Justiça europeia teme que Portugal destrua documentos do hacker Rui Pinto

(dr)

O hacker Rui Pinto, alegado autor do blogue Football Leaks e do roubo dos emails do Benfica

O “Futebol Leaks” foi o tema central da reunião do Eurojust, o organismo da União Europeia que promove a luta contra a criminalidade organizada, que decorreu em Haia, na Holanda, com a presença de 10 procuradores de vários países. E do encontro saiu a divergência entre Portugal e outros Estados quanto aos dados divulgados pelo hacker Rui Pinto.

A revista alemã Der Spiegel dá conta de detalhes sobre essa reunião, apontando que no encontro do Eurojust ficaram bem evidentes os “interesses antagónicos” entre Portugal e outros Estados europeus relativamente à forma como agir com os documentos do “Futebol Leaks”.

Rui Pinto, conhecido porhacker do Benfica” por ser suspeito de ter acedido a emails confidenciais do clube, foi o denunciante do caso que revela documentos que indiciam a prática de diversos crimes financeiros no mundo do futebol, incluindo lavagem de dinheiro e fraude fiscal.

O jovem português que vive na Hungria está já a colaborar com as autoridades francesas, tendo cedido “cerca de doze milhões de documentos“, como nota o Der Spiegel. Mas as autoridades deste país temem que a Justiça portuguesa possa complicar as investigações, no âmbito das acusações de que Rui Pinto é alvo no seu país natal.

A Justiça portuguesa quer extraditar Rui Pinto para o julgar por tentativa de extorsão e cibercrime e os franceses receiam que isso venha a resultar na destruição de documentos importantes que o hacker ainda tem na sua posse.

O mesmo receio se estende a outros países interessados em investigarem os crimes expostos pelo “Football Leaks”, nomeadamente a Bélgica que tem sido afectada por “casos de corrupção e casos de fraude em jogos de apostas”, como destaca a Der Spiegel.

Numa entrevista recente, Rui Pinto acusou Portugal de “sabotar” as investigações do “Football Leaks” por medo.

A Der Spiegel constata que a reunião do Eurojust deixou claro que apesar de vivermos “numa Europa unida”, é “difícil” proceder a um “trabalho de investigação internacional”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

17 de junho: Dois anos depois do "holocausto" que assolou Portugal

O incêndio que deflagrou há dois anos em Pedrógão Grande e que alastrou a concelhos vizinhos provocou a morte de 66 pessoas e 253 feridos, sete dos quais graves, e destruiu cerca de meio milhar …

Bilhetes de avião podem ficar 10% mais caros devido a novo imposto

Um novo imposto sobre as emissões de dióxido de carbono na aviação pode fazer com que os bilhetes fiquem 10% mais caros. A subida rondaria os 24 euros no preço médio das viagens. Os bilhetes de …

CEO do BCP defende taxa sobre transações financeiras para pagar Novo Banco

O CEO do Millennium BCP, Miguel Maya, defendeu a criação de taxas sobre transações financeiras sobre contribuintes portugueses como uma alternativa ao mecanismo de capital contingente para pagar o Novo Banco. Entre as contribuições para o …

Totti deixa Roma. "Chegou o dia que eu esperava que nunca chegasse"

O diretor técnico da Roma anunciou que vai deixar o cargo, por as suas opiniões não terem sido consideradas na escolha do novo treinador da equipa de futebol, o português Paulo Fonseca. "Chegou o dia que …

Bruges limita turismo "para não se tornar uma Disneylândia"

Burges, na Bélgica, é a mais recente cidade europeia a impor limites ao turismo para que "não se torne a Disneylândia". Dirk De Fauw, presidente da câmara local, anunciou em declarações ao jornal Het Nieuwsblad que …

Hospital Santa Maria abre inquérito a morte de Ruben Carvalho

A administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte decidiu abrir um processo de inquérito na sequência de notícias sobre eventual negligência hospitalar no internamento do histórico dirigente do PCP. Fonte oficial do Centro Hospitalar, que integra o …

Nós, Cidadãos! convida Aliança para coligação. Partido de Santana ainda está "a examinar"

O partido Nós, Cidadãos! desafiou a Aliança para uma coligação eleitoral “ao centro”, mas fonte oficial da força política liderada por Santana Lopes esclareceu que ainda está “a examinar”. O presidente do Nós, Cidadãos!, Mendo Castro Henriques, confirmou à …

Benfica desmente negociações com Atlético de Madrid por João Félix

O Benfica desmentiu, em nota divulgada esta segunda-feira, todas as notícias que dão conta de uma transferência iminente de João Félix para o Atlético de Madrid. João Félix tem feito capa em vários jornais espanhóis, que insistem …

Não havia tantos pré-avisos de greve desde o tempo da troika

Nas próximas semanas, são poucos os dias úteis que não têm pelo menos uma greve. Se o ritmo se mantiver, este será o ano da legislatura com mais pré-avisos. Dos hospitais aos tribunais, passando pelos transportes …

“Maré vermelha” interdita banhos em várias praias do Algarve

As praias entre a Ilha do Farol e Vilamoura, no Algarve, estão interditadas a banhos devido a uma concentração de uma alga marinha que pode ser perigosa para a saúde. As praias algarvias entre a Ilha …