Ex-adjunto de Galamba envolvido em confrontos na cantina da RTP

19

ISCTE

Frederico Pinheiro, ex-adjunto de João Galamba.

Antes da sua entrada no Governo, Frederico Pinheiro também esteve envolvido em confrontos violentos com um colega de trabalho na RTP.

Frederico Pinheiro, ex-adjunto do ministro das Infraestruturas, João Galamba, viu o seu nome atirado para a ribalta pelos piores razões. Tudo porque terá protagonizado um dos episódios mais bizarros de sempre da política portuguesa.

Depois de ser exonerado, Pinheiro foi buscar o computador que lhe tinha sido atribuído no ministério, alegando que continha ficheiros pessoais. Assessores do ministro tentaram impedir que o levasse e foi aí que os ânimos se exaltaram.

Enquanto lhe tentavam tirar o computador, Pinheiro terá feito da mochila uma espécie de arma de arremesso, tendo ainda desferido socos nas pessoas que o rodeavam. Quando o ex-adjunto tentou deixar o edifício, fecharam-lhe as portas. Pinheiro terá, então, arremessado a sua bicicleta contra os vidros da fachada, tentando fugir por aí.

Um episódio que, de acordo com o Correio da Manhã, não terá sido único na carreira de Frederico Pinheiro. Ainda antes de chegar ao Governo, em 2017, Pinheiro trabalhava como jornalista no grupo RTP. Foi nessa altura que também se envolveu num confronto físico com um colega de trabalho, segundo o jornal.

A altercação com um membro da Comissão de Trabalhadores (CT) da empresa terá mesmo resultado em ameaças físicas. O episódio teve lugar na cantina da empresa e foi presenciado por colegas, que se viram obrigados a intervir para evitar a escalada da situação.

O confronto teve origem, segundo o Correio da Manhã, numa discussão sobre a forma como a CT deveria abordar a questão dos recibos verdes. Este era um tema particularmente sensível para Frederico Pinheiro, uma vez que este trabalhou na RTP nesse regime.

Na altura, sabe o matutino, foi aberto um inquérito interno para apurar as circunstâncias do incidente. No entanto, foi rapidamente arquivado dada a saída de Frederico Pinheiro para o Governo. Tanto o ex-adjunto de Galamba como a RTP recusaram comentar sobre o incidente.

ZAP //

19 Comments

  1. O PS faz sempre isto. Alguém que se opõe, que é contra o governo ou o partido e cai-lhe tudo em cima. Começam logo a aparecer notícias e comentários a denegrir a pessoa em causa. Já assim foi no protesto dos proprietários de restaurantes aquando da COVID ( por essa altura surgiram inúmeros comentários a insinuar que no restaurante de um dado chef não se serviam refeições mas seria antes uma fachada para tráfico de droga), aquando do Sr. Que foi atropelado pelo carro do Cabrita (sugeriram que o homem tinha ido aliviar-se ao separador central da auto estrada), aquando do presidente da Iberdrola que referiu a evolução esperada dos custos de energia…
    É triste. O PS tem mesmo de se regenerar. Atualmente, comporta-se como uma organização criminosa.

    • Actualmente?!?
      Está enganado, o PS foi sempre assim. Acham-se os donos disto tudo.
      Até hoje não tiveram um governo que acabasse normalmente. Guterres, Sócrates e agora Costa. Nenhum cumpriu os mandatos até ao fim.
      E quando saem normalmente o país está num “pantano”, “falido” ou … vamos ver o estado em que vai ficar com a saida do Costa.

    • Para saberem o que é e de onde vem o PS, aconcelho-vos a lerem o livro “Contos Proibidos – Memórias de um PS desconhecido” de Rui Mateus. Na altura da publicação, Mário Soares tentou e conseguiu que fosse retirado de circulação, porque descrevia pormenorizadamente as trafulhices que faziam.
      Leiam e envergonhem-se deste partido e dos seus dirigentes.

  2. Quer dizer que num Portugal onde MATAR a TIRO ou à FACADA passou a ter só duas razões “POR TUDO E POR NADA” com as Autoridades e a Justiça a serem demasiado benévolas, se um cidadão se atreve a exigir os seus direitos e sobretudo contra a estrutura do PS, pode ter a certeza de que além de ter perdido toda a razão é imediatamente julgado em PRAÇA PS, destituído de Direitos e CONDENADO ANTES DE SER OUVIDO… E O OUTRO É QUE ERA DITADOR!
    Os Senhores que anteriormente comentaram estão cheios de razão.

  3. Engraçado sem graça nenhuma.. Isto já foi inventado à séculos pelo fascismo..
    – Tratar logo em acusar antes de se julgar.
    Obviamente com a conivência de instituições de estado, que nestas alturas se “ausentam” do seu dever, e ficam a servir quem se serve do pais.
    Nas entidade privadas, julga-se com base no interesse que se têm, deixando a verdade sempre de lado.
    A verdade?
    Tomem lá 2
    – Alcunha (nick name) do Sr. João Galamba (entre todos os que o conhecem minimamente): “Stalinista”
    – Birra enorme durante o ultimo voo, na vinda para Lisboa, com pontapés a bancos do avião entre outros impropérios e AMEAÇAS!
    Chamem agora o SIS.
    Comer gelados com a testa?
    Não, obrigado!

  4. Exatamente. Tem um passado arruaceiro, leva-se para o Governo! E a culpa da escolha desta gente é de quem? Mas também concordo que “quem se mete com o PS leva”, ou seja, o ex-assessor vai ter a sua vida virada do avesso, a partir de agora.

  5. De facto, o computador/portátil não podia ter sido guardado logo que o ex-adjunto foi exonerado?
    Era um computador onde estava guardada matéria tão sensível, de interesse público, que até se encontrava à mão de semear!
    Parece haver alguma incompetência ou negligência em não guardar em lugar seguro um computador que até tinha armazenado assuntos de Estado.
    Até agora era um diligente adjunto; quando quis continuar a ser diligente e alertar para um possível problema por sonegação de informação à comissão parlamentar de inquérito, deixou de ser da confiança política e foi de imediato exonerado, sem acautelar os acessos que o adjunto tinha. É mesmo muita desorientação e falta de senso.

  6. De Frederico Pinheiro convém carregar com mais lenha na na fogueira sem se averiguar que razão lhe possa ou não ter assistido. E porque não falar também no COMPORTAMENTO INADEQUADO A BORDO DE AVIÕES COM PONTAPÉS NOS BANCOS, AMEAÇAS E IMPROPÉRIOS POR PARTE DE FIGURAS POLÍTICAS MAIS PRÓXIMAS DA GOVERNAÇÃO E DA PRÓPRIA GOVERNAÇÃO?

    • Caso não saiba ou finja não saber, a única maneira de separar impurezas é… Destilando e mesmo assim duvido que se limpe o necessário, ou sequer o suficiente. Se o incomoda a “destilaria” não será por medo de ser apanhado por ela?

  7. Despediram o homem e não lhe deram uma indemnização de 500.000 Euros ?! Mas onde é que isto já chegou? Que injustiça

    • Despedido por telefone como se fosse o jardineiro da casa do seu patrão João Galamba vá que não fosse mas, com um cargo no Ministério das Infraestruturas, quem o despediu (por medo de inconfidências criadas pelo próprio Ministro) tem que ser mais Profissional e cumprir todas as normas para que o despedimento seja efectivo. Na minha opinião o Ministro é que devia ser DESPEDIDO E JULGADO por Crime cometido durante o exercício de cargo Político/Governativo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.