Casa Branca prepara-se para possível destituição de Trump

Olivier Douliery / POOL / EPA

Donald Trump reage à sua primeira derrota política enquanto presidente

Donald Trump

O ex-diretor do FBI vai testemunhar em sessão pública da comissão senatorial das Informações, anunciou esta entidade na sexta-feira. Entretanto, os advogados da Casa Branca já se começam a preparar para um eventual processo de destituição do Presidente Trump.

James Comey vai ser ouvido no Senado em sessão pública. O testemunho, ainda sem data, vai ocorrer depois do feriado de 29 de maio, o Memorial Day, que homenageia os homens e mulheres que morreram no cumprimento do serviço militar norte-americano.

O ex-diretor do FBI foi demitido na semana passada pelo Presidente norte-americano, num momento em que estava a investigar as alegadas relações entre a campanha eleitoral de Donald Trump e os dirigentes russos.

Esta sexta-feira, o New York Times avançou que Trump terá dito aos dirigentes russos, na reunião na Casa Branca, que despedir Comey lhe tinha tirado “uma enorme pressão de cima”. Além disso, acrescentou também que o antigo diretor do FBI era “maluco”.

Estas revelações fazem parte da mesma conversa na qual Trump partilhou informação altamente secreta sobre o Estado Islâmico com os russos. Em causa está informação relacionada com a possibilidade de os extremistas utilizarem computadores portáteis para realizarem algum tipo de ataque terrorista em voos comerciais.

Casa Branca prepara-se para possível destituição

Os advogados da Casa Branca começaram esta semana a preparar-se para um processo de destituição do Presidente, apesar de esta ser ainda uma possibilidade remota, segundo o canal de televisão CNN.

O início do processo depende de um voto maioritário na Câmara dos Representantes, que é dominada pelos republicanos que, por agora, se mantêm fiéis ao Presidente Donald Trump, apesar das investigações que ensombram os seus primeiros meses na Casa Branca.

Segundo o canal norte-americano, que cita duas pessoas com conhecimento direto destas consultas legais, Trump está convencido que tem a confiança dos republicanos.

Apesar disso, os advogados da Casa Branca consultaram esta semana especialistas em processos de destituição para perceber melhor como um eventual ‘impeachment’ decorreria.

Alguns democratas já falam abertamente de dar início ao processo de destituição, desde o despedimento do então diretor do FBI. No entanto, apenas um congressista republicano, Justin Amash, se mostrou favorável a tal.

Uma vez aberto o processo, por voto maioritário da Câmara Baixa, que culmina com a saída forçada do chefe do Governo, é necessário o voto de dois terços do Senado, que atualmente é também controlado por uma maioria conservadora.

O Congresso iniciou, mas nunca terminou, a destituição dos presidentes Andrew Johnson (1865-1869) e Bill Clinton (1993-2001), enquanto a possibilidade de um processo de destituição forçou a demissão de Richard Nixon em 1974.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. A Portugal só chegam fakenews. Não há nada de provado, e “preparam-se para destituir” é o titulo.
    É a maior vergonha, os Democratas nao aceitarem os resultados das eleicoes e andarem com estas “verdades” à Pedro Guerra que depois fazem titulos cá em Portugal

      • Verdade…
        Ainda mais interessante é o facto de que sempre que este estúpido sistema eleitoral permitiu que um presidente ganhasse no colégio eleitoral, sem ter ganho no voto popular, quem saiu beneficiado foi o candidato republicano…

        • Governem é as vossas casas, trabalho e famílias, que eu imagino os pecados, erros, mentiras e trafulhices que por ai existem.

          Ninguem irá resolver os vossos problemas, nem o presidente Português quanto mais o Americano,

          • Essas estão governadas… com erros como qualquer Ser Humano… mas sem mentiras e trafulhices como deve haver por aí…
            Não me preocuparia com a eleição de um presidente de um outro qualquer país (como não preocupo com muitos) se essa eleição não afetasse de forma indireta ou mesmo direta o meu país e o mundo onde vive a minha família… infelizmente é o que se passa com a eleição daquela “coisa”…

          • Pois não, mas parece-me que os teus problemas é que vão ser muito mais difíceis de resolver…
            Trata disso invés de perderes tempo a comentar (e a tentar calar) a opinião dos outros!…

          • Tu e mais uns quantos aqui são uns ditadores, porque não aceitam as ideias políticas dos demais? Quem és tu para estares a condicionar o pensamento dos outros? É por isso que por existirem tipos como tu é que este país não se desenvolve… Muito triste ver este tipo de pensamento mesquinho da idade da pedra lascada! Tu és um revoltado, com o quê?, pá?
            Cura-te!

RESPONDER

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …

Bolsonaro alarga veto para uso de máscaras no Brasil

Jair Bolsonaro vetou, esta segunda-feira, a obrigatoriedade do uso de máscaras em prisões durante a pandemia, segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União. A decisão do Presidente brasileiro incluiu também o fim da obrigatoriedade de …