//

Falta de acordo sobre Grécia pode mexer na economia mundial

International Monetary Fund / Flickr

A presidente do FED, a Reserva Federal norte-americana, Janet Yellen, com a presidente do FMI, Christine Lagarde (de costas)

A presidente do FED, a Reserva Federal norte-americana, Janet Yellen, com a presidente do FMI, Christine Lagarde (de costas)

As economias dos EUA e mundial podem sofrer “perturbações” se a Grécia e os seus credores não chegarem a acordo, afirmou hoje a presidente do FED, a Reserva Federal norte-americana, Janet Yellen.

“Na hipótese de não haver acordo, prevejo possíveis perturbações que podem afetar as perspetivas económicas na Europa e nos mercados financeiros mundiais”, disse Janet Yellen,durante uma conferência de imprensa.

Desde há várias semanas que a Grécia e os seus credores – Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional – não conseguem chegar a acordo sobre um conjunto de reformas que permita o desbloqueio de um empréstimo de 7,2 mil milhões de euros.

É uma situação muito complicada“, comentou Yellen, que também se inquietou do impacto deste impasse na economia norte-americana.

Os EUA têm uma exposição direta à Grécia “muito limitada” por via do comércio ou das finanças, mas não estão ao abrigo das repercussões de um cenário catastrófico na Europa.

“Na medida em que há um impacto sobre a economia da Zona Euro, ou sobre os mercados financeiros mundiais, existirão sem dúvida repercussões nos EUA, que afetarão as nossas perspetivas”, declarou a dirigente da Fed.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.