Facebook pede desculpas a drag queens

Sloane Kanter / lilmisshotmess.com

Harris David foi censurado por usar o seu nome artístico, Lil Miss Hot Mess, no seu perfil do Facebook

Harris David foi censurado por usar o seu nome artístico, Lil Miss Hot Mess, no seu perfil do Facebook

O Facebook pediu desculpas aos utilizadores transexuais e drag queens cujas contas foram apagadas por supostamente violarem as suas políticas de utilização do “nome real”.

Várias centenas de contas foram sinalizadas no mês passado por um único utilizador por irem contra as regras do site. O caso gerou protestos da comunidade LGBT, cujos representantes acabaram por conseguir reunir com os responsáveis pela rede social.

Chris Cox, CPO do Facebook, explica que a empresa não se apercebeu do padrão das denúncias, todas dirigidas a drag queens, que acabaram por se misturar nas milhares de denúncias recebidas diariamente, mas reconhece que a experiência foi “dolorosa” para os envolvidos.

“Gostaria de pedir desculpas à comunidade de drag queens, drag kings, transgéneros e a toda a extensa comunidade de amigos, vizinhos e membros da comunidade LGBT pelas dificuldades que vos colocámos ao lidar com as vossas contas nas últimas semanas”, afirmou.

Mark Snyder, porta-voz do Transgender Law Center, explicou à AFP que “ficou claro que o Facebook reconheceu o erro e quer encontrar soluções para que todos nós possamos ser nós próprios online”.

O ativista relembrou que não são apenas drag queens que têm razões legítimas para usar outros nomes online: celebridades, juízes, professores ou vítimas de abuso têm fortes motivos para também usarem pseudónimos.

O Facebook agora pede às pessoas para usarem “o nome autêntico que usam na vida real” nos seus perfis na rede social. No caso dos drag queens que apresentaram queixa pela censura no Facebook, contam-se exemplos como Lil Miss Hot Mess ou Sister Roma.

No entanto, a empresa relembra que a regra é baseada em premissas válidas. “Histórias de roubo de identidade, trolling, violência doméstica e altas taxas de bullying e intolerância são muitas vezes resultado de pessoas que se escondem com nomes falsos”, afirmou Chris Cox.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Desarticulação do Governo em relação ao sistema de avaliação indigna a Função Pública

Sem propostas para alterar o sistema de avaliação da Função Pública, o Governo admitiu falta de articulação interna na reunião aos sindicatos. Os sindicatos da Função Pública não receberam qualquer proposta para alterar o atual sistema …

Porto ganha força e pode mesmo acolher a final da Liga dos Campeões

A hipótese de o Porto receber a final da Liga dos Campeões começa a ganhar força, após a reunião entre a UEFA e o Governo britânico não ter corrido de feição. Londres era a opção favorita …

Cerca sanitária em Odemira revela lacunas na ligação entre entidades

O resultado da intervenção da GNR no controlo dos que pretendem trabalhar nas explorações agrícolas sem ter realizado teste à covid-19 não é comunicada à ACT. O porta-voz do Comando Territorial de Beja da GNR disse …

Jorge Costa responde a Pepe: "Deve ter-se esquecido de quem eu sou"

O treinador do Farense e ex-jogador do FC Porto respondeu a Pepe na flash interview, depois da troca de palavras entre ambos no final do jogo desta segunda-feira no Estádio do Dragão (5-1). "O Pepe deve …

Salgado começa a ser julgado em junho. Defesa recorre da decisão de separar processos

O antigo presidente do BES começa a ser julgado a 7 de junho por três crimes de abuso de confiança, no âmbito da Operação Marquês, mas a sua defesa já entregou um recurso por …

Onda de violência em Jerusalém não tem fim. UE considera ataques "inaceitáveis"

A situação continua a ser preocupante em Israel e a comunidade internacional já tem deixado alguns alertas para que seja posto fim à violência. Na noite desta segunda-feira, um incêndio rompeu na zona da Esplanada das …

Sporting já tem autocarro decorado e reclama 23.º título. A FPF só reconhece 18

A apenas uma vitória do título, o Sporting já tem o autocarro decorado para celebrar a conquista. Os 'leões' reclamam 23 títulos, embora a FPF só reconheça 18. O Sporting CP está a uma vitória de …

Descoberta vila da Idade do Bronze submersa num lago suíço

A descoberta de uma vila da Idade do Bronze, submersa num lago suíço, redefine a história da cidade de Lucerna e sugere que a área foi colonizada 2.000 anos antes do que se pensava. O lago …

"Já vimos este filme". Catarina Martins receia austeridade pós-bazuca (e está preocupada com a TAP)

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse temer a austeridade que possa surgir após a prometida bazuca de fundos europeus e confessou estar “muito preocupada” com a TAP. Em entrevista à TVI na noite de segunda-feira, …

Portugal continental atinge 4 milhões de doses administradas. Processo está a ser mais rápido do que o previsto

Portugal Continental vai atingir esta terça-feira as quatro milhões de doses de vacinas administradas. Segundo a task force, o processo está a acontecer mais rapidamente do que o previsto. De acordo com um fonte da task …