F-22 Raptor: a joia rara da Força Aérea dos Estados Unidos

O Lockheed Martin F-22 Raptor é uma aeronave que resulta de um projeto que começou em 1981, mas só entrou ao serviço militar em 2007. A última aeronave saiu das linhas de montagem em 2012 e é conhecida pela sua capacidade de domínio no campo de batalha.

O F-22 Raptor foi pensado para ser um caça de superioridade aérea, mas também tem capacidade de ataque ao solo, guerra eletrónica e inteligência de sinal.

Não só é furtivo o suficiente para se esconder do radar inimigo, como também é manobrável o suficiente para dar ao piloto uma vantagem decisiva no combate no ar. O resultado é a melhor aeronave conhecida em serviço até hoje.

A aeronave oferece uma combinação de sistemas de armas inteligentes, velocidades supersónicas, construção em liga de titânio ultra leve e consciência situacional para os pilotos graças à inteligente tecnologia de fusão de sensores.

Para além disso a aeronave carateriza-se por ter grande agilidade, sendo capaz de tolerar manobras bastante rígidas.

Na execução de vários exercícios de teste, a aeronave destacou-se pela positiva, dominando sempre os céus. Durante um exercício no Alasca em 2006, os franceses acharam que tinham contornado o F-22, mas este continua a ser o “dogfighter” mais temível já desenvolvido.

Em verdadeiros campos de batalha, o avião intercetou uma aeronave russa, lançou  bombas na Síria e explodiu ópio no Afeganistão. De várias formas, esta aeronave tem sido útil a nível militar, mas estacionar alguns F-22 numa área específica é uma ação que não é nada fácil devido ao seu porte.

O F-22 permanece em serviço, mas a frota planeada de 750 aeronaves para a Força Aérea dos Estados Unidos foi reduzida para apenas 187, e provavelmente será assim até 2030 com algumas atualizações que deverão ser aplicadas.

O avião foi o primeiro caça a jato de quinta geração do mundo, diz o New Atlas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • O Eurofighter Typhon não é de 5 geração nem tecnologicamente tão avançado. Ele é rápido manobravel e até bem armado mas o seu rcs é muito maior a sua fusão de sensores bem menos avançada e grande parte deles nem radar aesa tem coisa que até os Rafale franceses têm

      • 4, 4.5 ou 5ª geração vai dar ao mesmo…. isso é mais marketing do que mais nada!…
        Boa parte dos Eurofighter já tem radar AESA (e os que não tem é uma questão de tempo/opção do operador)…
        Os últimos Eurofighter’s que vi em Itália tinham radar EASA da Leonardo!
        Se estiverem perto dos Eurofighter, coitados dos F-22…

  1. 4, 4.5 ou 5ª geração vai dar ao mesmo…. isso é mais marketing do que mais nada!…
    Boa parte dos Eurofighter já tem radar AESA (e os que não tem é uma questão de tempo/opção do operador)…
    Os últimos Eurofighter’s que vi em Itália tinham radar EASA da Leonardo!
    Se estiverem perto dos Eurofighter, coitados dos F-22…

    • É mesmo? Não sei não vejo nenhuma vantagem no eurofighter em relação ao f22. Não vejo mais manobravel com melhor radar com melhor avionica com melhores armas e até onde sei é marketing para os 2 pois na prática nenhum foi usado em combate real. Pelo menos até onde sei, é o f22 tem sempre o quesito stealth a favor

      • Ah? Ambos foram usados em combate!!
        A vantagem do Europhiter é o preço – faz praticamente os mesmo que o F-22 e é muito mais barato – por isso é que o F-22 foi descontinuando.
        A capacidade stealth do F-22 não serve para quase nada, pois ainda não tinha sido apresentado oficialmente e já vários equipamentos de radar o conseguiam detectar!

        • Com o devido respeito, mas até que se prove o contrário é tanto marketing as capacidades como a desses ditos radares. O b2 spirit já fez um monte de bombardeamentos e sobrevoou montes de radares e nunca foi detectado e a sua assinatura de radar é ligeiramente inferior que a do f22. E até onde sei não há registos de abate por parte tanto do f22 ou do eurofighter.

          • Não ter sido abatido é muito diferente de não ter sido detectado…
            O F-117 também era “invisível aos radares” (tal como o B-2) e, logo na primeira vez que foi usado em combate a sério (na ex- Jugoslávia), foi abatido por um “simples” míssil terra-ar!…
            en.wikipedia.org/wiki/1999_F-117A_shootdown

RESPONDER

Rio Ave 0 - 2 Sporting | Leão invicto com uma garra no “caneco”

O Sporting registou o 31º jogo consecutivo sem perder na Liga NOS. Na visita ao Rio Ave, os “leões” venceram o Rio Ave por 2-0 e estão muito perto de conquistar o ceptro de campeões …

Taylor's lança vinho do Porto produzido na vindima de 1896 (e custa uma pequena fortuna)

A Taylor's vai lançar um "raro" vinho do Porto produzido na vindima de 1896, na Região Demarcada do Douro, e que tem uma edição limitada de 1.700 decantadores de cristal, embalados numa luxuosa caixa de …

"Este calendário pode ser muito mais perigoso do que finalizar o campeonato"

Dois treinadores de equipas femininas de andebol analisaram a sucessão de jornadas duplas em fins-de-semana consecutivos. Diogo Guerra avisa: "Este calendário é uma irresponsabilidade enorme. Só espero que ninguém se aleije". A primeira divisão nacional feminina …

Mulher dá à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as ecografias

Uma mulher de 25 anos deu à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as várias ecografias realizadas ao longo da gravidez. O caso aconteceu no Mali. Este está a ser considerado um recorde mundial …

Andrea Bocelli dá dois concertos em Coimbra em 25 e 26 de junho

O tenor italiano Andrea Bocelli vai atuar no Estádio Cidade de Coimbra em 25 e 26 de junho, em dois concertos que contam com a participação da fadista Mariza. "Em cumprimento das normas de segurança e …

Califórnia vai ter o maior sistema de armazenamento de energia não hidrelétrica do mundo

A empresa canadiana Hydrostor, que fornece soluções de armazenamento de energia de longa duração, revelou esta semana que irá desenvolver 1.000 MW de CAES na Califórnia, de acordo com um comunicado. O CAES é um tipo …

Seis anos e mil milhões de links depois, cientistas concluem que a Internet está a crescer (e a encolher)

Uma equipa de investigadores analisou mil milhões de links ao longo de seis anos e concluiu que a Internet está tanto a crescer como a encolher. O mundo online está em constante expansão — sempre agregando …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Dinheiro e refeições grátis. A Sérvia vai recompensar os cidadãos que forem vacinados

O Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciou esta quarta-feira que serão pagos 25 euros aos cidadãos já vacinados contra a covid-19 e aos que se vão vacinar até final de maio, uma iniciativa original no …

Ivã, o (não tão) Terrível. Aliado de Putin reescreve história para reabilitar reputação do primeiro czar da Rússia

Segundo um alto funcionário russo, Ivã, o Terrível, não era terrível e a sua reputação de tirano cruel é o resultado de uma campanha de difamação realizada pelo Ocidente no século XVI. Nikolai Patrushev, o poderoso …