F-22 Raptor: a joia rara da Força Aérea dos Estados Unidos

O Lockheed Martin F-22 Raptor é uma aeronave que resulta de um projeto que começou em 1981, mas só entrou ao serviço militar em 2007. A última aeronave saiu das linhas de montagem em 2012 e é conhecida pela sua capacidade de domínio no campo de batalha.

O F-22 Raptor foi pensado para ser um caça de superioridade aérea, mas também tem capacidade de ataque ao solo, guerra eletrónica e inteligência de sinal.

Não só é furtivo o suficiente para se esconder do radar inimigo, como também é manobrável o suficiente para dar ao piloto uma vantagem decisiva no combate no ar. O resultado é a melhor aeronave conhecida em serviço até hoje.

A aeronave oferece uma combinação de sistemas de armas inteligentes, velocidades supersónicas, construção em liga de titânio ultra leve e consciência situacional para os pilotos graças à inteligente tecnologia de fusão de sensores.

Para além disso a aeronave carateriza-se por ter grande agilidade, sendo capaz de tolerar manobras bastante rígidas.

Na execução de vários exercícios de teste, a aeronave destacou-se pela positiva, dominando sempre os céus. Durante um exercício no Alasca em 2006, os franceses acharam que tinham contornado o F-22, mas este continua a ser o “dogfighter” mais temível já desenvolvido.

Em verdadeiros campos de batalha, o avião intercetou uma aeronave russa, lançou  bombas na Síria e explodiu ópio no Afeganistão. De várias formas, esta aeronave tem sido útil a nível militar, mas estacionar alguns F-22 numa área específica é uma ação que não é nada fácil devido ao seu porte.

O F-22 permanece em serviço, mas a frota planeada de 750 aeronaves para a Força Aérea dos Estados Unidos foi reduzida para apenas 187, e provavelmente será assim até 2030 com algumas atualizações que deverão ser aplicadas.

O avião foi o primeiro caça a jato de quinta geração do mundo, diz o New Atlas.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • O Eurofighter Typhon não é de 5 geração nem tecnologicamente tão avançado. Ele é rápido manobravel e até bem armado mas o seu rcs é muito maior a sua fusão de sensores bem menos avançada e grande parte deles nem radar aesa tem coisa que até os Rafale franceses têm

      • 4, 4.5 ou 5ª geração vai dar ao mesmo…. isso é mais marketing do que mais nada!…
        Boa parte dos Eurofighter já tem radar AESA (e os que não tem é uma questão de tempo/opção do operador)…
        Os últimos Eurofighter’s que vi em Itália tinham radar EASA da Leonardo!
        Se estiverem perto dos Eurofighter, coitados dos F-22…

  1. 4, 4.5 ou 5ª geração vai dar ao mesmo…. isso é mais marketing do que mais nada!…
    Boa parte dos Eurofighter já tem radar AESA (e os que não tem é uma questão de tempo/opção do operador)…
    Os últimos Eurofighter’s que vi em Itália tinham radar EASA da Leonardo!
    Se estiverem perto dos Eurofighter, coitados dos F-22…

    • É mesmo? Não sei não vejo nenhuma vantagem no eurofighter em relação ao f22. Não vejo mais manobravel com melhor radar com melhor avionica com melhores armas e até onde sei é marketing para os 2 pois na prática nenhum foi usado em combate real. Pelo menos até onde sei, é o f22 tem sempre o quesito stealth a favor

      • Ah? Ambos foram usados em combate!!
        A vantagem do Europhiter é o preço – faz praticamente os mesmo que o F-22 e é muito mais barato – por isso é que o F-22 foi descontinuando.
        A capacidade stealth do F-22 não serve para quase nada, pois ainda não tinha sido apresentado oficialmente e já vários equipamentos de radar o conseguiam detectar!

        • Com o devido respeito, mas até que se prove o contrário é tanto marketing as capacidades como a desses ditos radares. O b2 spirit já fez um monte de bombardeamentos e sobrevoou montes de radares e nunca foi detectado e a sua assinatura de radar é ligeiramente inferior que a do f22. E até onde sei não há registos de abate por parte tanto do f22 ou do eurofighter.

          • Não ter sido abatido é muito diferente de não ter sido detectado…
            O F-117 também era “invisível aos radares” (tal como o B-2) e, logo na primeira vez que foi usado em combate a sério (na ex- Jugoslávia), foi abatido por um “simples” míssil terra-ar!…
            en.wikipedia.org/wiki/1999_F-117A_shootdown

RESPONDER

Desapareceu tão misteriosamente como apareceu o monólito do deserto do Utah (e apareceu outro na Roménia)

O monólito de metal descoberto, na semana passada, no meio do deserto do Utah, nos EUA, desapareceu sem deixar rasto. O mistério adensa-se em torno do objecto que alguns já apelidaram de "extraterrestre", até porque …

The Crown: O que é verdade e ficção na nova temporada?

Não é novidade que as famílias reais da Europa, em especial a família real britânica, sempre despertaram muita curiosidade e interesse por parte do público. Desta forma, a plataforma de streaming Netflix decidiu investir, em …

Hubble avista possível "jogo de sombras" do disco em torno de um buraco negro

Algumas das vistas mais deslumbrantes do nosso céu ocorrem ao pôr-do-Sol, quando a luz do Sol penetra nas nuvens, criando uma mistura de raios brilhantes e escuros formados pelas sombras das nuvens e pelos feixes …

No Japão, houve mais suicídios num mês do que mortes por covid-19 no ano todo

No mês de outubro, o número de suicídios no Japão foi superior ao número de mortes por covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com os dados do governo, foram registados 2153 suicídios no …

YouTube cria o primeiro videoclipe "infinito" de sempre. Reúne todas as versões de "Bad Guy" de Billie Eilish

"Bad Guy" de Billie Eilish tornou-se o primeiro vídeo de música infinito de sempre. Celebrando o facto de ter atingido a marca de mil milhões de visualizações, a artista juntou-se ao YouTube e criou uma …

Marítimo 1 - 2 Benfica | Águia faz terapia no “divã” de Pizzi

Após duas derrotas consecutivas para o campeonato (contra o Boavista e o Braga), o Benfica regressou às vitórias, na visita ao Marítimo, por 2-1. Um resultado que não disfarça as dificuldades e a intranquilidade que …

A Coreia do Sul vai ter táxis aéreos. Serão usados em serviços de emergência e turismo

A empresa chinesa de mobilidade aérea EHang concluiu três voos de teste na Coreia do Sul para demonstrar o seu novo transporte de passageiros. Trata-se de um táxi aéreo com capacidade de resposta de emergência …

Tartarugas marinhas transportadas para a Flórida depois de sofrerem reação hipotérmica

Quarenta tartarugas marinhas em vias de extinção foram transportadas para a Florida, nos Estados Unidos, depois de sofrerem uma reação de hipotermia na costa de Massachusetts. Quando as tartarugas marinhas são expostas à água fria por …

Apoiante de Trump doou 2,5 milhões para combater os resultados eleitorais. Agora, quer o dinheiro de volta

Um investidor de capital de risco da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, que doou 2,5 milhões de dólares para ajudar o ainda Presidente norte-americano, Donald Trump, a contestar os resultados eleitorais que deram a …

Petição de Cristina Ferreira contra cyberbullying já reúne mais de 37 mil assinaturas

Cristina Ferreira lançou este sábado (28) uma petição contra o ódio e a agressão na internet que já conta com mais de 37 mil assinaturas. O objetivo é levar este tema à Assembleia da República. Cristina …