A extrema violência do ataque levado a cabo por um grupo de motards dos Hells Angels a elementos dos rivais do grupo Los Bandidos, ligados ao ex-skinhead Mário Machado, está a preocupar as autoridades, que temem que haja represálias. Mário Machado deixou no ar a ideia de uma possível vingança.
A Unidade Nacional de Contra-Terrorismo da Polícia Judiciária está a investigar a rixa entre facções motards rivais que ocorreu no passado sábado, num restaurante no Prior Velho, em Loures, e que fez seis feridos, três dos quais com gravidade.
Cerca de duas dezenas de elementos do grupo Hells Angels atacaram, com paus e facas, os membros dos Red & Gold, grupo português ligado ao clube internacional Los Bandidos e a Mário Machado, conhecido como dirigente da Frente Nacional e antigo líder dos skinheads portugueses.
Os suspeitos do ataque continuam fugidos, mas já terão sido identificados pelas autoridades. O jornal Expresso adianta que são de Portugal e do norte da Europa. E o Correio da Manhã acrescenta que “serão de Lisboa e Algarve, apoiados por alemães”.
O que é certo é que as autoridades temem que haja represálias do grupo ligado a Mário Machado, como constata o Expresso.
Mário Machado chegou ao restaurante onde tudo aconteceu já depois da polícia, mas quis vincar a ideia de que os Red & Gold podem ripostar. Quando saiu do espaço comercial, fez questão de mostrar às câmaras televisivas que se encontravam no local a camisola dos Red & Gold, fazendo depois um gesto no pescoço, que pode ser interpretado como uma ameaça.
Ele ainda garantiu aos jornalistas que nada o vai demover dos seus “objectivos”. “Agora vamos para intervalo. Desta festa, vocês com certeza vão ter muito para falar no futuro”, notou ainda Mário Machado, como é patente num vídeo da CMTV partilhado na página do Facebook dos Red & Gold, onde se destaca ainda “Mantenham a calma, estamos aqui para ficar”.
As autoridades estão “em alerta geral”, assegura o jornal, frisando que a polícia tem em marcha um dispositivo de “vigilância máxima para tentar evitar uma previsível vingança” dos Red & Gold.
Os Hells Angels e Los Bandidos têm uma rivalidade antiga, que é visível em vários países do mundo, com incidentes de violência.
Mas esta rixa ocorrida em Loures, pode estar mais relacionada com desaguisados passados entre os Hells Angels e Mário Machado. O Correio da Manhã refere que os Hells Angels “já tiveram ‘negócios’ com Mário Machado” e que haverá “quezílias antigas (com tentativas de homicídio a tiro)” por resolver.
Podiam entre eles combinar um sítio e encontrarem-se todos lá para evitar os locais frequentados pelos comuns.
Isso. E podem matar-se todos lá, já agora. Não fazem falta nenhuma a sociedade, estes bandalhos.