Facebook bloqueia defensor da América branca que se orgulha da escravatura

Richard Spencer, que se assume como figura da “direita alternativa”, viu a sua página pessoal e outras duas que geria bloqueadas pelo facebook. Além disso, o grupo anti-islâmico Britain First também foi apagado.

Quando Donald Trump proferiu o seu discurso vitorioso, em 2016, foi saudado com um “Heil, Trump”, acompanhado pelo gesto nazi de erguer o braço, numa referência à saudação que era feita a Adolf Hitler. O momento, protagonizado por Richard Spencer, ficou famoso. E o seu protagonista também.

Spencer, de 39 anos, é favorável à criação de um país restrito aos brancos e assume orgulho na escravatura. Quer um “etnoEstado em que a nossa gente e as nossas famílias possam voltar a viver seguras”, diz, identificando as ameaças nas comunidades negras, latinas, feministas e gay, de acordo com o Expresso.

Recentemente, a figura da direita alternativa, como faz questão de referir, contrariando todos os que o acusam de fazer parte da extrema-direita, voltou a destacar-se nos protestos de Charlottesville, onde se opôs à remoção de uma estátua do líder confederado Robert E Lee.

No entanto, a decisão do Facebook, que optou por bloquear o licenciado em literatura inglesa e música, não parece ter sido motivada por nenhuma iniciativa recente de Spencer ou eventual nova polémica, estando a ser interpretada como uma resposta às críticas recentes que têm sido dirigidas à empresa, nomeadamente acusada de não proteger os dados dos seus utilizadores.

Além da página pessoal de Richard Spencer, a rede social suspendeu também duas outras que eram geridas por ele. O grupo anti-islâmico Britain First foi igualmente apagado da rede social.

Em novembro do ano passado, o filho de um oftalmologista e de uma herdeira de uma plantação de algodão no sul dos Estados Unidos, avaliada em milhões de dólares, que já foi definido como “uma espécie de racista profissional, com calças de pinças”, ficou proibido de circular no espaço Schengen, depois de os 26 países europeus onde é possível viajar sem visto terem vetado a sua entrada durante os próximos cinco anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Iniciativa Liberal insinua que Santana Lopes copiou as suas ideias e programa

O partido Iniciativa Liberal (IL) acusou Pedro Santana Lopes de se estar a tentar colar aos novos movimentos europeus com quem este partido já está envolvido e insinuou que terá copiado temas do seu programa …

Cientistas descodificam genoma completo do trigo pela primeira vez

Pela primeira vez, um grupo de cientistas conseguiu descodificar o genoma completo do trigo. A descoberta representa um grande avanço que, de acordo com os investigadores, ajudará a alimentar a crescente população mundial.  Uma descrição detalhada …

Há muito menos galáxias do que o esperado numa região massiva do espaço

Astrónomos da Universidade da Califórnia, incluindo três da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), resolveram um mistério sobre o Universo primitivo e as suas primeiras galáxias. Há mais de 12 mil milhões de anos, cerca …

Sporting vs Setúbal | Nani dá garras ao leão

O Sporting não quis ficar atrás do rival Benfica e somou mais três pontos na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, e antes do dérbi no Estádio da Luz, a formação de Alvalade …

Cientistas podem ter descoberto células neuronais ligadas à homossexualidade

Um novo estudo da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, descobriu uma forma surpreendente de como cérebros mais jovens podem ser moldados para o comportamento sexual que terão mais tarde na sua vida. A investigação …

Boavista vs Benfica | Águia autoritária vence no Bessa

O Benfica foi ao Estádio do Bessa somar três pontos, onde na época passada perdeu outros tantos. Os “encarnados” venceram o Boavista por 2-0, numa partida em que dominaram de princípio ao fim em praticamente todos …

Muitos planetas fora do Sistema Solar podem ser "mundos de água"

Cientistas concluíram que muitos planetas fora do Sistema Solar podem ter até 50 por cento de água, baseando-se numa nova análise de dados obtidos do telescópio Kepler e do satélite Gaia, recentemente divulgado. Segundo a equipa …

Com apenas 3 anos, Ophelia tem um QI superior ao de Einstein

Ophelia Morgan-Dew tem apenas 3 anos, vive na cidade de Herefordshire, no Reino Unido, e pode ser o mais novo génio do mundo. A menina fez o teste para aferir o QI e os resultados …

Proteína da pele de sapo pode ajudar a curar ferimentos sem deixar cicatriz

Cientistas chineses descobriram que determinadas proteínas obtidas na pele de uma subespécie de sapo que vive no sudoeste do país podem regenerar a derme humana numa ferida sem deixar cicatrizes, informou a agência oficial Xinhua. Os …

China vai abrir parque para pandas com quase um quinto de Portugal

A China vai abrir um parque para pandas no sudoeste do país, com 27 mil quilómetros quadrados - quase um quinto da dimensão de Portugal continental -, que acolherá 8.000 espécies distintas de animais e …