Exportações aumentam 5,8% e importações 3,6% no 3.º trimestre

SXC

foto: sxc

foto: sxc

As exportações portuguesas aumentaram 5,8% e as importações subiram 3,6% no terceiro trimestre, face ao mesmo período de 2012, tendo o défice da balança comercial recuado 137,3 milhões de euros, divulgou hoje o INE.

Segundo os dados do comércio internacional (total do comércio intra e extra-União Europeia) de bens do Instituto Nacional de Estatística (INE), esta evolução traduziu-se num aumento da taxa de cobertura de 1,6 pontos percentuais (p.p.), para 81,3%, no terceiro trimestre.

No conjunto dos três primeiros trimestres de 2013, e relativamente ao mesmo período do ano anterior, as exportações aumentaram 4,0% e as importações registaram uma variação nula, determinando uma taxa de cobertura de 84,1%.

Já considerando apenas o mês de setembro deste ano, e face ao mês homólogo de 2012, as exportações de bens aumentaram 9,8% e as importações de bens 3,7% (respetivamente -0,5% e -3,8% em agosto de 2013).

De acordo com o INE, o aumento das exportações em setembro foi “devido à evolução quer do comércio intra-UE quer do extra-UE” e refletiu acréscimos na quase totalidade dos grupos de produtos, com destaque para os combustíveis minerais.

Quanto às importações, aumentaram 3,7% face a setembro de 2012, pois o acréscimo no comércio intra-UE (em quase todos os grupos de produtos, mas sobretudo nos veículos e outro material de transporte, metais comuns e produtos químicos) “mais que compensou” a redução do comércio extra-UE (fundamentalmente dos combustíveis minerais).

Analisando as variações mensais, em setembro as exportações aumentaram 18,7% face a agosto, em resultado principalmente da evolução do comércio intra-UE e as importações aumentaram 14,4%.

Segundo nota o INE, “no mês de setembro o comércio internacional regista tradicionalmente acréscimos face ao mês anterior, devido à paragem de laboração de algumas empresas no período de férias (agosto)”.

Considerando apenas o comércio intra-UE, no terceiro trimestre as exportações aumentaram 6,0% e as importações 6,1%, face ao período homólogo de 2012, a que corresponde um défice de 2.019,7 milhões de euros e uma taxa de cobertura de 80,0%.

Em setembro, as exportações aumentaram 6,8% face ao mesmo mês de 2012, enquanto as importações aumentaram 6,3%.

Em relação ao mês anterior, as exportações aumentaram 25,7% em setembro de 2013 e as importações aumentaram 20,6%.

No que respeita ao comércio extra-UE, no terceiro trimestre e face ao período homólogo de 2012, as exportações aumentaram 5,4% e as importações diminuíram 1,9%, a que correspondeu um défice de 644 milhões de euros e uma taxa de cobertura de 84,6%.

Excluindo os combustíveis e lubrificantes, as exportações aumentaram 6,0% e as importações diminuíram 4,0%, face ao período homólogo.

O saldo da balança comercial, com exclusão deste tipo de produtos, atingiu um excedente de 1.219,2 milhões de euros, a que correspondeu uma taxa de cobertura de 170,3%.

Considerando apenas o mês de setembro, as exportações para os países terceiros aumentaram 17,6% face a setembro de 2012 e as importações diminuíram 2,2%, tendo evoluído 4,8% e 1,3%, respetivamente, face a agosto.

Numa análise por grandes categorias económicas, no terceiro trimestre destacam-se os acréscimos homólogos nas exportações de combustíveis e lubrificantes (+29,7%), bens de consumo (+7,1%) e máquinas e outros bens de capital e seus acessórios (+5,8%).

No mesmo período, salientam-se os aumentos nas importações de produtos alimentares e bebidas (+5,3%), combustíveis e lubrificantes (+4,6%) e máquinas, outros bens de capital e seus acessórios (+4,5%).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em Miami e Nova Iorque, os polícias ajoelharam-se por George Floyd

Em Miami e em Nova Iorque, alguns agentes da autoridade juntaram-se aos manifestantes por breves momentos, para mostrar o seu respeito pela memória de George Floyd. Nos Estados Unidos, os protestos pela morte de George Floyd …

A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta. Nos anos 70, vários cientistas …

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …

Depois das máscaras e do gel, procura por acrílico dispara

À semelhança do que aconteceu com as máscaras de proteção e com o álcool-gel, a procura mundial por acrílico está a aumentar. Primeiro foram as máscaras e o desinfetante em gel, mas agora há um novo …