Facebook celebra dez anos e tem dores de crescimento

Ludovic Toinel / Flickr

-

A rede social Facebook, que faz parte do dia-a-dia de mais de mil milhões de pessoas, comemora hoje o seu 10.º aniversário como uma empresa amadurecida, enquanto tenta adaptar-se ao envelhecimento da sua base de utilizadores.

A empresa criada num dormitório de Harvard em 2004 tornou-se um fenómeno e já assegurou o seu lugar no mundo dos gigantes tecnológico.

“O Facebook tornou o mundo mais pequeno e mais interactivo“, sublinhou o analista da Global Equities Research Trip Chowdhry, acrescentando que “o Facebook começou uma revolução social, mas pode não conseguir controlá-la”.

O co-fundador Mark Zuckerberg descreveu a sua missão como uma forma de “tornar o mundo mais aberto e mais ligado” e há quem diga que o conseguiu.

“Mais de 20% do tempo que passamos na Internet é passado no Facebook”, afirmou Lou Kerner, fundador do Social Internet Fund.

No entanto, o Facebook pode vir a ser vítima do seu próprio sucesso.

A sua base inicial de utilizadores adolescentes e estudantes universitários expandiu-se e o Facebook é agora usado por pessoas de todos os grupos etários.

O Facebook afirma que tem um total de 1,23 mil milhões de utilizadores activos por mês, incluindo 945 milhões que usam a rede social num dispositivo móvel, mas alguns analistas consideram que tem de reorientar a estratégia para uma base de utilizadores que está a envelhecer.

Um estudo do StrategyLabs sobre os utilizadores norte-americanos do Facebook mostra uma queda de 25% do número de utilizadores com idades entre os 13 e os 17 anos, bem como um aumento de 80% entre os utilizadores com mais de 55 anos

“As pessoas brincam dizendo que para os adolescentes o Facebook já não é ‘fixe’ porque a mãe também está, mas acho que já nem é só a mãe, a avó também está”, observou Kerner.

Segundo a empresa de consultoria Social Bakers, os adolescentes continuam a representar a maior parte dos adeptos do Facebook e continuam a crescer.

“O grupo entre os 18 e os 24 anos continua a ser o maior”, salientou Ben Harper. “Os nossos dados mostram um crescimento da audiência e das interacções no Facebook e embora os adolescentes estejam a usar outras plataformas, também se mantêm no Facebook”.

O Facebook também amadureceu como empresa. Teve uma entrada em bolsa desastrosa em Maio de 2012, atormentada com problemas técnicos e viu o preço das suas acções cair para metade, mas começou a recuperar no ano passado, com as acções a baterem níveis recorde.

O Facebook conseguiu mostrar aos seus investidores que consegue gerar receitas através da publicidade, sobretudo através do segmento móvel, usado por cada vez mais pessoas, e viu os lucros dispararem em 2103 para 1,5 mil milhões de dólares (53 milhões em 2012), enquanto as receitas cresceram para 7,87 mil milhões de dólares (5,1 mil milhões em 2012).

Alguns analistas consideram que o interesse crescente do Facebook por parte mais velhos faz parte do seu processo de amadurecimento e representa a chave para gerar receitas e lucros.

Como sustenta Kerner, ser “cool” não é necessariamente o objectivo a longo prazo do Facebook.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …