Não há volta a dar. Rui Pinto vai mesmo ser extraditado para Portugal

cv (YouTube)

O recurso da defesa de Rui Pinto para tentar evitar a extradição para Portugal foi rejeitado pelo tribunal húngaro. Nos próximos dias, o hacker será encaminhado para uma prisão portuguesa.

Condenado pelas denúncias do Football Leaks, Rui Pinto já não tem volta a dar e será mesmo extraditado para Portugal, após decisão, esta quinta-feira, do tribunal húngaro. O hacker português é acusado de seis crimes pelas autoridades portugueses: dois de acesso ilegítimo, dois de violação de segredo, um de ofensa a pessoa coletiva e ainda uma tentativa de extorsão.

Rui Pinto tentou evitar a extradição para Portugal, dizendo que tem a “cabeça a prémio” e que recebeu várias ameaças de morte por parte de adeptos. O hacker teme ainda que a justiça portuguesa seja parcial.

As suas preocupações foram também, de certa forma, partilhadas pela justiça europeia. A Eurojust, o organismo da União Europeia que promove a luta contra a criminalidade organizada, teme que Portugal destrua os documentos do hacker.

As autoridades portuguesas nunca me tentaram contactar. Sabem a minha morada registada em Portugal, o meu número de telemóvel, mas nunca me enviaram uma carta. Peço à juíza que não me envie para Portugal. É uma questão de vida ou de morte“, apelou Rui Pinto.

Enquanto por cá, Rui Pinto é acusado de seis crimes, na imprensa internacional discute-se se, na verdade, o português é um criminoso ou um whistleblower — aquele que leva ao conhecimento de uma autoridade, informações relevantes sobre um ato ilícito ou criminal.

O pirata informático tem também colaborado com a justiça francesa, entregando mais de 12 milhões de ficheiros, utilizados como prova em casos de fraude fiscal.

O DN avança que a sentença de extraditar Rui Pinto para Portugal abrange igualmente os equipamentos eletrónicos que lhe foram apreendidos. Equipamentos que foram usados para obter acesso aos sistemas informáticos do Sporting CP e do fundo de investimento Doyen Sports.

Depois do tribunal ter rejeitado a prisão preventiva do hacker, no dia 13 de fevereiro, o responsável pela Football Leaks está em prisão domiciliária desde então. A sua extradição para Portugal deverá ser finalizada nos próximos dias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …