Ex-diretor da CIA diz que Trump é visto pela Rússia como um “idiota útil”

Gage Skidmore / Flickr

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

O ex-diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) e da Agência de Segurança Nacional (NSA), Michael Hayden, afirmou que o atual Presidente dos EUA é visto pelos russos como um “idiota útil”.

Numa entrevista ao jornal alemão Bild am SonntagMichael Hayden criticou fortemente a atuação do novo Presidente norte-americano, especialmente na sua relação com a Rússia.

O ex-diretor da CIA e da NSA diz que, “em novembro, dias antes das eleições presidenciais, já se perguntava sobre a estranha simpatia entre Donald Trump e Vladimir Putin”. O general acredita que o Kremlin está a ver o chefe de Estado norte-americano como um “idiota útil”.

Escreve o jornal que este era o termo utilizado pelos russos, nos tempos da ainda União Soviética, para descrever pessoas simpatizantes do ideal comunista nos países ocidentais e que supostamente eram utilizadas em benefício próprio deste regime.

Hayden afirmou ainda ao diário alemão que, desde que a nova administração se instalou na Casa Branca, “é profundamente frustrante constatar que o termo ainda continua a ser uma definição acertada relativamente a Trump“.

O ex-diretor da CIA, de 72 anos, diz que os serviços de inteligência norte-americanos acreditam ser bastante provável que a Rússia interferiu na campanha presidencial e alertou ainda a Alemanha para ter cuidado, durante as próximas eleições para o Bundestag, exatamente pelos mesmos motivos.

Esta semana, Trump partilhou informação altamente secreta sobre o Estado Islâmico com os dirigentes russos numa reunião na Casa Branca. Em causa está informação relacionada com a possibilidade de os extremistas utilizarem computadores portáteis para realizarem algum tipo de ataque terrorista em voos comerciais.

O Presidente confirmou pelo Twitter esta revelação , afirmando que, como Presidente, tem todo o direito de o fazer e explicando que só o fez porque quer que os russos “intensifiquem a luta contra o ISIS e o terrorismo”.

Na mesma reunião, Trump terá dito aos dirigentes russos que despedir o diretor do FBI lhe tinha tirado “uma enorme pressão de cima” e que este era “maluco”. Recorde-se que James Comey estava a investigar a eventual interferência do Kremlin nas eleições e na campanha do republicano.

ZAP // RT

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Mas o que é isto??!!!.. Com um acumular tão grande de motivos mais do que legítimos para a destituição, o que é que Trump ainda faz na Casa Branca?

  2. Só o confrangedor e desesperado palhaço do Michael Hayden cuja honestidade está a ser posta em causa poderia avançar tamanha anedota sobre a idoneidade de Trump.
    Este e outros patetas alegres só dizem o que lhes vomitam os media CNN, CBS, SBN, WP, NYP PAGOS PELO SOROS

  3. Nem é preciso estar muito atento para perceber que o filho da Putin mete o Trampa num bolso e tem usado essa capacidade de forma muito inteligente…
    Putin – o inteligente perigoso
    Trump – o burro perigos!o

  4. «Escreve o jornal que este era o termo utilizado pelos russos, nos tempos da ainda União Soviética, para descrever pessoas simpatizantes do ideal comunista nos países ocidentais e que supostamente eram utilizadas em benefício próprio deste regime.»
    Na verdade, foi o próprio Lenine que usou esta expressão originalmente, mas para os burgueses e aristocratas russos que apoiavam a revolução bochevique.

RESPONDER

Portugal sai da "lista negra" da Suíça de países com chegadas condicionadas

As autoridades federais suíças decidiram esta quarta-feira levantar as restrições à entrada de pessoas provenientes da maior parte de países e regiões que estavam na sua lista negra, incluindo Portugal. Os nacionais ou viajantes provenientes desses …

Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os …

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …