Rival para Alexa e Siri. O Facebook também quer ouvir a sua voz

rishibando / Flickr

O Facebook está a trabalhar num novo assistente de voz para competir com a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. O projeto começou em 2018 e ainda não tem data de divulgação.

O projeto de criar um novo assistente de voz partiu do departamento de Realidade Virtual e Aumentada do Facebook — divisão que foi responsável pela criação dos óculos de RV, Oculus.  O novo assistente de inteligência artificial poderá concorrer com as já existentes Siri e Alexa.

Ainda pouco se sabe sobre esta inovação da empresa de Mark Zuckerberg, mas segundo adianta a CNBC, a equipa responsável tem contactado fornecedores de colunas inteligentes para colaborarem com o Facebook.

A visão da marca sobre o método de utilização do novo assistente ainda é pouco clara, mas provavelmente será com recurso ao Portal, o serviço de vídeo-chamada inteligente do Facebook. Como alternativa, os Oculus poderão também ser usados para a comunicação com o assistente artificial.

O Facebook prepara-se para entrar num mercado com forte concorrência da Amazon e da Google, que segundo dados da eMarketer, em 2018, juntas representaram 97% do mercado das colunas inteligentes nos Estados Unidos. Amazon Echo e Google Home são os produtos das respetivas marcas.

Esta não é a primeira vez que o Facebook tenta uma proeza do género. Em 2015, lançou um assistente de inteligência artificial para o Messenger, chamado “M”. O serviço dependia muito da ajuda humana e acabou por nunca ter pernas para andar, tendo o projeto sido descontinuado no ano passado.

Contudo, nem tudo nesta inovação é um mar de rosas — pelo menos para os seus utilizadores. Segundo denunciou recentemente a Bloomberg, não é apenas a Alexa que o está a ouvir quando fala com ela — por vezes, os funcionários da Amazon também ouvem.

Segundo justificou a empresa, os seus  trabalhadores em todo o mundo “ouvem os utilizadores para ajudar a tornar a inteligência artificial, conhecida como Alexa, mais inteligente” — explicação que não terá convencido grande parte dos utilizadores.

A revelação das equipas humanas a trabalhar com gravações Alexa pode despertar preocupações com a privacidade, mas a empresa norte-americana disse que têm rígidas garantias técnicas e operacionais.

Um assistente pessoal made by Facebook, anunciado pela empresa que nos últimos meses esteve envolvida em conhecidos escândalos de violação de privacidade, e na semana em que se soube que os funcionários da Amazon ouvem os utilizadores do Alexa, é uma ideia “sinistra”, diz o Boing Boing, e que ninguém realmente quer.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sérgio Conceição apontado à Lazio

A imprensa italiana aponta esta segunda-feira o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, à Lazio. O técnico português, recorde-se, passou pelo emblema italiano em duas ocasiões como jogador de futebol. O jornal italiano Il Messaggero adianta …

Filial portuguesa de multinacional alemã envolvida em subornos em Angola

A sucursal portuguesa em Angola da multinacional alemã Fresenius Medical Care, que actua na área médica, esteve envolvida num esquema de pagamento de subornos a médicos e militares angolanos que renderam 124 milhões de euros …

CGD acaba com empresa que criou há quase 20 anos com a PT

Criada há quase 20 anos pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) e pela Portugal Telecom (PT), a Caixanet foi liquidada no início deste ano, bem como a Caixa Tec e a Sogrupo, duas outras empresas …

MB Way. Bancos "fecham" aplicação para cobrar comissões diferenciadas nas transferências

Em pleno arranque do 'open banking', os bancos estão a substituir a aplicação MB Way por soluções próprias que "amarram" os clientes, com o propósito de cobrar comissões diferenciadas nas transferências através do telemóvel. Segundo noticiou …

A abstenção venceu. É a mais alta de sempre

A abstenção foi a grande figura das eleições europeias deste domingo, tendo 68,7% dos portugueses optado por não votar. A abstenção em Portugal voltou a atingir um novo recorde, enquanto que a taxa de participação …

Neurocirurgia do Hospital de São João deixa os contentores ao fim de 12 anos

O novo serviço de neurocirurgia do Hospital de S. João, no Porto, está a funcionar desde este sábado. Ao fim de 12 anos, os serviços de neurocirurgia do Hospital de S. João, no Porto, deixaram de …

Derrota histórica para o PSD. O PS resiste, o Bloco chega-se à frente e o PAN estreia-se

A derrota do PSD, com uma desvantagem de mais de 10 pontos percentuais sobre o PS que foi o vencedor da noite eleitoral, o reforço do Bloco de Esquerda como a terceira força política e …

Sindicalista que parou o país vai representar seguranças privados

O vice-presidente do Sindicato Nacional de Motoristas e Matérias Perigosas (SNMMP), Pedro Pardal Henriques, vai acumular este cargo com a vice-presidência de um outro sindicato, o Sindicato de Segurança e Vigilantes de Portugal (SSVP), que …

Uber, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR

Os Ubers, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR que inicia, esta segunda-feira, uma operação de fiscalização intensiva aos transportes individuais de passageiros em todo o país. A fiscalização do licenciamento e a certificação …

Operação Marquês. Carlos Santos Silva e Sócrates começam a atacar a acusação

O ataque de duas das principais figuras envolvidas na Operação Marquês à acusação do Ministério Público começa nesta segunda-feira e vai prolongar-se por toda a semana. Carlos Santos Silva, esta segunda-feira, e José Sócrates, entre quarta …