Exército abre terceiro processo disciplinar na sequência das mortes no curso de Comandos

(dr) Exército Português

-

O Exército anunciou esta sexta-feira que instaurou um terceiro processo disciplinar a um militar envolvido na instrução do 127º curso de Comandos, no qual morreram dois militares.

“Na sequência das averiguações conduzidas pelo Exército, informa-se que foi instaurado pelo Exmo. Tenente-General Comandante das Forças Terrestres um terceiro processo disciplinar a um militar interveniente na instrução do 127º Curso de Comandos”, anuncia o Exército numa nota enviada às redações, na qual especifica que “os três processos foram instaurados a dois oficiais e um sargento“.

Dois militares morreram na sequência do treino do 127º Curso de Comandos na região de Alcochete, no distrito de Setúbal, que decorreu no dia 4 de setembro, e vários outros receberam assistência hospitalar.

Há cerca de uma semana o Exército tinha aberto dois processos disciplinares no seguimento das investigações sobre as condições de formação no 127º curso de Comandos, em que morreram o segundo furriel Hugo Abreu e do soldado Dylan Silva.

O Exército revelou na altura que além dos dois casos, cujas identidades não foram reveladas, podiam ainda ser abertos mais processos disciplinares a instrutores do mesmo curso, o que veio a realizar-se.

Neste momento, refere o Expresso, estão em curso três processos de averiguações às mortes.

Um deles, por iniciativa do próprio chefe de Estado-Maior do Exército, pretende saber o que passou no 127º curso de comandos e verificar se foi de alguma forma violado o Regulamento de Disciplina Militar (RDM).

Outro da Inspeção-Geral do Exército, mais abrangente, “tem como principais objetivos inquirir sobre as condições de admissão ao curso e se a formação ministrada (reconhecidamente muito dura) se adequa às missões dos comandos”.

Por fim, um terceiro inquérito-crime foi aberto por iniciativa do Ministério Público, estando a investigação no terreno a cargo da Polícia Judiciária Militar, no qual dois enfermeiros foram constituídos arguidos esta semana.

Neste momento, o DIAP de Lisboa tem em mãos o relatório às autópsias de Hugo Abreu e Dylan Silva.

De acordo com o semanário, o Exército deverá anunciar publicamente as conclusões do primeiro inquérito até ao final do mês, concluindo se algum dos militares violou algum (ou vários) dos 13 deveres previstos no Regulamento de Disciplina Militar, como o dever de autoridade, que “consiste em promover a disciplina, a coesão, a segurança, o valor e a eficácia das Forças Armadas, mantendo uma conduta esclarecida e respeitadora da dignidade humana e das regras de direito” (artigo 13º, nº 1, do RDM).

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois sim, estão a tentar arranjar bodes expiatórios para satisfazer a populaça….fazia-se isso nos circos romanos com muito sangue para contentar a arraia miúda.

    Basta ver um pequeno filme relativo aos boinas vermelhas russos – SPETSNATZ – para ouvir o Comandante de Instrução avisar que “nem tentem usar remédios”….se estiverem bem preparados vão passar….já vimos antes candidatos a recorrer a esteroides e anabolizantes e acabar na UCI….sujeitam-se a que o coração pare de vez….isto está na internet para quem quiser ver.

    Este é um problema transversal a todas as forças especiais deste patamar….verifica-se em todos os países. O problema é que este tipo de doping não é detetável e só por métodos indiretos se lá chega….o que se pretende é aumentar os níveis de oxigenação e nos ciclistas utiliza-se a eritopoetína – também usada nos hemodialisados – para aumentar os eritrócitos. Assim, nível anormal de eritrócitos na análise ao sangue indicia – mas não prova – que houve recurso a doping. Um atleta que faça treino em altitude acaba por obter os mesmos resultados nas análises.

RESPONDER

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …

Lisboa aumenta seis vezes IMI de prédios devolutos nos centros

A Câmara de Lisboa vai aumentar, em 2020, seis vezes a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, …

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …

Família holandesa vivia há 9 anos numa cave à espera “do fim dos tempos”

A policia holandesa encontrou uma família de seis pessoas na cave de uma quinta no nordeste do país, onde viviam em isolamento há nove anos e, segundo a imprensa, esperavam “o fim dos tempos”. A polícia …

Kim Jong-un subiu montanha sagrada a cavalo (e deixou a Coreia à espera de um grande anúncio)

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi ao monte Paektu, a montanha considerada sagrada pelos norte-coreanos, dar um passeio a cavalo. As imagens foram divulgadas pela agência estatal KCNA, tendo surgido especulações de que virá aí …