Ex-diretor de campanha de Trump acusado “mentir repetidamente” ao FBI

Shawn Thew / EPA

Paul Manafort, ex-diretor da campanha presidencial de Donald Trump

O antigo diretor de campanha de Donald Trump, Paul Manafort, está a ser acusado de furar o acordo feito com a justiça por “mentir repetidamente” ao FBI.

Após uma investigação ao seu trabalho como consultor político na Ucrânia e a uma acusação por fraude financeira, Manafort aceitou colaborar com o procurador Robert Mueller no caso das alegadas interferências russas nas eleições presidenciais de 2016 Em troca, seria poupado a uma nova acusação e ao regresso a tribunal para mais um julgamento.

Embora os advogados tenham garantido que o consultor estava a fornecer informação relevante e genuína sobre o caso ainda em investigação, os procuradores estão convencidos do contrário e disseram-no em tribunal, num documento entregue ao juiz.

Acreditam que não estão a receber informação credível e que, por isso, o acordo feito há dois meses está a ser desrespeitado. Alegam mesmo que Manafort cometeu crimes federais ao prestar informação falsa aos investigadores do FBI e ao procurador-especial. Isto significa que, desfeito o acordo, Mueller perde uma testemunha-chave no processo que envolve Trump e as alegadas ligações russas à sua campanha.

De acordo com os procuradores da equipa de Mueller, Paul Manafort partilhou muitas informações cuja veracidade podia ser verificada e validada. E, segundo o que foi declarado em tribunal esta segunda-feira, o consultor terá mentido “nas mais variadas matérias”, “violando assim o seu acordo”.

Para já, ambas as partes acreditam que o processo de Manafort deverá avançar rapidamente para a fase de sentença, pedido esse que já terá sido entregue ao juiz.

Paul Manafort, de 69 anos, trabalhou para a campanha presidencial de Trump durante cinco meses em 2016. Donald Trump classificou a investigação de Mueller como uma “caça às bruxas” e insistiu que não havia relações entre sua equipa e a Rússia.

Manafort foi acusado de usar 31 contas bancárias estrangeiras em três países diferentes. Os procuradores apresentaram evidências do estilo de vida luxuoso do ex-assessor, dizendo que só seria possível por causa da fraude bancária e fiscal.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Contagem decrescente para o impeachment. Trump demorará a cair… Mas quando cair, vai fazer um estrondo porque, nunca os EUA tiveram um bandido tão grande como Presidente.

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …