Exército abre terceiro processo disciplinar na sequência das mortes no curso de Comandos

(dr) Exército Português

-

O Exército anunciou esta sexta-feira que instaurou um terceiro processo disciplinar a um militar envolvido na instrução do 127º curso de Comandos, no qual morreram dois militares.

“Na sequência das averiguações conduzidas pelo Exército, informa-se que foi instaurado pelo Exmo. Tenente-General Comandante das Forças Terrestres um terceiro processo disciplinar a um militar interveniente na instrução do 127º Curso de Comandos”, anuncia o Exército numa nota enviada às redações, na qual especifica que “os três processos foram instaurados a dois oficiais e um sargento“.

Dois militares morreram na sequência do treino do 127º Curso de Comandos na região de Alcochete, no distrito de Setúbal, que decorreu no dia 4 de setembro, e vários outros receberam assistência hospitalar.

Há cerca de uma semana o Exército tinha aberto dois processos disciplinares no seguimento das investigações sobre as condições de formação no 127º curso de Comandos, em que morreram o segundo furriel Hugo Abreu e do soldado Dylan Silva.

O Exército revelou na altura que além dos dois casos, cujas identidades não foram reveladas, podiam ainda ser abertos mais processos disciplinares a instrutores do mesmo curso, o que veio a realizar-se.

Neste momento, refere o Expresso, estão em curso três processos de averiguações às mortes.

Um deles, por iniciativa do próprio chefe de Estado-Maior do Exército, pretende saber o que passou no 127º curso de comandos e verificar se foi de alguma forma violado o Regulamento de Disciplina Militar (RDM).

Outro da Inspeção-Geral do Exército, mais abrangente, “tem como principais objetivos inquirir sobre as condições de admissão ao curso e se a formação ministrada (reconhecidamente muito dura) se adequa às missões dos comandos”.

Por fim, um terceiro inquérito-crime foi aberto por iniciativa do Ministério Público, estando a investigação no terreno a cargo da Polícia Judiciária Militar, no qual dois enfermeiros foram constituídos arguidos esta semana.

Neste momento, o DIAP de Lisboa tem em mãos o relatório às autópsias de Hugo Abreu e Dylan Silva.

De acordo com o semanário, o Exército deverá anunciar publicamente as conclusões do primeiro inquérito até ao final do mês, concluindo se algum dos militares violou algum (ou vários) dos 13 deveres previstos no Regulamento de Disciplina Militar, como o dever de autoridade, que “consiste em promover a disciplina, a coesão, a segurança, o valor e a eficácia das Forças Armadas, mantendo uma conduta esclarecida e respeitadora da dignidade humana e das regras de direito” (artigo 13º, nº 1, do RDM).

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois sim, estão a tentar arranjar bodes expiatórios para satisfazer a populaça….fazia-se isso nos circos romanos com muito sangue para contentar a arraia miúda.

    Basta ver um pequeno filme relativo aos boinas vermelhas russos – SPETSNATZ – para ouvir o Comandante de Instrução avisar que “nem tentem usar remédios”….se estiverem bem preparados vão passar….já vimos antes candidatos a recorrer a esteroides e anabolizantes e acabar na UCI….sujeitam-se a que o coração pare de vez….isto está na internet para quem quiser ver.

    Este é um problema transversal a todas as forças especiais deste patamar….verifica-se em todos os países. O problema é que este tipo de doping não é detetável e só por métodos indiretos se lá chega….o que se pretende é aumentar os níveis de oxigenação e nos ciclistas utiliza-se a eritopoetína – também usada nos hemodialisados – para aumentar os eritrócitos. Assim, nível anormal de eritrócitos na análise ao sangue indicia – mas não prova – que houve recurso a doping. Um atleta que faça treino em altitude acaba por obter os mesmos resultados nas análises.

RESPONDER

Portugal foi o país da Europa que mais pagou a agentes de futebol

Em 2019, Portugal foi o país da Europa que mais gastou em comissões a agentes nos processos de venda de jogadores de futebol. Os números são de um relatório FIFA, citado esta quinta-feira pelo Jornal de …

"Agregar, agregar, agregar". Se vencer, Pinto Luz conta com Rio e Montengro

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz disse que caso vença as diretas de 11 de janeiro quer contar os seus adversários nesta corrida - o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o …

Açores são o único arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável

Os Açores são a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável, distinção atribuída a apenas 13 regiões no mundo e entregue esta quinta-feira com a categoria de "prata" pela certificadora Earthcheck. "É com profundo …

Kendrick Lamar atua em data extra do Alive

O rapper norte-americano Kendrick Lamar vai atuar a 8 de julho, num dia extra do festival Alive, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. Esta será a terceira vez que o rapper atua em Portugal, tendo …

Hugh Grant em campanha porta a porta contra Boris Johnson e o Brexit

Hugh Grant está em campanha contra o primeiro-ministro do seu país. O ator britânico decidiu juntar-se aos trabalhistas e liberais democratas para derrotar Boris Johnson e, nos últimos dias, tem participado em ações de campanha …

Sarah previu a vitória de Trump em 2016. Agora, alerta para o perigo das redes sociais

Sarah Kendzior, que previu a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016, diz que as redes sociais podem ser utilizadas como uma arma política. Quando quase todos menosprezavam a corrida eleitoral de Donald Trump …

Marcelo "afasta-se" do encontro entre Pompeo e Netanyahu

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu esta quinta-feira que o encontro, que decorre em Lisboa, entre o secretário de estado dos Estados Unidos e o primeiro ministro israelita "é uma realidade que …

Economia portuguesa cresce acima da média europeia

As economias da zona euro e da União Europeia (UE) mantiveram, no terceiro trimestre, o ritmo de crescimento do período homólogo, respetivamente 1,2% e 1,4%, com Portugal a avançar acima da média (1,9%). Segundo revelou o …

Atendimento a sem-abrigo passa a ser feito independentemente da morada

O atendimento de emergência a pessoas sem-abrigo passa a poder ser feito em qualquer centro distrital da Segurança Social, independentemente da morada em que a pessoa está registada ou da existência de um processo familiar, …

Catarina Martins presente na contra-cimeira do clima em Madrid

A coordenadora do BE integra a comitiva bloquista que, na sexta-feira, vai a Madrid para a manifestação da contra-cimeira do clima, enquanto decorre na capital espanhola a cimeira da Organização das Nações Unidas, a COP25. Em …