F-22 Raptor: a joia rara da Força Aérea dos Estados Unidos

O Lockheed Martin F-22 Raptor é uma aeronave que resulta de um projeto que começou em 1981, mas só entrou ao serviço militar em 2007. A última aeronave saiu das linhas de montagem em 2012 e é conhecida pela sua capacidade de domínio no campo de batalha.

O F-22 Raptor foi pensado para ser um caça de superioridade aérea, mas também tem capacidade de ataque ao solo, guerra eletrónica e inteligência de sinal.

Não só é furtivo o suficiente para se esconder do radar inimigo, como também é manobrável o suficiente para dar ao piloto uma vantagem decisiva no combate no ar. O resultado é a melhor aeronave conhecida em serviço até hoje.

A aeronave oferece uma combinação de sistemas de armas inteligentes, velocidades supersónicas, construção em liga de titânio ultra leve e consciência situacional para os pilotos graças à inteligente tecnologia de fusão de sensores.

Para além disso a aeronave carateriza-se por ter grande agilidade, sendo capaz de tolerar manobras bastante rígidas.

Na execução de vários exercícios de teste, a aeronave destacou-se pela positiva, dominando sempre os céus. Durante um exercício no Alasca em 2006, os franceses acharam que tinham contornado o F-22, mas este continua a ser o “dogfighter” mais temível já desenvolvido.

Em verdadeiros campos de batalha, o avião intercetou uma aeronave russa, lançou  bombas na Síria e explodiu ópio no Afeganistão. De várias formas, esta aeronave tem sido útil a nível militar, mas estacionar alguns F-22 numa área específica é uma ação que não é nada fácil devido ao seu porte.

O F-22 permanece em serviço, mas a frota planeada de 750 aeronaves para a Força Aérea dos Estados Unidos foi reduzida para apenas 187, e provavelmente será assim até 2030 com algumas atualizações que deverão ser aplicadas.

O avião foi o primeiro caça a jato de quinta geração do mundo, diz o New Atlas.

  ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

    • O Eurofighter Typhon não é de 5 geração nem tecnologicamente tão avançado. Ele é rápido manobravel e até bem armado mas o seu rcs é muito maior a sua fusão de sensores bem menos avançada e grande parte deles nem radar aesa tem coisa que até os Rafale franceses têm

      • 4, 4.5 ou 5ª geração vai dar ao mesmo…. isso é mais marketing do que mais nada!…
        Boa parte dos Eurofighter já tem radar AESA (e os que não tem é uma questão de tempo/opção do operador)…
        Os últimos Eurofighter’s que vi em Itália tinham radar EASA da Leonardo!
        Se estiverem perto dos Eurofighter, coitados dos F-22…

            • Que gracinha, EU, TU, ELE ou quem quer que sejas. Fico na dúvida se te hei de responder num baixo numero de dias, como o teu QI ou num elevado numero de dias, como a quantidade de vezes que deves ter repetido a quarta classe…

  1. 4, 4.5 ou 5ª geração vai dar ao mesmo…. isso é mais marketing do que mais nada!…
    Boa parte dos Eurofighter já tem radar AESA (e os que não tem é uma questão de tempo/opção do operador)…
    Os últimos Eurofighter’s que vi em Itália tinham radar EASA da Leonardo!
    Se estiverem perto dos Eurofighter, coitados dos F-22…

    • É mesmo? Não sei não vejo nenhuma vantagem no eurofighter em relação ao f22. Não vejo mais manobravel com melhor radar com melhor avionica com melhores armas e até onde sei é marketing para os 2 pois na prática nenhum foi usado em combate real. Pelo menos até onde sei, é o f22 tem sempre o quesito stealth a favor

      • Ah? Ambos foram usados em combate!!
        A vantagem do Europhiter é o preço – faz praticamente os mesmo que o F-22 e é muito mais barato – por isso é que o F-22 foi descontinuando.
        A capacidade stealth do F-22 não serve para quase nada, pois ainda não tinha sido apresentado oficialmente e já vários equipamentos de radar o conseguiam detectar!

        • Com o devido respeito, mas até que se prove o contrário é tanto marketing as capacidades como a desses ditos radares. O b2 spirit já fez um monte de bombardeamentos e sobrevoou montes de radares e nunca foi detectado e a sua assinatura de radar é ligeiramente inferior que a do f22. E até onde sei não há registos de abate por parte tanto do f22 ou do eurofighter.

          • Não ter sido abatido é muito diferente de não ter sido detectado…
            O F-117 também era “invisível aos radares” (tal como o B-2) e, logo na primeira vez que foi usado em combate a sério (na ex- Jugoslávia), foi abatido por um “simples” míssil terra-ar!…
            en.wikipedia.org/wiki/1999_F-117A_shootdown

RESPONDER

Ai-Da, a robô artista, foi detida no Egito antes da sua mais recente exposição

Ai-Da, a primeira robô artista ultrarrealista do mundo, foi detida pelas autoridades egípcias na alfândega por "questões de segurança". De acordo com o jornal The Guardian, está previsto que Ai-Da apresente o seu último trabalho na …

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …