/

Rival para Alexa e Siri. O Facebook também quer ouvir a sua voz

rishibando / Flickr

O Facebook está a trabalhar num novo assistente de voz para competir com a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. O projeto começou em 2018 e ainda não tem data de divulgação.

O projeto de criar um novo assistente de voz partiu do departamento de Realidade Virtual e Aumentada do Facebook — divisão que foi responsável pela criação dos óculos de RV, Oculus.  O novo assistente de inteligência artificial poderá concorrer com as já existentes Siri e Alexa.

Ainda pouco se sabe sobre esta inovação da empresa de Mark Zuckerberg, mas segundo adianta a CNBC, a equipa responsável tem contactado fornecedores de colunas inteligentes para colaborarem com o Facebook.

A visão da marca sobre o método de utilização do novo assistente ainda é pouco clara, mas provavelmente será com recurso ao Portal, o serviço de vídeo-chamada inteligente do Facebook. Como alternativa, os Oculus poderão também ser usados para a comunicação com o assistente artificial.

O Facebook prepara-se para entrar num mercado com forte concorrência da Amazon e da Google, que segundo dados da eMarketer, em 2018, juntas representaram 97% do mercado das colunas inteligentes nos Estados Unidos. Amazon Echo e Google Home são os produtos das respetivas marcas.

Esta não é a primeira vez que o Facebook tenta uma proeza do género. Em 2015, lançou um assistente de inteligência artificial para o Messenger, chamado “M”. O serviço dependia muito da ajuda humana e acabou por nunca ter pernas para andar, tendo o projeto sido descontinuado no ano passado.

Contudo, nem tudo nesta inovação é um mar de rosas — pelo menos para os seus utilizadores. Segundo denunciou recentemente a Bloomberg, não é apenas a Alexa que o está a ouvir quando fala com ela — por vezes, os funcionários da Amazon também ouvem.

Segundo justificou a empresa, os seus  trabalhadores em todo o mundo “ouvem os utilizadores para ajudar a tornar a inteligência artificial, conhecida como Alexa, mais inteligente” — explicação que não terá convencido grande parte dos utilizadores.

A revelação das equipas humanas a trabalhar com gravações Alexa pode despertar preocupações com a privacidade, mas a empresa norte-americana disse que têm rígidas garantias técnicas e operacionais.

Um assistente pessoal made by Facebook, anunciado pela empresa que nos últimos meses esteve envolvida em conhecidos escândalos de violação de privacidade, e na semana em que se soube que os funcionários da Amazon ouvem os utilizadores do Alexa, é uma ideia “sinistra”, diz o Boing Boing, e que ninguém realmente quer.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.