Ex-primeiro-ministro israelita Ehud Olmert libertado da prisão

Orrling / Wikimedia

O ex-primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert

O ex-primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert

O antigo primeiro-ministro israelita Ehud Olmert foi libertado este domingo, depois de ter passado um ano e quatro meses na cadeia por corrupção, constatou um jornalista da agência noticiosa francesa AFP.

Ehud Olmert, de 71 anos, que estava preso desde fevereiro de 2016, foi o primeiro chefe de um governo israelita a ser condenado a uma pena de prisão.

Chefe de governo de 2006 a 2009, Olmert cumpria 18 meses de cadeia, após ter beneficiado de uma redução da pena inicial.

Depois de mais de dois anos de julgamento, durante os quais foram ouvidas 103 testemunhas e 13 acusados no caso de corrupção mais grave e complexo da história de Israel, o juiz David Rozen declarou o ex-primeiro-ministro culpado de suborno, crime cometido quando exercia o cargo de presidente da Câmara de Jerusalém (1993-2003) e, mais tarde, de ministro da Indústria e Comércio.

O polémico processo está relacionado com o mega-complexo residencial Holyland, um ambicioso e multimilionário projecto, no sul de Jerusalém, que terá, alegadamente, sido construído à custa de regalias e luvas dadas pelos promotores a responsáveis municipais, banqueiros e altos funcionários, numa época em que o presidente da Câmara de Jerusalém era Olmert e, posteriormente, Uri Lupolianski.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.