Guerra de motards deixa PSP em alerta geral com receio de represálias

A extrema violência do ataque levado a cabo por um grupo de motards dos Hells Angels a elementos dos rivais do grupo Los Bandidos, ligados ao ex-skinhead Mário Machado, está a preocupar as autoridades, que temem que haja represálias. Mário Machado deixou no ar a ideia de uma possível vingança.

A Unidade Nacional de Contra-Terrorismo da Polícia Judiciária está a investigar a rixa entre facções motards rivais que ocorreu no passado sábado, num restaurante no Prior Velho, em Loures, e que fez seis feridos, três dos quais com gravidade.

Cerca de duas dezenas de elementos do grupo Hells Angels atacaram, com paus e facas, os membros dos Red & Gold, grupo português ligado ao clube internacional Los Bandidos e a Mário Machado, conhecido como dirigente da Frente Nacional e antigo líder dos skinheads portugueses.

Os suspeitos do ataque continuam fugidos, mas já terão sido identificados pelas autoridades. O jornal Expresso adianta que são de Portugal e do norte da Europa. E o Correio da Manhã acrescenta que “serão de Lisboa e Algarve, apoiados por alemães”.

O que é certo é que as autoridades temem que haja represálias do grupo ligado a Mário Machado, como constata o Expresso.

Mário Machado chegou ao restaurante onde tudo aconteceu já depois da polícia, mas quis vincar a ideia de que os Red & Gold podem ripostar. Quando saiu do espaço comercial, fez questão de mostrar às câmaras televisivas que se encontravam no local a camisola dos Red & Gold, fazendo depois um gesto no pescoço, que pode ser interpretado como uma ameaça.

Ele ainda garantiu aos jornalistas que nada o vai demover dos seus “objectivos”. “Agora vamos para intervalo. Desta festa, vocês com certeza vão ter muito para falar no futuro”, notou ainda Mário Machado, como é patente num vídeo da CMTV partilhado na página do Facebook dos Red & Gold, onde se destaca ainda “Mantenham a calma, estamos aqui para ficar”.

As autoridades estão “em alerta geral”, assegura o jornal, frisando que a polícia tem em marcha um dispositivo de “vigilância máxima para tentar evitar uma previsível vingança” dos Red & Gold.

Os Hells Angels e Los Bandidos têm uma rivalidade antiga, que é visível em vários países do mundo, com incidentes de violência.

Mas esta rixa ocorrida em Loures, pode estar mais relacionada com desaguisados passados entre os Hells Angels e Mário Machado. O Correio da Manhã refere que os Hells Angels “já tiveram ‘negócios’ com Mário Machado” e que haverá “quezílias antigas (com tentativas de homicídio a tiro)” por resolver.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

FBI diz ter encontrado corpo em parque natural que "será de Gabby Petito"

Este domingo foi encontrado um corpo no parque nacional de Wyoming, nos Estados Unidos, que corresponde ao da jovem Gabrielle Petito, que se encontrava desaparecida, anunciou a polícia federal norte-americana (FBI). Gabby Petito, de 22 anos, …