/

Explosão em mercado de fogo de artifício causa 36 mortos no México

Pelo menos 36 pessoas morreram, registando-se ainda dezenas de feridos em várias explosões ocorridas na terça-feira, num mercado de pirotecnia na cidade de Tutelpec, no Estado do México.

O incidente ocorreu minutos antes das 15:00 locais (21:00 em Lisboa), no mercado de pirotecnia de San Pablito, e vários elementos da Proteção Civil, dos bombeiros e agentes federais estiveram combater o incêndio, adianta a agência espanhola Efe.

Segundo os media mexicanos, no espaço estariam pelo menos 300 toneladas de fogo de artifício no momento em que ocorreu a explosão.

Em declarações à Milenio Televisión, Alejandro Gómez, procurador do Estado do México, explicou que 31 pessoas morreram no local e cinco morreram nos hospitais.

O secretário do Governo do Estado do México, José Manzur, disse à mesma estação de televisão que as explosões causaram 72 feridos – 37 homens, 25 mulheres e dez menores -, que foram transportados para hospitais próximos.

Tultepec é uma localidade situada a cerca de 40 quilómetros da capital do país, a Cidade do México. A explosão no mercado destruiu 290 dos 300 negócios que se encontravam no local, considerado um dos centros nacionais da pirotecnia.

O presidente mexicano, Enrique Pena Nieto, enviou, através do ‘Twitter’, as condolências às “famílias dos que morreram neste acidente” e desejou uma rápida recuperação aos feridos.

Várias equipas de investigadores já estão no mercado de San Pablito a investigar a origem da explosão, mas as causas deste acidente ainda são desconhecidas.

O diretor dos serviços de emergência de Tultepec, Isidro Sanchez, denunciou à televisão mexicana que a falta de “medidas de segurança adequadas” terá estado na origem da explosão.

Este é o terceiro acidente que acontece neste município, nos últimos dez anos.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.