Ex-diretor da CIA diz que Trump é visto pela Rússia como um “idiota útil”

Gage Skidmore / Flickr

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

O ex-diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) e da Agência de Segurança Nacional (NSA), Michael Hayden, afirmou que o atual Presidente dos EUA é visto pelos russos como um “idiota útil”.

Numa entrevista ao jornal alemão Bild am SonntagMichael Hayden criticou fortemente a atuação do novo Presidente norte-americano, especialmente na sua relação com a Rússia.

O ex-diretor da CIA e da NSA diz que, “em novembro, dias antes das eleições presidenciais, já se perguntava sobre a estranha simpatia entre Donald Trump e Vladimir Putin”. O general acredita que o Kremlin está a ver o chefe de Estado norte-americano como um “idiota útil”.

Escreve o jornal que este era o termo utilizado pelos russos, nos tempos da ainda União Soviética, para descrever pessoas simpatizantes do ideal comunista nos países ocidentais e que supostamente eram utilizadas em benefício próprio deste regime.

Hayden afirmou ainda ao diário alemão que, desde que a nova administração se instalou na Casa Branca, “é profundamente frustrante constatar que o termo ainda continua a ser uma definição acertada relativamente a Trump“.

O ex-diretor da CIA, de 72 anos, diz que os serviços de inteligência norte-americanos acreditam ser bastante provável que a Rússia interferiu na campanha presidencial e alertou ainda a Alemanha para ter cuidado, durante as próximas eleições para o Bundestag, exatamente pelos mesmos motivos.

Esta semana, Trump partilhou informação altamente secreta sobre o Estado Islâmico com os dirigentes russos numa reunião na Casa Branca. Em causa está informação relacionada com a possibilidade de os extremistas utilizarem computadores portáteis para realizarem algum tipo de ataque terrorista em voos comerciais.

O Presidente confirmou pelo Twitter esta revelação , afirmando que, como Presidente, tem todo o direito de o fazer e explicando que só o fez porque quer que os russos “intensifiquem a luta contra o ISIS e o terrorismo”.

Na mesma reunião, Trump terá dito aos dirigentes russos que despedir o diretor do FBI lhe tinha tirado “uma enorme pressão de cima” e que este era “maluco”. Recorde-se que James Comey estava a investigar a eventual interferência do Kremlin nas eleições e na campanha do republicano.

ZAP // RT

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Mas o que é isto??!!!.. Com um acumular tão grande de motivos mais do que legítimos para a destituição, o que é que Trump ainda faz na Casa Branca?

  2. Só o confrangedor e desesperado palhaço do Michael Hayden cuja honestidade está a ser posta em causa poderia avançar tamanha anedota sobre a idoneidade de Trump.
    Este e outros patetas alegres só dizem o que lhes vomitam os media CNN, CBS, SBN, WP, NYP PAGOS PELO SOROS

  3. Nem é preciso estar muito atento para perceber que o filho da Putin mete o Trampa num bolso e tem usado essa capacidade de forma muito inteligente…
    Putin – o inteligente perigoso
    Trump – o burro perigos!o

  4. «Escreve o jornal que este era o termo utilizado pelos russos, nos tempos da ainda União Soviética, para descrever pessoas simpatizantes do ideal comunista nos países ocidentais e que supostamente eram utilizadas em benefício próprio deste regime.»
    Na verdade, foi o próprio Lenine que usou esta expressão originalmente, mas para os burgueses e aristocratas russos que apoiavam a revolução bochevique.

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …