/

A extrema-direita está de regresso a Portugal. E em força

37

(cv) Sylvia Machado / YouTube

A avaliação das Secretas aponta que a extrema-direita portuguesa continua a aproximar-se das principais tendências europeias.

Segundo o Relatório Anual de Segurança Interna aprovado na quarta-feira pelo Conselho Superior de Segurança Interna, citado pelo Diário de Notícias, os movimentos ligados à extrema-direita voltaram ao ativo e em força em 2017.

Sintoma disso mesmo pode ter sido o incidente deste fim de semana em que dois grupos rivais de motards, sendo que um deles era liderado por Mário Machado, entraram em conflito num restaurante em Loures.

De acordo com a avaliação das Secretas, “a extrema-direita portuguesa continuou a aproximar-se das principais tendências europeias”, na luta pela “reconquista” da “Europa pelos europeus” e que “para além de intensificarem os contactos internacionais, estes extremistas desenvolveram um esforço de convergência dos seus diferentes sectores (identitários, nacional-socialistas, skinheads), no sentido de promoverem, no plano político e metapolítico, os seus objetivos”.

Uma das novidades no panorama nacional foi o nascimento do grupo dos motards “Los Bandidos”, que Mário Machado trouxe para Portugal, históricos rivais dos “Hell Angels”.

Os espiões do SIS acompanharam também de perto, no ano passado, o movimento político “Nova Ordem Social”, também ele criado por Mário Machado.

Assistiu-se a “um reforço da propaganda online e à multiplicação de iniciativas com alguma visibilidade – como concertos, conferências, apresentações de livros e protestos simbólicos – participadas por militantes de diferentes quadrantes”, nota o RASI.

Os espiões sublinham que a “violência permaneceu como um traço marcante da militância de extrema-direita, havendo registo de alguns incidentes, nomeadamente agressões a militantes antifascistas”. Além disso, notam, “no seio do movimento skinhead neonazi, alguns militantes continuaram envolvidos em atividades criminosas extra militância”.

A última grande operação contra este género de organizações aconteceu em novembro de 2016, com a Unidade Nacional de Contraterrorismo da PJ a deter 17 skinheads neonazis que tinham agredido pessoas motivados por racismo, ideologias e xenofobias.

Nenhum ficou em prisão preventiva. Mais de metade dos suspeitos eram novos recrutas – hangarounds e prospects – da fação mais perigosa da organização, os Portugal Hammerskins (PHS).

Pelo menos desde 2014 que as autoridades têm estado atentas às movimentações destes grupos extremistas, tendo em conta a experiência que têm observado noutros países europeus, com o fenómeno migratório a a crise dos refugiados a servir de pretexto à radicalização de discursos.

Só em 2017 foi notado, no entanto, um maior impulso destas organizações.

ZAP //

37 Comments

  1. Cambada de ignorantes que só sabe culpar o “outro” pelos seus problemas. Não têm capacidade de olhar para o seu próprio umbigo.

  2. Se a suposta extrema-direita quer a «reconquista da Europa pelos europeus», como é mencionado no artigo ZAP, parece-me um objetivo nobre, de todo insuscetível de ser posto em causa e, menos ainda, perseguido. Penso também que o SIS deveria preocupar-se com outros, se é que o não faz ainda. Sei de um grupo de pretos e pretas da Guiné-Bissau (e digo pretos e pretas, porque é, tal e qual, a sua cor e, a mim já, me chamaram branco nojento, eu que sou português e pago pontualmente, todos os meses, a carga abissal de impostos com que o Governo onera e inferniza a nossa vida) que vivem em Portugal sem fazerem rigorosamente nada, têm um estilo de vida relativamente folgado, viajam com frequência entre Portugal e Espanha (vá-se lá saber porquê) em luxuosos autocarros, os filhos andam na escola e têm tudo grátis e recebem, todos os meses, prebendas do Governo Português a título de subsídios com nomes diversos (subsídio disto, ajuda daquilo, rendimento de, etc.). Eu nunca discriminei ou persegui quem quer que fosse, falo com africanos, árabes e latino-americanos e convivo com eles sem problema algum, mas uma coisa é certa: a distribuição do pão e o esforço de ganhá-lo têm de ser justos e equitativos e não podem os imigrantes, independentemente da nacionalidade e dos motivos da imigração, pensar que a Europa é o paraíso da “good life” e que só têm arrogantemente direitos. A menos que se queira deitar a Europa ao charco…

    • Nem mais.
      E tentar ligar uma causa justa a criminosos (skinheads, Mário Machado, etc), é manobra consciente de a descredibilizar. Fascistas são quem pretende destruir a cultura ocidental, baixar o nível de vida e prosperidade das pessoas, criar divisões, com o intuito de uniformizar e facilmente domesticar a população (Já repararam nas semelhanças entre o regime nazi, China comunista, Rússia de Estaline, e a União Europeia de Junckers?).
      Felizmente cada vez há mais gente a acordar e a influência dos media corporativistas como este é cada vez menor.

      • Há aqui alguns pontos de vista interessantes e com alguma pertinência… Só é pena que estejam apensos a um grande racista (que diz que não é…) como o Paulo Silva.

      • a mesma pergunt faco-te a ti, a que lado racista te referes, quer ter a habilidade de explicar o so escreves-te pq e fixe hoje em dia chamar racista a qualquer um.

      • Leu o meu primeiro comentário?
        De qualquer forma, refiro-me por exemplo a este excerto:”. Sei de um grupo de pretos e pretas da Guiné-Bissau (e digo pretos e pretas, porque é, tal e qual, a sua cor e, a mim já, me chamaram branco nojento, eu que sou português”

      • O fixe, argumentos, os inuteis grande maioria da esquerda so sabem chamar de racistas aos outros, argumente, diz-me la onde ele nao tem razao?
        Racismo hoje em dia e uma tactia de intimidacao da esquerda para tentar controlar as massas.

        Mais uma vez o fixe argumente e diga-me la onde e que ele e racista?
        Eu digo-te que te considero um inutil por esse tipo de comentario.

    • Epá, está calado. Eu sei onde queres chegar com essa lenga-lenga do “convivo com indivíduos de diferentes etnias”. Convives pois e em algum desses momentos de suposta convivência deste a conhecer as tuas ideologias pró-europeias e xenofóbicas? Não creio.

      Quanto aos pretos que andam em autocarros luxuosos; também tomamos nota de ex-ministros andarem com malas cheias de notas de 500 euros e apartamentos luxuosos comprados com dinheiro emprestado de amigos. Só que são indivíduos de cor branca… Ora bolas… e agora? Que chatice este problema ideológico!

      • Mas que es tu para mandares calar alguem, nao me digas fazes parte da brigada da esquerdalhada populista facista, SJW ou ANTIFA ( Bando de criminosos inuteis que vivem do RSI )

        Obrigado por me ajudares o meu voto vai direitinho para o PNR.

    • Ó “senhor” (e utilizo “senhor” de forma muito lata porque não me merece qualquer respeito. Até tem alguns pontos de vista interessantes mas deita tudo a perder quando se refere a pretos. Ainda tenta defender-se dizendo que eles são mesmo pretos e pretas… Pois é claro que não! O “senhor”, se fôr “branco” (e nojento parece muito aproximado á realidade) não é realmente branco mas rosa. Os pretos, como lhes chama, não são realmente pretos mas castanhos (rosa extremamente escuro). Mas… Se calhar o “senhor” não é racista… É daltónico!
      Nota: Grande maioria dos pretos, como lhe chama, também pagam impostos abissais por isso, você não é mais nem menos que os outros (e, também não se esqueça que também há “brancos” que pouco pagam ou nada…). Então é aqui que vou realmente ofendê-lo (vamos lá ver se isto é publicado…): Um português “normal”, ou seja, sem quaisquer preconceitos a raças (etnias é como se deve chamar) religiões, opções sexuais e escolhas políticas (desde que não ponham em causa o desenrolar normal da democracia e liberdade de escolha), são iguais aos pretos, como lhe chama. Agora os que defendem o contrário (como o “senhor”) estão muitos furos abiaxo… de lixo!
      Você é daqueles que é capaz de dizer: “Eu não sou racista!… Mas preto também não é raça…”

    • No geral, tenho que concordar, mas não será certamente com motoqueiros criminosos que se vai “salvar” a Europa!!
      Se bem que, se eles começarem a atacar as máfias financeiras que sugam os europeus (offshores, banca, FMI, Goldman Suchs, etc, etc), tem todo o meu apoio (e podem usar todos os métodos, incluindo a violência extrema)!!

    • nos sabemos tudo isso.. e quem escreve essas noticias tambem sabe… quando vao buscar o ” papao” extrema direita….. é obvio que tentam esconder o terror que tem sido mantido pela extrema esquerda quer nos desgovernos quer nas instituiçoes que como bem diz oferecem todo e mais um par de botas ao pobresinho imigrante” que normalmenjte tem carro e casa e isençao de pagamentos varios como creches e escolas e provavelmente ate irs… e muitos portugueses normalmente com mais de 60 anos, doentes e sozinhos recebem reformas de 200 e ate menos euros….. afinal quem e mais racista????? quem despresa os pobres e os velhos e ate apoia a eutanasia… e subsidia os estrangeiros , que vem para ca apenas para ganhar residencia e estatuto para irem para inglaterra frança e holanda com cidadania europeia. a estrema esquerda hoje ataca com as costas quentes da lei e a estupidez e a conivencia de jornalistas e oportunistas de varias façoes..( quanto aotermo preto…. nos sabemos que foi durante um tempo um termo depreciativo e que ate se usa para apelidar muitos ditos brancos!!!… no entanto o termo preto agora é usado pelos racistas negros ,para continuar a insultar os europeus!!! e a condiciona los para que nao se oponham ao verdadeiro racismo, representado pela intolerancia odio e falta de principios morais!.. independentemente do problema da cor da pele.

  3. Com a extrema esquerda a condicionar as decisões do governo e a fazer estragos em toda a sociedade, aumentando o fosso entre contribuintes e não-contribuintes, esta notícia poderia ter no título o “tão natural como a sua sede”.

  4. Neo Nazis só usam força fisica e de forma cobarde! Esse otários não se manifestam dentro de bairros de imigrantes! Em vez disso, juntam-se em bando para agredir fisica e verbalmente 1 ou 2 indivíduos só para demonstrar os cobardes que são! Portugal ou a Europa é para quem dá o seu melhor cá dentro. Tanto quanto eu sei, os melhores são pretos, brancos, judeus, ateus, gays, lésbicas, baixos, altos, gordos ou magros… duvido é que haja algum skinhead com cérebro! Não há um único Neo Nazi ou Nazi que se tenha demarcado pelas suas competências (seja em que área)! O Mário Machado é um frustado que mais dia menos dia volta para a cadeia…

  5. Quem não concorda com estes neoliberais fascistas que vivem do poder, são logo apelidamos de extrema direita. Assim estes continuam no poder até dizer basta! Viva a corrupção intitucionalizada e a corrupção.

    • É exactamente isso, Jorge Amaral. Mas parece-me que o engano está a deixar de funcionar, felizmente para as gerações vindouras. A não ser que Angela Merkel e o Papa consigam mesmo destruir a Europa.

  6. Francamente não entendo porque tentam sempre confundir violência com opções políticas. A violência é uma atitude a todos os títulos condenável e própria de quem normalmente deseja ter poder pela força…
    Eu por mim nunca fui adepto de nenhum extremismo, nem de direita nem de esquerda, sempre considerei que no equilíbrio e no meio está a virtude – por isso custa-me a entender esta moda criada em Portugal de que extrema esquerda é coisa que se deve aceitar mas extrema direita é coisa abominável! Eu respeito todas as linhas de pensamento (de esquerda e de direita) e só não admito é violência seja ela de que quadrante for… mesmo a violência ideológica!

  7. A extrema direita é cada vez mais necessária para equilibrar e reverter o peso da enorme fatia de “cidadãos” completamente acríticos e com lavagem cerebral do politicamente correcto. Se esse grupo não for contrabalançado, tudo pelo qual os nossos avós deram o sangue será desfeito, a nossa civilização será destruída e a Europa caminhará rapidamente para uma época de trevas. A extrema direita é necessária para a discussão política. Agora, esse grupo de bandalhos que refere o artigo não tem lugar em nenhuma parte do espectro político.

    • Pois… Mas há aí um pequeno buraco no seu raciocínio: O problema é o que a extrema direita defende… A perda da liberdade. A extrema esquerda, pode não ser perfeita (e não é) mas, ao menos, luta pela liberdade (á maneira deles).

      • Desculpe que lhe diga, mas essa de dizer que a extrema esquerda luta pela liberdade é a piada do século… Só falta dizer que lutam pela democracia! Faça o pequeno exercício de pensar num País do Mundo que tenha política e dirigentes de extrema esquerda (ou que tenha tido noutra altura) e que possa ser por si indicado como exemplo de liberdade!

      • Faltou dizer? É pá!… Esqueci-me! Ainda bem que me lembrou!
        Quanto ao exemplo. Bem… Eu também não disse que a extrema esquerda era perfeita (e não é mesmo!)…
        Mas… Diga-me lá um regime que considere ser de extrema esquerda. Tenho alguma curiosidade…

      • A Coreia do Norte, Cuba e por exemplo a Venezuela (ainda em processo de amadurecimento) são nações onde a verdadeira liberdade existe.
        O seu povo é gentilmente orientado pelos seus grandes líderes para que a nação prospere, basta ver o enorme esforço que os seus líderes colocam em doutrinar o povo, em discursos extenuantes, que só os grandes líderes conseguem ter.
        É por isso que o povo venera os seus grandes líderes, que se sacrificam pelo bem do seu povo. O povo assim pode viver descansado, porque sabe que será orientado tal qual como um rebanho.

      • A pergunta não era para si, mas responde-lhe. Sim. Todos os exemplos forma “baseados” Na tal extrema esquerda… A chatice foi quando o Chavez, O Kim Jong-il (o pai, não o filho, e os seus antecedentes) e o Fidel Castro se esqueceram dos ideais da esquerda e… viraram à direita! Dava mais lucro!!! Mas isto custa muito à “direita”, eu sei…
        O Fidel é o caso mais evidente: Um revolucionário que, quando lhe cheirou a poder e dinheiro virou logo de “direcção”. E foi por isso (uma das razões) que o Che saiu de Cuba. Aquilo já não era Revolução…
        O poder (direita) corrompe… E nem todos os esquerdistas (extremas ou não) não são de ferro! Olhe o exemplo da Zita Seabra. Era do PC e; de repente passa-se para… Onde? Para o PSD! Cheirou-lhe a algo… Pena (para ele) que acabou por chegar a lado algum.
        Agora, os de direita que se passam para a esquerda… Bem… Ou gostam de se enganar ou acham que conseguem enganar outros. Exemplos? Basílio Horta… Ah! José Sócrates!!!

  8. Até D. Quixote fazia um trabalho melhor e mais útil a lutar contra moinhos que estes senhores de extrema-direita a lutar contra os imigrantes como se fosse esse o problema do país. Era bonito de se ver se os cerca de 4% de imigrantes pudéssemos sair do país todos de uma vez só para ver se Portugal deixava de ter corrupção, outros crimes, pobreza, doenças e acidentes… Lá temos nós que levar não só com os baldes de massa e com as caixas de legumes e fruta na agricultura, mas também com as culpas daquilo que está mal no país.

    • Perfeito!!! Isso me lembra meus conhecidos italianos que culpam os imigrantes pela desgraça econômica e social que se abateu na Itália. Nunca tocam no assunto referente aos votos que eles deram para um tal de Berlusconi que, este sim, afundou de vez a Itália.

  9. Aposto que muitos não votaram no PS nas eleições porque o Costa é mulatinho. Só assim se percebe como depois da austeridade toda o PSD voltou a ganhar. O pensamento radical é perigoso e às vezes contagiante quando nos dispomos à mudança.

  10. O que possivelmente muitos ainda não se aperceberam é que os maiores colaboradores dos avanços das extremas-direitas na Europa têm sido precisamente os governantes das últimas décadas que infestaram a Europa sobretudo de islâmicos tornando a vida já em alguns países quase um inferno caso da França que conheço o problema por vivência entre outros, depois se olhar-mos ao nosso caso em particular temos até as extremas-esquerdas comunistas/fascistas apadrinhadas por grande parte de responsáveis políticos e comunicação social como se tivessem sido libertadores do país esquecendo-se o que seria este neste momento caso a comunada tivesse tomado conta disto como esteve quase em 1975, portanto pelo que observo do que se vai passando pela Europa duvido que as extremas-direita não continuem a ganhar adeptos mas que estas terão ser comandadas por dirigentes responsáveis e não certamente por arruaceiros.

  11. Não deixa de ser curioso que o mesmo gajo que faz uma saudação nazi (que defendia a pureza da raça ariana), esteja envolvido com um grupo chamado “Los Bandidos” cujo simbolo é um mexicano com cara mau hehehehe um pouco contraditório não!? enfim…só um promenor!!! Não sei é o que esperam as nossas forças policiais para por estes gajos todos dentro da prisão e só os deixar sair para limpar as nossas florestas e fazer outros trabalhos necessários!!! nazi bom é nazi morto

  12. O melhor destas notícias está sempre nos comentários. Se as ideologias desses criminosos fossem boas teriam gerado sociedades equilibradas e pacificas em vez de guerra.

  13. Esses meninos deviam todos fazer um teste de ADN para ver que não são assim tão Europeus cm pensam!
    E notícias destas só lhes dá mais validade! Porquê lhes dar atenção!??? Não se deve alimentar a ignorância mas sim sabedoria!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.