Falta de notas impede venezuelanos de receber salários

Hugoshi / wikimedia

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

Milhares de pessoas estão impedidas de receber o salário, que na Venezuela se paga quinzenalmente, e nos bancos registam-se, há vários dias, longas filas de clientes.

As filas ocorrem na sequência da decisão do Governo do Presidente Nicolás Maduro de ordenar a retirar de circulação as notas de 100 bolívares (Bs – 0,15 euros), as de maior valor existentes no país.

Esta medida servirá para combater máfias internacionais (norte-americanas, colombianas, europeias e asiáticas) que estariam a armazenar ilegalmente aquelas notas, para desestabilizar a economia venezuelana.

“Estive duas horas no Banco Plaza para cobrar um cheque de 65 mil Bs (93,28 euros) e fui informado de que apenas podiam pagar-me com notas de 5 Bs, o que significa que teriam que entregar-me umas 13 mil”, explicou o venezuelano Juan Pérez à agência Lusa.

Juan Pérez explicou que teve que abandonar o banco sem cobrar o cheque, porque “é demasiado arriscado, em termos de segurança, andar com tantas notas na mão”.

Várias pessoas explicaram à Lusa que tiveram que acudir ao banco nos primeiros dias desta semana para depositar as notas de 100 Bs, que tinham em casa para situações de emergência e que ficaram “limpos”, por até terem dificuldades para pagar a passagem de autocarro, que na Venezuela agora é de 100 Bs (0,15 euros).

“Preciso de comprar verduras e hortaliças para casa. Tenho o hábito de comprar às sextas-feiras a um camião de agricultores que vem do interior do país, mas não têm terminal de pagamento de cartão de débito ou de crédito e não tenho dinheiro ao vivo, explicou Manuel Sanchez, de 40 anos.

Preocupado com a situação, explicou que trabalha numa sapataria onde o Governo obrigou recentemente a baixar os preços e que “todo o meu salário está retido“, quando “falta apenas uma semana para o Natal”.

Distúrbios em protestos causam três mortos

Três pessoas morreram na localidade venezuelana de El Callao, no estado Bolívar, no sul do país, após distúrbios relacionados com a falta de dinheiro, informou, esta sexta-feira, o deputado Ángel Medina, da oposição.

“As autoridades municipais confirmaram-me [a existência] de três mortos em El Callao: um comerciante asiático, um homem e uma mulher. Um saldo lamentável”, escreveu no Twitter.

As manifestações têm ocorrido em várias cidades do país contra a falta de notas nos bancos públicos e privados da Venezuela, com os clientes a reclamarem que a banca não dispõe de novas notas de 500 (0,75 euros) que o Governo anunciou que seriam distribuídos.

Ángel Medina disse à agência Efe que mais de 30 estabelecimentos comerciais em El Callao foram “saqueados” e “destruídos”, relatando um cenário idêntico em outros municípios do mesmo estado, afirmando ainda que as autoridades locais criticaram a atuação “tardia” dos organismos de segurança.

Medina explicou ainda que o racionamento de dinheiro se soma à “alarmante” escassez de gasolina.

“Não há gasolina, não há notas novas, não há comida, não há nada barato, não há democracia”, afirmou.

Segundo o Banco Central da Venezuela, existem 6.111 milhões de notas de 100 bolívares em circulação na Venezuela, aproximadamente 48% do dinheiro que circula entre a população.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Possivelmente como há falta de papel higiénico também já limparam o traseiro a elas e sobretudo se tiverem a imagem do ditador socialista Maduro ou do seu antecessor Chaves melhor empregues foram.

  2. Caos motivado por não haver notas a circular? Até se compreende que os povos fiquem perplexos e apreensivos, de tão escravizados estarem pelo maldito dinheiro, que até sentem a falta dele. A sociedade não está organizada nesses moldes, e no sistema em uso, o dinheiro, é absolutamente necessário. Ai de quem o não tiver. Com a NOVA ORDEM MUNDIAL,jamais sentiriam a sua falta, pois, que tudo funcionaria, e nada lhes faltaria em casa. A sociedade mundial, produzia, o que fosse necessário, para haver abastança, sem o espirito da ganância e do lucro. ORGANIZEM-SE, POIS NESSE SENTIDO, POVOS DE TODO O MUNDO, E DÊEM SENTIDO ÁS VOSSAS VIDAS.
    NOVA ORDEM MUNDIAL, É A SOLUÇÃO.

RESPONDER

Segurança Social baixa apoios a Recibos Verdes. Maioria só vai receber 219 euros

A fórmula de cálculo definida pelo Governo para o "apoio extraordinário à redução da actividade económica", que é concedido a trabalhadores independentes, os chamados Recibos Verdes, devido ao novo confinamento geral, leva a que muitos …

No primeiro telefonema com um líder estrangeiro, Biden liga a Trudeau

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou na sexta-feira com o seu homólogo canadiano, Justin Trudeau, na primeira conversa telefónica com um líder estrangeiro desde que tomou posse na quarta-feira, anunciou a Casa Branca. Os …

PS alarga vantagem sobre PSD. Chega recupera terceiro lugar (mas apenas 1% das mulheres apoia o partido)

Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Observador e para a TVI, se as eleições legislativas fossem hoje, o PS teria a preferência de 42,6% dos portugueses. O partido de António Costa continua com grande …

Caso de nova variante é de uma pessoa sul-africana residente em Lisboa

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul detetado ontem em Portugal é de uma pessoa sul-africana, residente em Lisboa, anunciaram as autoridades de saúde “O caso reporta-se a uma pessoa …

Na Rússia, dezenas de pessoas foram presas durante manifestações de apoio a Navalny

Dezenas de pessoas foram presas hoje durante manifestações organizadas na Rússia para exigir a libertação do opositor Alexei Navalny, que está em prisão preventiva, apesar das múltiplas ameaças das autoridades contra os protestos. De Moscovo a …

Arqueólogos egípcios encontram cópia de capítulo do "Livro dos Mortos"

Arqueólogos egípcios encontraram, em Sacara, uma cópia do Capítulo 17 do "Livro dos Mortos" numa zona de túmulos próximos da pirâmide do faraó Teti. De acordo com o site Live Science, que cita um comunicado do …

Senado avalia processo de destituição de Trump na semana de 8 de fevereiro

O Senado norte-americano irá ouvir na semana de 8 de fevereiro os argumentos iniciais do processo de destituição de Donald Trump por incitamento dos recentes motins do Capitólio, anunciou o senador democrata Chuck Schumer. "Todos queremos …

Portugal é o país do mundo com mais mortes. Vacinas da AstraZeneca vão chegar com atraso

Pela primeira vez, desde o início da pandemia da covid-19, Portugal é o país com maior número de vítimas mortais e mais casos de infeção por milhão de habitantes em todo o mundo. Más notícias, …

Fóssil de dinossauro dá novas pistas sobre como estes animais acasalavam

É verdade que já sabemos muitas coisas sobre dinossauros – como eram, o que comiam e a causa da sua extinção. Mas nenhum fóssil nos permitiu ainda perceber coisas tão simples como, por exemplo, em que …

Itália bloqueia TikTok após morte de menina de 10 anos em desafio na rede social

A rede social TikTok foi hoje bloqueada temporariamente em Itália, para utilizadores cuja idade não está confirmada, na sequência da morte de uma menina de 10 anos que participava num desafio naquela plataforma. A Autoridade para …