Facebook vai ter botão para apagar histórico de navegação

(dr)

O Facebook anunciou na terça-feira que vai criar uma espécie de botão para esvaziar o histórico do utilizador fora da plataforma da rede social.

Mark Zuckerberg, o criador da rede social, anunciou na sua página pessoal que na conferência F8, destinada aos programadores, que iria “discutir um novo controlo de privacidade que estamos a desenvolver chamado ‘Limpar Histórico‘”.

“Nos browsers de internet, há uma forma simples de apagar os cookies – pedaços de informação guardados pelos sites no dispositivo do utilizador – e o histórico”, escreveu. O facebook vai levar a cabo uma atualização que permitirá trazer esta ideia para a rede social, segundo o ECO.

“Quando lançarmos a atualização, poderá ver informação sobre as aplicações e os sites com os quais interagiu, e poderá apagar essa informação da sua conta. Também terá a opção de desligar a recolha dessa informação na sua conta”, avançou o gestor.

Today at our F8 conference I'm going to discuss a new privacy control we're building called "Clear History". In your…

Publicado por Mark Zuckerberg em Terça-feira, 1 de Maio de 2018

No entanto, o CEO da rede social avança que, ao eliminar as informações da rede social, a experiência no Facebook terá alguns entraves, na medida em que “o Facebook não será tão bom enquanto vai reaprendendo as preferências” do utilizador.

De qualquer das formas, Zuckerberg diz acreditar que é importante que seja dada aos utilizadores do Facebook a possibilidade de escolher apagar ou manter as informações em causa nas respetivas contas.

A medida surge depois de ser revelado que a Cambridge Analytica terá usado indevidamente dados de 87 milhões de utilizadores em todo o mundo, pelo que Mark Zuckerberg tornou as melhorias nos controlos da privacidade a sua prioridade.

Zuckerberg termina a mensagem de terça-feira com uma confissão: “Uma coisa que eu aprendi da experiência de testemunhar no Congresso é que eu não tenho respostas suficientemente claras para algumas questões sobre os dados. Estamos a trabalhar para que esses controlos sejam mais fáceis e teremos novidades em breve”, garantiu.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Foi preciso apanhar um grande susto para abrir os olhos.
    As pessoas não imaginam até que ponto o FB/Messenger guardam informações privadas, que são difíceis de apagar.
    E continuam a pedir o número de telemóvel (dizem, por questões de segurança !!) e depois fornecem esse número a empresas piratas que provocam débitos nas operadoras onde o telemóvel está registado.
    Para mais informação, pesquise com a chave “Zigzagfone”, que é o exemplo duma empresa pirata.

    • “As pessoas não imaginam até que ponto o FB/Messenger guardam informações privadas, que são difíceis de apagar.” Essas informações, NUNCA serão apagadas! Até poderão dizer que foram, mas estão a mentir. O que vai para a internet FICA na internet!… PARA SEMPRE!!!

  2. Será que ainda não sabem que TUDO quanto está na internet NUNCA desaparece? Nãó adianta um “apagar de histórico”!

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …