Exército da Ucrânia em “alerta total” para possível invasão russa

Michael / Wikimedia

-

As Forças Armadas da Ucrânia estão em “alerta total” para uma possível invasão das tropas da Rússia estacionadas junto à fronteira, afirmou esta quarta-feira o Presidente interino, Oleksandr Turchinov, numa reunião ministerial em Kiev.

“As nossas Forças Armadas estão em alerta de combate total”, disse. “A ameaça de a Rússia iniciar uma guerra contra a Ucrânia continental é real“, acrescentou.

A afirmação do Presidente interino foi feita numa altura em que a polícia e o exército ucranianos parecem fazer poucos progressos na operação lançada no leste do país para conter as forças pró-russas que têm tomado de assalto edifícios administrativos em várias cidades.

A Rússia estacionou em março cerca de 40 mil tropas junto à fronteira com a Ucrânia. Moscovo indicou inicialmente que essas forças tinham sido mobilizadas para exercício militares, mas na semana passada afirmou que estão prontas para responder à ofensiva ucraniana contra as forças pró-russas.

O Presidente russo, Vladimir Putin, tem afirmado que “tem o direito” de enviar forças para a Ucrânia, mas que não o fez até ao momento. O Governo de Kiev e os Estados Unidos, pelo contrário, asseguram que a insurgência no leste do país é liderada por forças russas.

Oleksandr Turchinov afirmou na reunião que “a tarefa prioritária é impedir o terrorismo de se espalhar das regiões de Donetsk e Lugansk para outras regiões ucranianas”.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estas histórias não são novas, sempre que seja necessário, inventa-se, fomenta-se uma guerra, os agentes promotores e atores são sobejamente conhecidos, ao longo de décadas, o “modus operandi” , não muda e por isso, como o problema Sírio está em estado de hibernação, aparece a Ucrânia esperemos que os cidadãos do Mundo percebam o que está em causa, a venda de armamento é uma prioridade para os criminosos, depois de tudo destruído, infelizmente, não se pode restituir a vida àqueles que a perderam quanto ao resto, já sabemos como começa e acaba, as multinacionais das potências que fomentam as guerras, vão cobrar…

  2. É vergonhosa a provocação imperialista russa contra um pais soberano. Não basta invadir, ainda por cima roubam território de países vizinhos como já fizeram no passado, no reinado de terror estalinista.
    A comunidade internacional deve unir se contra esta provocação Russa que tem ao comando o ex.KGB chefe da antiga policia política criminosa Soviética.
    Sanções draconianas contra este ditador criminoso que manda envenenar e abater a tiro os seus opositores políticos.

RESPONDER

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …

Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do "super-juiz", avança o Correio da Manhã. De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos …

Surto na Nova Zelândia faz 17 novas infeções (e não se sabe de onde veio)

Após 102 dias sem casos de covid-19, a Nova Zelândia registou um novo surto na sua maior cidade, Auckland. O número de infeções subiu para 17, mas não se sabe de onde veio. De acordo com …