Rival para Alexa e Siri. O Facebook também quer ouvir a sua voz

rishibando / Flickr

O Facebook está a trabalhar num novo assistente de voz para competir com a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. O projeto começou em 2018 e ainda não tem data de divulgação.

O projeto de criar um novo assistente de voz partiu do departamento de Realidade Virtual e Aumentada do Facebook — divisão que foi responsável pela criação dos óculos de RV, Oculus.  O novo assistente de inteligência artificial poderá concorrer com as já existentes Siri e Alexa.

Ainda pouco se sabe sobre esta inovação da empresa de Mark Zuckerberg, mas segundo adianta a CNBC, a equipa responsável tem contactado fornecedores de colunas inteligentes para colaborarem com o Facebook.

A visão da marca sobre o método de utilização do novo assistente ainda é pouco clara, mas provavelmente será com recurso ao Portal, o serviço de vídeo-chamada inteligente do Facebook. Como alternativa, os Oculus poderão também ser usados para a comunicação com o assistente artificial.

O Facebook prepara-se para entrar num mercado com forte concorrência da Amazon e da Google, que segundo dados da eMarketer, em 2018, juntas representaram 97% do mercado das colunas inteligentes nos Estados Unidos. Amazon Echo e Google Home são os produtos das respetivas marcas.

Esta não é a primeira vez que o Facebook tenta uma proeza do género. Em 2015, lançou um assistente de inteligência artificial para o Messenger, chamado “M”. O serviço dependia muito da ajuda humana e acabou por nunca ter pernas para andar, tendo o projeto sido descontinuado no ano passado.

Contudo, nem tudo nesta inovação é um mar de rosas — pelo menos para os seus utilizadores. Segundo denunciou recentemente a Bloomberg, não é apenas a Alexa que o está a ouvir quando fala com ela — por vezes, os funcionários da Amazon também ouvem.

Segundo justificou a empresa, os seus  trabalhadores em todo o mundo “ouvem os utilizadores para ajudar a tornar a inteligência artificial, conhecida como Alexa, mais inteligente” — explicação que não terá convencido grande parte dos utilizadores.

A revelação das equipas humanas a trabalhar com gravações Alexa pode despertar preocupações com a privacidade, mas a empresa norte-americana disse que têm rígidas garantias técnicas e operacionais.

Um assistente pessoal made by Facebook, anunciado pela empresa que nos últimos meses esteve envolvida em conhecidos escândalos de violação de privacidade, e na semana em que se soube que os funcionários da Amazon ouvem os utilizadores do Alexa, é uma ideia “sinistra”, diz o Boing Boing, e que ninguém realmente quer.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Berardo escapou ao boicote. Vinhos da Bacalhôa no top dos mais vendidos em Portugal

Apesar dos boicotes promovidos a Joe Berardo após as suas polémicas declarações na Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão da Caixa Geral de Depósitos, os vinhos da Bacalhôa, empresa de Azeitão de que o empresário …

Maré de algas invadiu praias do Algarve

Além de a água do mar mais fria do que o habitual, as praias foram invadidas por algas. O fenómeno natural causou estranheza e preocupação entre os banhistas, mas não existem riscos para a saúde. No …

Há livrarias a recusar vouchers de manuais gratuitos por falhas no pagamento do Estado

Algumas livrarias estão a enfrentar problemas financeiros com a entrega dos manuais escolares gratuitos que, neste ano, foram alargados até ao 12.º ano. Tudo devido a atrasos no pagamento dos reembolsos do Estado. Nalguns casos, …

Renato Sanches pode estar de saída do Bayern. "Está tudo em aberto"

O médio português voltou a expressar desagrado com a falta de tempo de jogo no Bayern Munique e o Lille poderá estar interessado na sua contratação. Renato Sanches voltou a expressar desagrado com a falta de …

De Chaves a Faro. Costa vai percorrer o país de lés a lés para "ganhar novas forças"

Com as eleições legislativas a aproximarem-se, António Costa comprometeu-se a percorrer os mais de 700 quilómetros da Estrada Nacional 2 durante as próximas semanas. António Costa já começou a preparar a campanha para a corrida às …

Aberto processo urgente de protecção das gémeas presas em garagem. MP conhecia caso há 3 anos

O Ministério Público (MP) instaurou um processo de protecção urgente das duas crianças de 10 anos que viveram nos últimos anos numa garagem, na Amadora. As gémeas estavam sinalizadas há 6 anos pela Comissão de …

Venda da madeira do Pinhal de Leiria já rendeu 13,6 milhões de euros

A venda de lenha do Pinhal de Leiria rendeu já 13,6 milhões de euros, segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), citado pela presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande. Segundo comunicado …

Cristiano Ronaldo: "2018 foi o ano mais difícil da minha vida"

O internacional português considera que 2018, ano marcado pela acusação de violação de que foi alvo nos Estados Unidos, que acabou por cair em julho, foi o pior da sua vida. "2018 foi possivelmente o ano …

Marcelo promulgou lei com gralha: citou acórdão que não existe

O Presidente da República promulgou alterações ao código de trabalho, recusando as suspeitas de inconstitucionalidade que as bancadas de esquerda levantam. Marcelo cita um acórdão do tribunal constitucional que não existe. É “uma gralha dos serviços …

Mil funcionários prometidos às escolas ainda não foram contratados. Só chegam em outubro

Os 1.067 assistentes operacionais prometidos em fevereiro às escolas portuguesas para o início do próximo ano letivo ainda não foram contratados. De acordo com o Jornal de Notícias, o Ministério da Educação admitiu que 60 escolas …