Exército abre terceiro processo disciplinar na sequência das mortes no curso de Comandos

(dr) Exército Português

-

O Exército anunciou esta sexta-feira que instaurou um terceiro processo disciplinar a um militar envolvido na instrução do 127º curso de Comandos, no qual morreram dois militares.

“Na sequência das averiguações conduzidas pelo Exército, informa-se que foi instaurado pelo Exmo. Tenente-General Comandante das Forças Terrestres um terceiro processo disciplinar a um militar interveniente na instrução do 127º Curso de Comandos”, anuncia o Exército numa nota enviada às redações, na qual especifica que “os três processos foram instaurados a dois oficiais e um sargento“.

Dois militares morreram na sequência do treino do 127º Curso de Comandos na região de Alcochete, no distrito de Setúbal, que decorreu no dia 4 de setembro, e vários outros receberam assistência hospitalar.

Há cerca de uma semana o Exército tinha aberto dois processos disciplinares no seguimento das investigações sobre as condições de formação no 127º curso de Comandos, em que morreram o segundo furriel Hugo Abreu e do soldado Dylan Silva.

O Exército revelou na altura que além dos dois casos, cujas identidades não foram reveladas, podiam ainda ser abertos mais processos disciplinares a instrutores do mesmo curso, o que veio a realizar-se.

Neste momento, refere o Expresso, estão em curso três processos de averiguações às mortes.

Um deles, por iniciativa do próprio chefe de Estado-Maior do Exército, pretende saber o que passou no 127º curso de comandos e verificar se foi de alguma forma violado o Regulamento de Disciplina Militar (RDM).

Outro da Inspeção-Geral do Exército, mais abrangente, “tem como principais objetivos inquirir sobre as condições de admissão ao curso e se a formação ministrada (reconhecidamente muito dura) se adequa às missões dos comandos”.

Por fim, um terceiro inquérito-crime foi aberto por iniciativa do Ministério Público, estando a investigação no terreno a cargo da Polícia Judiciária Militar, no qual dois enfermeiros foram constituídos arguidos esta semana.

Neste momento, o DIAP de Lisboa tem em mãos o relatório às autópsias de Hugo Abreu e Dylan Silva.

De acordo com o semanário, o Exército deverá anunciar publicamente as conclusões do primeiro inquérito até ao final do mês, concluindo se algum dos militares violou algum (ou vários) dos 13 deveres previstos no Regulamento de Disciplina Militar, como o dever de autoridade, que “consiste em promover a disciplina, a coesão, a segurança, o valor e a eficácia das Forças Armadas, mantendo uma conduta esclarecida e respeitadora da dignidade humana e das regras de direito” (artigo 13º, nº 1, do RDM).

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois sim, estão a tentar arranjar bodes expiatórios para satisfazer a populaça….fazia-se isso nos circos romanos com muito sangue para contentar a arraia miúda.

    Basta ver um pequeno filme relativo aos boinas vermelhas russos – SPETSNATZ – para ouvir o Comandante de Instrução avisar que “nem tentem usar remédios”….se estiverem bem preparados vão passar….já vimos antes candidatos a recorrer a esteroides e anabolizantes e acabar na UCI….sujeitam-se a que o coração pare de vez….isto está na internet para quem quiser ver.

    Este é um problema transversal a todas as forças especiais deste patamar….verifica-se em todos os países. O problema é que este tipo de doping não é detetável e só por métodos indiretos se lá chega….o que se pretende é aumentar os níveis de oxigenação e nos ciclistas utiliza-se a eritopoetína – também usada nos hemodialisados – para aumentar os eritrócitos. Assim, nível anormal de eritrócitos na análise ao sangue indicia – mas não prova – que houve recurso a doping. Um atleta que faça treino em altitude acaba por obter os mesmos resultados nas análises.

RESPONDER

Mais de mil condutores ficaram sem carta por perda de pontos

Mais de mil condutores ficaram sem carta de condução por perderem pontos, avança o Jornal de Notícias, dando conta que quase 300 pessoas tiveram que voltar à escola de condução para voltarem a ter permissão …

Confinado num hotel de luxo, funcionário abre 1400 torneiras a cada cinco dias

O diretor de engenharia do hotel W Barcelona, em Espanha, está a viver sozinho no estabelecimento turístico para garantir o seu pleno funcionamento até ao dia da reabertura. No âmbito das medidas impostas pelo Governo espanhol para …

Prisão preventiva para suspeito de matar estudante de psicologia em Lisboa

O suspeito de matar a estudante universitária de psicologia Beatriz Lebre, de 23 anos, ficou em prisão preventiva, depois de presente a primeiro interrogatório judicial, em Lisboa, disse à agência Lusa o advogado do arguido. Miguel …

BPI quer cobrar dívida de quase 5 milhões ao marido de Isabel dos Santos

O BPI interpôs um processo no Tribunal do Funchal, na Madeira, para cobrar uma dívida de 5 cinco milhões de euros ao marido da empresária Isabel dos Santos. A notícia é avançada este sábado pelo Diário …

Mais 13 mortes e 257 infetados. Região de Lisboa concentra 90% dos novos casos

Portugal regista este sábado 1.396 mortes relacionadas com a covid-19, mais 13 do que na sexta-feira, e 32.203 infetados, mais 257, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Registou-se um aumento de 0,8% no …

Recibos verdes e sócios-gerentes já podem pedir apoio relativo a maio

O formulário para os trabalhadores independentes e sócios-gerentes pedirem o apoio criado no âmbito da pandemia covid-19, relativo a maio, fica hoje disponível na Segurança Social Direta, podendo ser entregue até 9 de junho. O prazo …

Director nacional da PJ defende "recompensa garantida" para Rui Pinto

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, realça a colaboração de Rui Pinto como tendo sido essencial para apurar a "verdade material" no caso de pirataria informática que o envolve e defende, por …

Lufthansa aceita condições do resgate. Vai ceder aviões e perder "slots"

O Governo da Alemanha e a Comissão Europeia (CE) chegaram a um acordo sobre o resgate da Lufthansa e que poderá evitar a falência da companhia aérea, anunciaram, na sexta-feira, fontes próximas das negociações e …

Chipre vai pagar despesas das férias a turistas que ficarem infetados no país

O Chipre vai pagar o custo das férias aos turistas que testaram positivo depois de viajarem para o país. Entre as despesas está o alojamento, a alimentação e os medicamentos. O Chipre comprometeu-se a pagar todas …

Tribunais vão vender máscaras a um euro. "É uma margem de lucro de 45 por cento"

Os tribunais vão ter máscaras cirúrgicas à venda para advogados e testemunhas, de modo a garantir que podem entrar nas salas de audiência a partir de quarta-feira, dia em que a Justiça retoma as sessões …