/

Ex-ministro do Japão culpa mulheres solteiras pela baixa natalidade no país

2

Yoshitaka Sakurada, ex-ministro japonês dos Jogos Olímpicos e atual legislador do Partido Liberal Democrata, disse esta quarta-feira, como parte de um discurso sobre a diminuição do número de habitantes no país, que cada jovem japonesa deveria “dar à luz a pelo menos três”.

“Infelizmente, há um número crescente de mulheres que se contentam em permanecer solteiras”, afirmou o político citado pelo diário Japan Times, deixando parte da culpa da baixa natalidade no Japão às mulheres solteiras.

A declaração do antigo ministro provocou desde logo uma série de críticas. Pouco depois, e através de comunicado, Sakurada disse que não tinha a intenção de ofender ninguém. “Só queria transmitir a importância de criar um ambiente onde as pessoas que querem ter filhos possam dar à luz e criá-las facilmente, com uma sensação de segurança”, esclareceu.

Um legislador do Partido Constitucional Democrático do Japão criticou a intervenção de Sakurada, afirmando que as suas palavras não estavam de acordo com a realidade enfrentada pelas mulheres japonesas.

Atualmente, defendeu, há outros fatores que devem ser considerados no que respeita à natalidade, como os cuidados infantis, a licença de maternidade ou a falta de creches – problemas que podem afetar o trabalho das mulheres. “Dar à luz não é fácil”, rematou.

O Japão enfrenta atualmente problemas devido à falta de nascimentos no país. Um estudo recente da empresa de auditoria alemã BDO revelou houve, nos últimos cinco anos, uma média de 8,4 nascimentos para cada mil habitantes.

Pior do que o Japão só mesmo à Alemanha, que registou no mesmo período uma média de 8,2 nascimentos para cada mil habitantes.

ZAP //

 

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.