Exército norte-americano está a comprar dados de localização de uma app para muçulmanos

Os militares norte-americanos estão as rastrear pessoas de todo o mundo, comprando dados de localização registados por certas aplicações para smartphones.

O ramo de contraterrorismo, contra-insurgência e reconhecimento especial do Exército dos Estados Unidos está a reunir dados de localização da aplicação Muslim Pro, de acordo com o Motherboard, da revista Vice.

A Muslim Pro terá vendido dados de localização dos seus utilizadores às forças armadas norte-americanas, o que levanta questões sobre a vigilância do Pentágono no Oriente Médio. Os downloads da aplicação, especialmente desenhada para a comunidade muçulmana, já atingiram os 98 milhões em todo o mundo.

Com base em registos públicos, entrevistas e análises técnicas, a investigação concluiu que algumas empresas obtêm dados de localização de aplicações quando os anunciantes pagam para inserir os anúncios nas sessões de navegação das pessoas.

O Motherboard escreve que alguns criadores de aplicações podem nem saber que estão a fornecer este tipo de dados aos militares. O Comando de Operações Especiais dos EUA (USSOCOM) compra dados da Babel Street, que também fornece serviços para a polícia norte-americana.

Os militares confirmaram que estão a reunir e a utilizar os dados de localização dos utilizadores da aplicação, que, segundo a reportagem, não será a única a fornecer dados civis – entre elas estão também apps de encontro para o público muçulmano, meteorologia e apps da popular rede de anúncios Craigslist.

“O nosso acesso ao software é usado para dar suporte aos requisitos de missão das Forças de Operações Especiais no exterior”, esclareceu o Comandante da Marinha Tim Hawkins, em declarações ao Motherboard.

Cumprimos estritamente os procedimentos e políticas estabelecidos para proteger a privacidade, as liberdades civis, os direitos constitucionais e legais dos cidadãos norte-americanos”, sublinhou o responsável.

Uma das empresas envolvidas na venda dos dados de localização, a X-Mode, disse ao Motherboard que rastreia 25 milhões de dispositivos dentro dos Estados Unidos todos os meses e 40 milhões em outros lugares – incluindo na União Europeia, América Latina e na região da Ásia-Pacífico.

“A X-Mode licencia o seu painel de dados para um pequeno número de empresas de tecnologia que podem trabalhar com serviços militares do Governo, mas o nosso trabalho é internacional e focado principalmente em três casos de uso: contraterrorismo, cibersegurança e a previsão de futuros focos de covid-19″, justificou a empresa à revista.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ação liderada por Ana Gomes reclama indemnização de 400 milhões à Mastercard

Uma associação de defesa de consumidores liderada por Ana Gomes, candidata à Presidência da República, entregou no Tribunal da Concorrência uma ação popular que visa indemnizar todos os consumidores portugueses por práticas lesivas da Mastercard, …

Prémio para profissionais de saúde. Dias de isolamento e doença também contam para receber compensação

O prémio de desempenho para profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que trabalharam no combate à covid-19 na primeira vaga da pandemia foi publicado esta sexta-feira em Diário da República. "O diploma vem …

Injeção no Novo Banco sem Retificativo? Especialistas levantam dúvidas

O Governo diz conseguir fazer a injeção no Novo Banco sem recurso a um Orçamento Retificativo no próximo ano, mas especialistas em finanças públicas consultados pelo ECO duvidam. Tanto António Costa como João Leão dizem que …

Tudo pronto para Marcelo anunciar recandidatura. Mas recolha de assinaturas está a ser dificultada

Marcelo Rebelo de Sousa já tem o discurso escrito e o local escolhido, mas é improvável que o anúncio da recandidatura avance esta semana. De acordo com o Público, Marcelo Rebelo de Sousa está preparado para …

Biden vai pedir aos norte-americanos 100 dias com máscara (e convida Fauci para a sua equipa)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta quinta-feira que vai pedir aos americanos para usarem máscaras faciais durante 100 dias para ajudar a reduzir a disseminação de covid-19 no país. "Vou pedir às …

PSD ataca o Congresso, PCP as Festas Nicolinas. Tudo pelo cumprimento das regras anticovid

Esta quinta-feira, o PSD e o PCP trocaram farpas sobre o cumprimento das regras impostas pela pandemia no Congresso dos comunistas e nas Festas Nicolinas de Guimarães. João Oliveira, líder parlamentar do PCP, defendeu a opção …

"Um péssimo orçamento". Teodora Cardoso arrasa OE2021 e realça "os estragos" que provoca

A antiga presidente do Conselho das Finanças Públicas, Teodora Cardoso, critica duramente o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) aprovado no Parlamento, considerando que é "péssimo" e apontando "os riscos" que acarreta. "Este é, a todos …

Vacina da Moderna confere imunidade de pelo menos três meses

Um novo estudo publicado esta quinta- feira, mostra que a vacina da Moderna contra a covid-19, que recentemente demonstrou ter 94 por cento de eficácia, faz com que o sistema imunológico humano produza anticorpos que …

Ljubomir Stanisic acusado de corromper polícia com garrafas para furar confinamento

O chef Ljubomir Stanisic, um dos empresários da restauração que esteve em greve de fome durante sete dias, está a ser acusado pelo Ministério Público (MP) de ter corrompido um agente da PSP para poder …

TAP vai suspender acordo de empresa. BE chama Pedro Nuno Santos ao Parlamento

O acordo de empresa assinado entre a TAP e o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai ser suspenso, segundo avança o jornal Público. Bloco de Esquerda chama Pedro Nuno Santos …