Justiça europeia teme que Portugal destrua documentos do hacker Rui Pinto

(dr)

O hacker Rui Pinto, alegado autor do blogue Football Leaks e do roubo dos emails do Benfica

O “Futebol Leaks” foi o tema central da reunião do Eurojust, o organismo da União Europeia que promove a luta contra a criminalidade organizada, que decorreu em Haia, na Holanda, com a presença de 10 procuradores de vários países. E do encontro saiu a divergência entre Portugal e outros Estados quanto aos dados divulgados pelo hacker Rui Pinto.

A revista alemã Der Spiegel dá conta de detalhes sobre essa reunião, apontando que no encontro do Eurojust ficaram bem evidentes os “interesses antagónicos” entre Portugal e outros Estados europeus relativamente à forma como agir com os documentos do “Futebol Leaks”.

Rui Pinto, conhecido porhacker do Benfica” por ser suspeito de ter acedido a emails confidenciais do clube, foi o denunciante do caso que revela documentos que indiciam a prática de diversos crimes financeiros no mundo do futebol, incluindo lavagem de dinheiro e fraude fiscal.

O jovem português que vive na Hungria está já a colaborar com as autoridades francesas, tendo cedido “cerca de doze milhões de documentos“, como nota o Der Spiegel. Mas as autoridades deste país temem que a Justiça portuguesa possa complicar as investigações, no âmbito das acusações de que Rui Pinto é alvo no seu país natal.

A Justiça portuguesa quer extraditar Rui Pinto para o julgar por tentativa de extorsão e cibercrime e os franceses receiam que isso venha a resultar na destruição de documentos importantes que o hacker ainda tem na sua posse.

O mesmo receio se estende a outros países interessados em investigarem os crimes expostos pelo “Football Leaks”, nomeadamente a Bélgica que tem sido afectada por “casos de corrupção e casos de fraude em jogos de apostas”, como destaca a Der Spiegel.

Numa entrevista recente, Rui Pinto acusou Portugal de “sabotar” as investigações do “Football Leaks” por medo.

A Der Spiegel constata que a reunião do Eurojust deixou claro que apesar de vivermos “numa Europa unida”, é “difícil” proceder a um “trabalho de investigação internacional”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …