Exército norte-americano está a comprar dados de localização de uma app para muçulmanos

Os militares norte-americanos estão as rastrear pessoas de todo o mundo, comprando dados de localização registados por certas aplicações para smartphones.

O ramo de contraterrorismo, contra-insurgência e reconhecimento especial do Exército dos Estados Unidos está a reunir dados de localização da aplicação Muslim Pro, de acordo com o Motherboard, da revista Vice.

A Muslim Pro terá vendido dados de localização dos seus utilizadores às forças armadas norte-americanas, o que levanta questões sobre a vigilância do Pentágono no Oriente Médio. Os downloads da aplicação, especialmente desenhada para a comunidade muçulmana, já atingiram os 98 milhões em todo o mundo.

Com base em registos públicos, entrevistas e análises técnicas, a investigação concluiu que algumas empresas obtêm dados de localização de aplicações quando os anunciantes pagam para inserir os anúncios nas sessões de navegação das pessoas.

O Motherboard escreve que alguns criadores de aplicações podem nem saber que estão a fornecer este tipo de dados aos militares. O Comando de Operações Especiais dos EUA (USSOCOM) compra dados da Babel Street, que também fornece serviços para a polícia norte-americana.

Os militares confirmaram que estão a reunir e a utilizar os dados de localização dos utilizadores da aplicação, que, segundo a reportagem, não será a única a fornecer dados civis – entre elas estão também apps de encontro para o público muçulmano, meteorologia e apps da popular rede de anúncios Craigslist.

“O nosso acesso ao software é usado para dar suporte aos requisitos de missão das Forças de Operações Especiais no exterior”, esclareceu o Comandante da Marinha Tim Hawkins, em declarações ao Motherboard.

Cumprimos estritamente os procedimentos e políticas estabelecidos para proteger a privacidade, as liberdades civis, os direitos constitucionais e legais dos cidadãos norte-americanos”, sublinhou o responsável.

Uma das empresas envolvidas na venda dos dados de localização, a X-Mode, disse ao Motherboard que rastreia 25 milhões de dispositivos dentro dos Estados Unidos todos os meses e 40 milhões em outros lugares – incluindo na União Europeia, América Latina e na região da Ásia-Pacífico.

“A X-Mode licencia o seu painel de dados para um pequeno número de empresas de tecnologia que podem trabalhar com serviços militares do Governo, mas o nosso trabalho é internacional e focado principalmente em três casos de uso: contraterrorismo, cibersegurança e a previsão de futuros focos de covid-19″, justificou a empresa à revista.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quem pode suceder a Solskjaer no United? Conte está em cima da mesa, mas CR7 quer Zidane

A onda de maus resultados do United têm posto em causa o técnico Ole Gunner Solskjaer. Conte está interessado, mas Ronaldo quer voltar a ser orientado por Zinedine Zidane. Os recentes maus resultados do Manchester United …

Há 42 anos, andámos "À Boleia pela Galáxia" - e descobrimos a resposta para a vida, o universo e tudo mais

Assinalam-se este mês os 42 anos da série de livros de ficção científica de Douglas Adams. Mais de quatro décadas depois, a história excêntrica continua relevante e a atrair fãs. Muitos filósofos questionaram-se durante séculos sobre …

F.C. Porto 1-0 Milan | Dragão em fúria banaliza italianos

A fúria do Dragão. O relógio marcava o minuto 65. O nulo perdurava, as tentativas portistas em busca da glória eram imensas – no total, 20 remates contra apenas quatro do AC Milan –, assim …

Veículo autónomo da Waymo

Os carros autónomos da Waymo estão a ser atraídos para uma rua sem saída

Os veículos autónomos da Waymo, detida pela Alphabet que é também a mãe da Google, são constantemente encaminhados para uma rua sem saída em São Francisco, nos Estados Unidos. Para já, ninguém sabe porquê. Nas últimas …

Com as ruas inundadas, casal indiano usa panela de cozinha para se deslocar para o próprio casamento

Um casal indiano foi transportado para o seu casamento por um meio de transporte incomum: uma panela de cozinha. Com as ruas do estado de Kerala inundadas, após chuvas torrenciais, esta foi a única forma …

OE2022: PCP propõe eliminação do adicional de ISP e da “dupla tributação” dos combustíveis

O PCP anunciou hoje que irá propor em sede de Orçamento para 2022 a eliminação do “adicional” ao Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e da dupla tributação dos combustíveis e insistir na fixação de preços …

Besiktas 1-4 Sporting | Tratado leonino deixa turcos KO

O Sporting foi à Turquia somar a primeira vitória no Grupo C da Liga dos Campeões, ao bater o Besiktas por 4-1. Um desfecho fundamental para a equipa de Alvalade continuar a acalentar esperanças de apuramento …

Lei de David. Reino Unido pondera acabar com anonimato online depois de esfaqueamento de deputado

A morte de David Amess está a suscitar um debate no Reino Unido sobre a segurança dos deputados e os insultos de que as figuras políticas são alvo nas redes sociais. Depois do deputado conservador David …

"Não há acordo". Bloco e Governo continuam às turras por causa do OE, mas há mais reuniões previstas

Os bloquistas não se mostraram satisfeitos com o resultado da reunião com o executivo e exigem mais cedências do Governo. Ambos os lados confirmam que ainda se vão encontrar mais vezes para debater o Orçamento. "Não …

Dois mortos e 450 feridos em manifestações para assinalar protestos de 2019 no Chile

Dois mortos e 450 detidos foi o resultado da violência registada em Santiago do Chile, na sequência de uma manifestação para celebrar o segundo aniversário dos protestos de 2019 contra a desigualdade social no país. A …