Justiça europeia teme que Portugal destrua documentos do hacker Rui Pinto

(dr)

O hacker Rui Pinto, alegado autor do blogue Football Leaks e do roubo dos emails do Benfica

O “Futebol Leaks” foi o tema central da reunião do Eurojust, o organismo da União Europeia que promove a luta contra a criminalidade organizada, que decorreu em Haia, na Holanda, com a presença de 10 procuradores de vários países. E do encontro saiu a divergência entre Portugal e outros Estados quanto aos dados divulgados pelo hacker Rui Pinto.

A revista alemã Der Spiegel dá conta de detalhes sobre essa reunião, apontando que no encontro do Eurojust ficaram bem evidentes os “interesses antagónicos” entre Portugal e outros Estados europeus relativamente à forma como agir com os documentos do “Futebol Leaks”.

Rui Pinto, conhecido porhacker do Benfica” por ser suspeito de ter acedido a emails confidenciais do clube, foi o denunciante do caso que revela documentos que indiciam a prática de diversos crimes financeiros no mundo do futebol, incluindo lavagem de dinheiro e fraude fiscal.

O jovem português que vive na Hungria está já a colaborar com as autoridades francesas, tendo cedido “cerca de doze milhões de documentos“, como nota o Der Spiegel. Mas as autoridades deste país temem que a Justiça portuguesa possa complicar as investigações, no âmbito das acusações de que Rui Pinto é alvo no seu país natal.

A Justiça portuguesa quer extraditar Rui Pinto para o julgar por tentativa de extorsão e cibercrime e os franceses receiam que isso venha a resultar na destruição de documentos importantes que o hacker ainda tem na sua posse.

O mesmo receio se estende a outros países interessados em investigarem os crimes expostos pelo “Football Leaks”, nomeadamente a Bélgica que tem sido afectada por “casos de corrupção e casos de fraude em jogos de apostas”, como destaca a Der Spiegel.

Numa entrevista recente, Rui Pinto acusou Portugal de “sabotar” as investigações do “Football Leaks” por medo.

A Der Spiegel constata que a reunião do Eurojust deixou claro que apesar de vivermos “numa Europa unida”, é “difícil” proceder a um “trabalho de investigação internacional”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

CDS quer estatuto de benefícios fiscais para o interior

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, disse hoje em Viseu que o interior deve ter um estatuto de benefícios fiscais, com reduções no IRS, no IRC ou nas portagens. "Temos uma proposta muito forte para o …

Jerónimo responde com sorriso à tese do voto útil do Bloco

O Bloco diz que o voto útil é no BE, contra a maioria absoluta. Jerónimo de Sousa, questionado sobre o que pensa da afirmação de Catarina Martins, respondeu: "Não acho nem deixo de achar. O …

No seu primeiro encontro, Boris dirá a Juncker que não vai adiar novamente o Brexit

Naquela que será a primeira vez que Boris Jonhson e Jean-Claude Juncker se encontram, o primeiro-ministro britânico vai defender que o Reino Unido não está preparado para adiar mais uma vez o Brexit. Boris Johnson prepara-se …

Ataques com drones paralisam metade da produção saudita. Preço do petróleo sobe mais de 10%

Os ataques deste sábado às instalações petrolíferas na Arábia Saudita paralisaram metade de produção de petróleo do país que é um dos maiores produtores a nível mundial. Segundo a Saudi Aramco, os dez drones explosivos, que …

Conceição deu raspanete a Nakajima, mas admite que complicou o jogo

O FC Porto venceu o Portimonense por 2-3, num golo marcado no último lance do jogo. No apito final, havia motivos para festejos, mas os ânimos aqueceram entre Conceição e Nakajima. Depois de estar a vencer …

Águas passadas ainda movem moinhos. Rui Rio e Catarina Martins atacam com fantasmas da troika e do PREC

No debate deste domingo, não houve tema em que Rui Rio e Catarina Martins estivessem de acordo. Os líderes do PSD e do BE aproveitaram todos os temas para mostrar as diferenças que separam os …

Vinte anos depois, surgem regras de lares para crianças em perigo

A Lei de Proteção de Crianças e Jovens foi aprovada em 1999. Desde então, um diploma para definir o papel das casas de acolhimento era aguardado. Existe agora, 20 anos depois, um projeto, mas se …

Este caranguejo usa os dentes que tem no estômago para "rosnar" aos inimigos

Os caranguejos-fantasmas usam os dentes que têm na região gástrica para "rosnar" aos seus inimigos quando se sentem ameaçados. Geralmente, quando o nosso estômago faz barulho é sinal de que estamos com fome. Pois bem, de …

Rei de Espanha inicia ronda de consultas para tentar evitar novas eleições

Felipe VI vai receber 15 líderes partidários por ordem da sua representação parlamentar, terminando na terça-feira, ao fim da tarde, com o secretário-geral do PSOE e atual chefe do Governo de gestão. Depois de ver os …

Costa venceu os debates, mas PS cai nas sondagens (e PSD ainda está longe)

Uma nova sondagem para o Jornal de Notícias e TSF mostra o Partido Socialista na frente com 39,2% das intenções de voto, ainda fora de terreno de maioria absoluta, mas mantém a distância para …