Facebook bloqueia defensor da América branca que se orgulha da escravatura

Richard Spencer, que se assume como figura da “direita alternativa”, viu a sua página pessoal e outras duas que geria bloqueadas pelo facebook. Além disso, o grupo anti-islâmico Britain First também foi apagado.

Quando Donald Trump proferiu o seu discurso vitorioso, em 2016, foi saudado com um “Heil, Trump”, acompanhado pelo gesto nazi de erguer o braço, numa referência à saudação que era feita a Adolf Hitler. O momento, protagonizado por Richard Spencer, ficou famoso. E o seu protagonista também.

Spencer, de 39 anos, é favorável à criação de um país restrito aos brancos e assume orgulho na escravatura. Quer um “etnoEstado em que a nossa gente e as nossas famílias possam voltar a viver seguras”, diz, identificando as ameaças nas comunidades negras, latinas, feministas e gay, de acordo com o Expresso.

Recentemente, a figura da direita alternativa, como faz questão de referir, contrariando todos os que o acusam de fazer parte da extrema-direita, voltou a destacar-se nos protestos de Charlottesville, onde se opôs à remoção de uma estátua do líder confederado Robert E Lee.

No entanto, a decisão do Facebook, que optou por bloquear o licenciado em literatura inglesa e música, não parece ter sido motivada por nenhuma iniciativa recente de Spencer ou eventual nova polémica, estando a ser interpretada como uma resposta às críticas recentes que têm sido dirigidas à empresa, nomeadamente acusada de não proteger os dados dos seus utilizadores.

Além da página pessoal de Richard Spencer, a rede social suspendeu também duas outras que eram geridas por ele. O grupo anti-islâmico Britain First foi igualmente apagado da rede social.

Em novembro do ano passado, o filho de um oftalmologista e de uma herdeira de uma plantação de algodão no sul dos Estados Unidos, avaliada em milhões de dólares, que já foi definido como “uma espécie de racista profissional, com calças de pinças”, ficou proibido de circular no espaço Schengen, depois de os 26 países europeus onde é possível viajar sem visto terem vetado a sua entrada durante os próximos cinco anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O primeiro trilionário do mundo irá fazer fortuna a minerar asteroides

De acordo com o que prevê o Goldman Sachs, a mineração espacial poderá tornar-se a próxima fronteira da Humanidade no que diz respeito a fazer fortunas. Adeus bitcoins, olá mineração espacial. A empresa de investimentos Goldman …

Leilão de madeira queimada rendeu 2,85 milhões de euros

Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram vendidos por 2,85 milhões de euros. Dos 114 …

Nápoles em Lisboa por Patrício, Conti no Benfica

O guarda-redes do Sporting há muito tempo que está na mira do clube italiano, e segundo o jornal O Jogo, o emblema napolitano já se fez representar por dirigentes na capital portuguesa, numa tentativa de …

Estado vai pagar férias a 15 mil portugueses

O Governo, em parceria com a Fundação INATEL, lança nesta quinta-feira um programa que visa oferecer férias gratuitas ou a baixo custo, a pessoas com deficiências ou com mais de 55 anos de idade e …

Guru indiano condenado a prisão perpétua por violar jovem

Asaram Bapu violou uma jovem de 16 anos em 2013, enquanto os pais, que eram seus seguidores, esperavam e cantavam as orações do guru do lado de fora. Um tribunal indiano na cidade de Jodhpur, no …

Não houve segundo atirador no assassinato de John F. Kennedy

A velha teoria da conspiração que especulava que John F. Kennedy foi morto a tiro por um segundo atirador que estaria no infame "monte relvado" foi finalmente posta de lado. O Presidente dos Estados Unidos, John …

Deputado do PSD mora em Lisboa, mas recebe subsídios como se vivesse em Portalegre

O ex-número 2 do PSD, o deputado José Matos Rosa, reside em Lisboa há três anos, mas recebe do Parlamento o subsídio de transporte e as ajudas de custo porque declara Portalegre como a sua …

Bastonária dos Enfermeiros pede investigação a contratos de contentores no São João

A bastonária dos Enfermeiros pede às autoridades que investiguem os contratos entre o Hospital São João e as empresas que fornecem os contentores onde estão instaladas a pediatria e a neurocirurgia. Em entrevista à agência Lusa, …

ADN ajudou a capturar assassino que aterrorizou Califórnia nos anos 70 e 80

As autoridades da Califórnia anunciaram a prisão de um homem suspeito de ser o "assassino do estado dourado", responsável por assassinatos e violações em massa na Califórnia nas décadas de 1970 e 1980. "Na terça-feira, um …

Jihadista portuguesa capturada quando fugia dos combates na Síria

Uma mulher portuguesa que fez parte do grupo terrorista Estado Islâmico está entre as pessoas que foram capturadas por soldados curdos, nos últimos meses, e que vivem num acampamento do Alto-Comissariado das Nações Unidas para …