“Excesso de mortalidade”. Há mais de 70 anos que Portugal não tinha tantos mortos como em 2020

Ainda faltam mais de duas semanas para acabar o ano, mas 2020 já é o ano com maior número de óbitos em Portugal desde 1949.

Segundo a TSF, de 1 de janeiro a 10 de dezembro o Sistema de Informação dos Certificados de Óbito registou cerca de 115 mil mortes em Portugal, mais que em todo o ano passado e igualmente mais do que em qualquer ano, completo, desde 1949.

Os dados do sistema de vigilância da mortalidade da Direção-Geral da Saúde mostram três picos de mortalidade este ano, sendo que o primeiro se registou no início de abril, o segundo em julho e agora um terceiro que se prolonga desde o final de outubro até agora, com o agravamento da pandemia.

De acordo com o último balanço do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, consultado pela TSF, Portugal está com “excesso de mortalidade” há cinco semanas seguidas, desde 26 de outubro.

Tendo em conta os dados do sistema de informação da mortalidade da DGS, na comparação homóloga com 2019, até 10 de dezembro, os 115 mil óbitos contados até agora representam uma subida que ronda os 9%.

Este ano teve até agora mais cerca de nove mil mortos que em igual período de 2019 sendo que perto de 5 mil foram causados diretamente pela covid-19.

Ainda assim, há vários especialistas e estudos que associam a restante mortalidade a efeitos indiretos da pandemia, nomeadamente à redução ou limitação dos cuidados de saúde.

Apesar do fenómeno da pandemia ter acelerado o aumento do número de óbitos, esta tendência já se sentia nos últimos anos, algo que os especialistas associavam ao envelhecimento da população portuguesa que durante as últimas décadas beneficiou de subidas significativas da esperança média de vida.

Ana Alexandre Fernandes, presidente da Associação Portuguesa de Demografia, diz à TSF que 2020 vai ser, de facto, um ano fora do comum em termos de óbitos, mas isso não significa, provavelmente, que a covid-19 tenha provocado uma descida da esperança média de vida.

A especialista está convencida que a subida da mortalidade, em 2020, por causa da Covid-19, será uma subida abrupta mas pontual.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

SNS24 ultrapassa recorde semanal de chamadas com mais de 200 mil

O recorde semanal de chamadas atendidas no SNS24 foi ultrapassado na última semana, num aumento da procura para mais do dobro, de 126.860 para 279.279, em relação à última semana de 2020, foi esta terça-feira …

Entre críticas a Rio e Marcelo, Ventura teve um drive-in com música de baile (e comparou-se a Sá Carneiro)

Ventura demarcou-se dos insultos de apoiantes à comunicação social, mas não admitiu que o seu mandatário os incentivou, chamando “inimigos” aos jornalistas. Terminou o dia num comício na praia de Leça da Palmeira mas em …

Governo Regional da Madeira garante que aumento de casos se deve às celebrações de fim de ano

O presidente do Governo da Madeira afirmou que o aumento de casos de covid-19 registado nos últimos dias na região é resultado das celebrações do fim do ano, assegurando fiscalização mais apertada nos bares aos …

Novo máximo diário com 218 mortes. Morre uma pessoa com covid-19 a cada 7 minutos

Portugal contabilizou esta terça-feira 218 mortes, um novo máximo de óbitos em 24 horas, relacionados com a covid-19, e 10.455 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Quase metade das …

Ana Gomes teme que processos BES e Operação Marquês acabem como o dos submarinos

A candidata presidencial Ana Gomes disse ontem temer que processos como os do BES e da Operação Marquês terminem como o dos submarinos, em que considerou que se "trabalhou para a prescrição". Na conversa online que …

Recuperação só em 2022, disse Vestager. Leão quer aprovação rápida dos planos para a UE

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, afirmou que a recuperação europeia só será "sentida como tal" em 2022, mas que no outono já poderão ser visíveis alguns sinais, caso a vacinação contra a …

Marcelo aprova novas medidas e anuncia reunião com especialistas para discutir situação das escolas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou esta terça-feira o decreto do Governo que altera a regulamentação do estado de emergência devido à pandemia de covid-19 e anunciou uma reunião com especialistas na …

Jerónimo na campanha de João Ferreira para homenagear os que "se levantaram contra o fascismo"

O candidato presidencial comunista contou com a presença do secretário-geral do PCP, esta segunda-feira, na Marinha Grande, que destacou a importância de lutar contra os atuais "traços de regressão democrática". Durante uma ação na Escola Secundária …

Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Waldschmidt infetados

Os futebolistas do Benfica Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Luca Waldschmidt são os mais recentes casos positivos ao novo coronavírus no plantel do Benfica, informou esta terça-feira o clube da Luz. “O Sport Lisboa e …

Hospital de Portalegre abre inquérito a morte de doente que esteve 3 horas em ambulância

O hospital de Portalegre vai abrir um inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um octogenário, na noite de segunda-feira, na área dedicada aos doentes respiratórios, depois de estar quase três horas numa ambulância, …