco, à saída de um encontro com os militantes do PSD, em Leiria.

“O Governo esquece-se de 590 milhões de euros [na proposta de OE]. Evaporam-se 590 milhões de euros que o ministro [Mário Centeno] já tentou responder muitas vezes, sempre de uma forma pouca educada. Agora não está capaz de dar resposta, onde é que estão aqueles 590 milhões de euros”, criticou.

No entender de Rui Rio, o Governo está a aproveitar-se da falta de conhecimento técnico dos portugueses na matéria. “Embrulha-se, tira partido das pessoas não perceberem tecnicamente do que estamos a falar. Mas aquilo que estamos a falar (…) é eu ter um valor num quadro e quando salto para o outro quadro, trocar esse valor. O mesmo valor não é igual nos dois quadros“, afirmou Rui Rio.

Neste cenário, considerou o líder do PSD, Mário Centeno tem duas opções: ou opta por “cativar” os 590 milhões da folga prevista na despesa ou opta por “gastá-los” – mas, se seguir o segundo cenário, “o Orçamento não tem um superavit, mas um pequeno défice”.

O OE2020, recorde-se, prevê um excedente de 0,2%, que será o primeiro da democracia.

O presidente do PSD vai anunciar na terça-feira o sentido de voto do partido quanto à proposta de Orçamento do Estado para 2020, nas jornadas parlamentares de um dia que os sociais-democratas realizam na Assembleia da República.

A proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2020 entrou na Assembleia da República em 16 de dezembro, começa a ser discutida em plenário na generalidade na quinta-feira, sendo votada no dia seguinte, na sexta-feira.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.