Ex-ministros das Finanças defendem que Portugal precisa de “um pouco mais de inflação”

José Sena Goulão / Wikimedia

O ex-ministro das Finanças e da Economia, Teixeira dos Santos

O ex-ministro das Finanças e da Economia, Teixeira dos Santos

O antigos ministros das Finanças Miguel Cadilhe e Teixeira dos Santos defenderam este sábado, num debate que decorreu no Porto, que Portugal precisa de “um pouco mais de inflação”.

“Desejo que Portugal tenha um pouco mais de inflação. Um pouco mais de tempero para o crescimento económico. Nós não mandamos muito nisso, mas que o Banco Central Europeu dê alguma abertura”, disse Miguel Cadilhe, ex-responsável pelas contas públicas de dois governos liderados por Cavaco Silva.

Por sua vez, Teixeira dos Santos, antigo ministro do Governo de José Sócrates, concluiu a sua intervenção exatamente manifestando anuência face à afirmação do orador que o antecedeu: “Estou inteiramente de acordo com o dr. Miguel Cadilhe quando diz que precisamos de um bocadinho mais de inflação”, disse.

Ambos os ex-governantes falavam durante um debate integrado no ciclo “Um Objeto e seus Discursos por Semana”, promovido pelo pelouro da cultura da autarquia do Porto, que hoje incidia sobre duas moedas portuguesas do século XV.

Questionados à entrada da sessão, tanto Miguel Cadilhe como Teixeira dos Santos escusaram-se a comentar outros temas, nomeadamente o Orçamento do Estado para 2015 ou a ida do ex-governante socialista, na próxima quarta-feira, à comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES).

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.