F-22 Raptor: a joia rara da Força Aérea dos Estados Unidos

O Lockheed Martin F-22 Raptor é uma aeronave que resulta de um projeto que começou em 1981, mas só entrou ao serviço militar em 2007. A última aeronave saiu das linhas de montagem em 2012 e é conhecida pela sua capacidade de domínio no campo de batalha.

O F-22 Raptor foi pensado para ser um caça de superioridade aérea, mas também tem capacidade de ataque ao solo, guerra eletrónica e inteligência de sinal.

Não só é furtivo o suficiente para se esconder do radar inimigo, como também é manobrável o suficiente para dar ao piloto uma vantagem decisiva no combate no ar. O resultado é a melhor aeronave conhecida em serviço até hoje.

A aeronave oferece uma combinação de sistemas de armas inteligentes, velocidades supersónicas, construção em liga de titânio ultra leve e consciência situacional para os pilotos graças à inteligente tecnologia de fusão de sensores.

Para além disso a aeronave carateriza-se por ter grande agilidade, sendo capaz de tolerar manobras bastante rígidas.

Na execução de vários exercícios de teste, a aeronave destacou-se pela positiva, dominando sempre os céus. Durante um exercício no Alasca em 2006, os franceses acharam que tinham contornado o F-22, mas este continua a ser o “dogfighter” mais temível já desenvolvido.

Em verdadeiros campos de batalha, o avião intercetou uma aeronave russa, lançou  bombas na Síria e explodiu ópio no Afeganistão. De várias formas, esta aeronave tem sido útil a nível militar, mas estacionar alguns F-22 numa área específica é uma ação que não é nada fácil devido ao seu porte.

O F-22 permanece em serviço, mas a frota planeada de 750 aeronaves para a Força Aérea dos Estados Unidos foi reduzida para apenas 187, e provavelmente será assim até 2030 com algumas atualizações que deverão ser aplicadas.

O avião foi o primeiro caça a jato de quinta geração do mundo, diz o New Atlas.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

    • O Eurofighter Typhon não é de 5 geração nem tecnologicamente tão avançado. Ele é rápido manobravel e até bem armado mas o seu rcs é muito maior a sua fusão de sensores bem menos avançada e grande parte deles nem radar aesa tem coisa que até os Rafale franceses têm

      • 4, 4.5 ou 5ª geração vai dar ao mesmo…. isso é mais marketing do que mais nada!…
        Boa parte dos Eurofighter já tem radar AESA (e os que não tem é uma questão de tempo/opção do operador)…
        Os últimos Eurofighter’s que vi em Itália tinham radar EASA da Leonardo!
        Se estiverem perto dos Eurofighter, coitados dos F-22…

            • Que gracinha, EU, TU, ELE ou quem quer que sejas. Fico na dúvida se te hei de responder num baixo numero de dias, como o teu QI ou num elevado numero de dias, como a quantidade de vezes que deves ter repetido a quarta classe…

  1. 4, 4.5 ou 5ª geração vai dar ao mesmo…. isso é mais marketing do que mais nada!…
    Boa parte dos Eurofighter já tem radar AESA (e os que não tem é uma questão de tempo/opção do operador)…
    Os últimos Eurofighter’s que vi em Itália tinham radar EASA da Leonardo!
    Se estiverem perto dos Eurofighter, coitados dos F-22…

    • É mesmo? Não sei não vejo nenhuma vantagem no eurofighter em relação ao f22. Não vejo mais manobravel com melhor radar com melhor avionica com melhores armas e até onde sei é marketing para os 2 pois na prática nenhum foi usado em combate real. Pelo menos até onde sei, é o f22 tem sempre o quesito stealth a favor

      • Ah? Ambos foram usados em combate!!
        A vantagem do Europhiter é o preço – faz praticamente os mesmo que o F-22 e é muito mais barato – por isso é que o F-22 foi descontinuando.
        A capacidade stealth do F-22 não serve para quase nada, pois ainda não tinha sido apresentado oficialmente e já vários equipamentos de radar o conseguiam detectar!

        • Com o devido respeito, mas até que se prove o contrário é tanto marketing as capacidades como a desses ditos radares. O b2 spirit já fez um monte de bombardeamentos e sobrevoou montes de radares e nunca foi detectado e a sua assinatura de radar é ligeiramente inferior que a do f22. E até onde sei não há registos de abate por parte tanto do f22 ou do eurofighter.

          • Não ter sido abatido é muito diferente de não ter sido detectado…
            O F-117 também era “invisível aos radares” (tal como o B-2) e, logo na primeira vez que foi usado em combate a sério (na ex- Jugoslávia), foi abatido por um “simples” míssil terra-ar!…
            en.wikipedia.org/wiki/1999_F-117A_shootdown

RESPONDER

FC Porto empata com a Roma em jogo manchado por conflito entre jogadores

O FC Porto empatou hoje 1-1 com os italianos da Roma, treinados pelo português José Mourinho, em jogo de preparação para a próxima temporada, disputado no Estádio Municipal da Bela Vista, em Lagoa. A equipa italiana, …

Benfica abre investigação para averiguar eventuais conflitos de interesses de Vieira

O SL Benfica vai abrir uma investigação interna para averiguar eventuais conflitos de interesses durante a presidência de Luís Filipe Vieira. O clube diz que não pode afirmar nem excluir a "eventual existência no passado de …

Estados Unidos e Rússia em diálogo discreto em Genebra para estabilizar relações

Delegações dos Estados Unidos e da Rússia continuaram esta quarta-feira, em Genebra, o diálogo iniciado na mesma cidade pelos respetivos presidentes, Joe Biden e Vladimir Putin, em junho, para discutir a estabilidade estratégica entre as …

Primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos

Jorge Fonseca conseguiu a medalha de bronze no judo. Cãibras condicionaram o acesso do português à final. "Quero ser o maior desportista nacional de todos os tempos", comentou. Portugal entrou para a lista de países com …

Marcelo pressiona Governo a virar a página, deixa recado à oposição e passa batata quente a Costa

Marcelo Rebelo de Sousa foi o convidado especial do programa Circulatura do Quadrado. Sem vestir a pele de comentador, o Presidente da República pediu ao Governo um "novo discurso" de transição para o pós-pandemia, uma …

Com as eleições à porta, escolha de listas de candidatos autárquicos cria nova guerra no PS-Braga

O PS-Braga, que já tinha estado em clima de tensão depois da escolha do candidato autárquico Hugo Pires, abre agora uma nova guerra: as listas de candidatos autárquicos não foram votadas. Segundo o Observador, a queixa …

"Príncipes da Torre". Um dos crimes mais misteriosos de sempre pode ter sido resolvido

Novas evidências sugerem que Ricardo III pode mesmo ter ordenado o assassinato de dois príncipes em Inglaterra. É talvez uma das maiores histórias de mistério de assassinato da história britânica — um jovem rei e o …

Vem aí o draft da NBA e Neemias Queta pode fazer história por Portugal

Neemias Queta pode fazer história ao tornar-se o primeiro português a jogar na NBA, a principal liga de basquetebol dos Estados Unidos e do mundo. Nesta madrugada de quinta-feira, dia 29, para sexta-feira, dia 30, a …

Acordo de Concertação prevê licenças e apoios fiscais à formação

Já se conhecem algumas das medidas previstas no Acordo de Formação Profissional e Qualificações, assinado ontem pelo governo, confederações patronais e UGT. O governo, as confederações patronais e a UGT assinaram, esta quarta-feira, o Acordo de …

Relatório do Novo Banco estilhaça PSD. Pinto Luz sai em defesa de Passos Coelho e critica Rui Rio

Esta quarta-feira, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, deixou duras críticas ao atual líder do PSD depois de o partido ter aprovado o relatório que acusa o Governo de Pedro Passos Coelho …