Facebook termina com publicidade polémica

(dr)

-

O Facebook anunciou que no próximo mês de abril vai deixar de apresentar o formato de publicidade “histórias patrocinadas”, que incluía o nome, fotografia de perfil e “gostos” dos utilizadores. No entanto, estes elementos vão continuar a ser usados para publicitar produtos e serviços.

Os anúncios permitiam aos anunciantes pagar para mostrar mensagens que incluíam ações de amigos da pessoa que estava a ver o anúncio. Por exemplo, quando alguém faz “gosto” numa página, essa informação pode ser mostrada aos respetivos amigos, como parte da informação que o Facebook seleciona normalmente.

No entanto, as empresas podiam pagar para que esta ação do amigo fosse mostrada novamente ou fosse mostrada a pessoas que de outra forma não a veriam.

Os anúncios das “histórias patrocinadas” podiam aparecer na barra lateral direita como no feed de notícias dos utilizadores. No ano passado, o Google também revelou um esquema de anúncios semelhante.

O Facebook foi mesmo posto em tribunal nos Estados Unidos, acabando por chegar, em agosto de 2013, a um acordo que levou a empresa a pagar 20 milhões de dólares, ou seja, 14,6 euros.

A rede social já tinha anunciado que as histórias promovidas deixariam de poder ser compradas pelos anunciantes e isso acontecerá a partir do dia nove de abril. Contudo, os “gostos”, as fotografias e os nomes dos utilizadores poderão continuar a aparecer junto à publicidade.

“Os marketers vão deixar de poder comprar histórias patrocinadas em separado. Em vez disso, o contexto social, histórias sobre ações sociais que os seus amigos fizeram, como gostar de uma página ou assinalar que entraram num restaurante, são agora passíveis de aparecer junto a todos os anúncios mostrados aos amigos do Facebook”, explica a empresa, numa nota publicada no site.

A publicidade representa a maior parte das receitas da rede social. Os dados financeiros mais recentes, relativos ao terceiro trimestre do ano passado, indicam uma faturação com anúncios de 1800 milhões de dólares, o que corrresponde a 1300 milhões de euros.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …