14 mil (e 400) euros em livros levam ex-secretários de estado de Sócrates à justiça

José Sena Goulão / Wikimedia

Os dois ex-secretários de Estado no governo de José Sócrates ficaram sujeitos a Termo de Identidade e Residência

O Ministério Público acusou de peculato dois secretários de Estado do último governo de José Sócrates por utilizarem cartões de crédito atribuídos para fins públicos em benefício próprio.

Fonte Ligado ao processo disse à Agência Lusa que se trata dos ex-secretários de Estado José Magalhães e José Conde Rodrigues.

Uma nota divulgada hoje pela Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL) indica que o MP requereu o julgamento em tribunal coletivo de dois secretários de Estado do último Governo de José Sócrates, em funções entre 2009 e 2011, sem revelar os nomes.

A PGDL adianta que os dois ex-secretários de Estado utilizaram “os cartões de crédito que lhes foram atribuídos para fins públicos em benefício próprio, adquirindo bens para uso pessoal, nomeadamente adquiriram livros e revistas que não se enquadravam no âmbito funcional ou de serviço, quer pela sua temática, quer pela sua natureza, que não reverteram a favor do Estado, produzindo no erário público prejuízo pecuniário”.

A Sábado avança que José Condes Rodrigues terá gasto 14 mil euros em livros que, no final, levou para casa, enquanto que José Magalhães gastou 400 euros em livros e revistas para proveito próprio.

Segundo a PGDL, os dois ex-secretários de Estado estão sujeitos às medidas de coação de Termo de Identidade e Residência (TIR), tendo o MP deduzido pedido de indemnização civil em representação do Estado português.

Na origem do processo está uma denúncia apresentada pela Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) contra incertos relativa a determinados procedimentos adotados no âmbito dos gabinetes ministeriais e das secretarias gerais do XVIII Governo Constitucional relacionados com a atribuição e utilização de cartões de crédito destinados ao pagamento de despesas de representação do Governo, suscetíveis de integrar ilícito criminal.

// Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • Como se em algum pais africano os secretários de estado gastassem dinheiro em livros!…
      Alguns nem sabem ler…
      De qualquer modo, estes “artistas” só tem que devolver o que roubaram e pagar uma boa indemnização ao Estado!!
      Além do mais, deveriam ser proibidos de trabalhar para o Estado ou de se aproximar de dinheiros públicos!

        • Ok, mas espero que tenhas noção que a tua “avaliação” sobre a “decência” dos meus comentários é-me completamente indiferente!…
          Mas não te preocupes, é a tua e a de todos!…
          E se foi a primaria vez, se calhar o problema está do teu lado… até um relógio parado está certo duas vezes por dia!…

  1. É engraçado, como é que numa altura em que existem juizes a serem constituidos arguidos, esta associação vem com denuncias que nem sequer são da competencia deles. Porque que é que não denunciaram antes!? Porque está na altura de criar ruido e desviar o mediatismo para outros assuntos. Até porque, quando se comentava sobre prisão preventiva ou domiciliaria para o Juiz Rui Rangel, a ASJP foram logo os primeiros a insurgirem-se, dizendo que se tinha de respeitar a imunidade dos Juizes.
    Vamos a ver, e está tudo enterrado até às orelhas. Grandes artistas!!

  2. Imagino que entre os livros adquiridos deve aparecer o que Sr. Sócrates aparece como autor. Quantos mas livros comprados mais ganharia o Sr. Sócrates em direitos de autor.
    Será que a comunicação social pode saber e informar se o tal livrinho do pseudo autor Sócrates faz parte das compras deste senhores secretários de estado

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …