PSD quer referendo para a eutanásia. Igreja católica anuncia apoio

Um dos temas quentes do Congresso do PSD foi um referendo sobre a eutanásia. O partido já marcou uma reunião com todos os deputados para a próxima quinta-feira, com o objetivo de discutir a despenalização da eutanásia.

Segundo o Observador, o encontro da próxima quinta-feira acontecerá uma semana antes da votação na generalidade, a 20 de fevereiro. Alguns deputados do PSD esperam que, neste primeiro encontro, os diplomas desçam à especialidade sem votação, dando assim mais tempo aos deputados para refletirem.

Adão Silva, vice-presidente da bancada, adiantou ao matutino que, independentemente do que discutam, já está tomada a decisão da bancada de não tomar posição e de não impor disciplina de voto. “Nesta matéria haverá liberdade de voto, liberdade de pensamento e de consciência.”

Adão Silva não é a favor do referendo, mas considera que a legalização da eutanásia pode ser aprovada no Parlamento “sem prejuízo que mais tarde se realize um referendo”. “Neste momento o que há a discutir são os diplomas em cima da mesa, mas um referendo pode ocorrer sempre, nos termos em que a Constituição permite, e até já existe uma petição assinada por milhares de pessoas para que isso aconteça.”

O Observador comparou a atual composição do Parlamento com a de maio de 2018 (quando o projeto do PS recebeu 110 votos a favor, 115 contra, e 4 abstenções) e concluiu que esta parece ser mais favorável à aprovação da despenalização da eutanásia.

Na bancada socialista, um dos dois deputados que votou contra em maio já não se senta no hemiciclo. Caso não haja mais nenhum deputado a votar contra, o PS poderá contar com 107 ‘sim’, somando-se as bancadas do PEV (dois deputados) e do Bloco (mais 19 ‘sim’), os quatro ‘sim’ dos deputados do PAN e o ‘sim’ do deputado do Iniciativa Liberal – número suficiente para fazer passar um dos quatro projetos de lei que serão debatidos no dia 20.

No PSD há vários deputados que ainda não decidiram o seu voto, caso de Alexandre Poço que, durante o Congresso do passado fim de semana, disse ao diário que ainda não tinha decidido como votar, apesar de destacar a legitimidade do Parlamento para tomar uma decisão sobre o assunto.

No congresso, este tema ganhou força pela voz de Paulo Rangel, que, depois de lida a moção apresentada por António Pinheiro, fez saber que ficou convencido da necessidade de realizar o referendo. “Não há discussão nem debate na sociedade portuguesa. Não pode tomar-se uma decisão essencial como esta nas costas dos portugueses”, defendeu.

Na moção que atirou oficialmente o tema para a agenda do partido lê-se que “uma decisão sobre a eutanásia não pode ficar restrita ao Parlamento” e que importa “alargar o debate a todas as camadas da solução”, devendo o PSD ser o promotor desta solução através da sua Comissão Política e do seu grupo parlamentar.

Igreja Católica anuncia apoio a referendo

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) decidiu apoiar as iniciativas contra a despenalização da eutanásia, em particular a realização de um referendo sobre o tema.

Em comunicado divulgado esta terça-feira, a Igreja Católica assume uma posição pública contrária à que tinha mantido até agora: para a Igreja, questões relacionadas com a vida não eram referendáveis.

Contudo, na semana passada, o bispo do Porto, D. Manuel Linda, tinha defendido que não sendo uma questão referendável, “seria mais deplorável se 150 ou 200 pessoas impusessem os seus critérios a largos milhões de cidadãos”, referindo-se à possibilidade de a eutanásia ser aprovada pela Assembleia da República.

Os bispos afirmam no documento que “a opção mais digna” está “nos cuidados paliativos como compromisso de proximidade, respeito e cuidado da vida humana até ao seu fim natural”.

Esta posição da Igreja Católica em Portugal surge numa altura em que grupos da sociedade civil procuram recolher as 60 mil assinaturas necessárias para pedir um referendo sobre a eutanásia.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Referendo para mandar na vida dos outros?!
    Está boa!…
    .
    E quem quer saber da opinião da Igreja Católica?!
    Esses ainda não devem ter reparado que estamos em 2020!…
    Que moral tem uma seita onde supostamente até filho do lider morreu/sacrificou-se por eles, para dizerem o que quer que seja sobre a vida dos outros?!
    Enfim… os graves problemas internos que tem não devem ser sufucientes…

RESPONDER

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …

Passos Coelho ataca falhas de Costa (e revela que segurou Maria Luís)

O antigo primeiro-ministro Passos Coelho esteve na apresentação do livro de Carlos Moedas no El Corte Inglés, onde aproveitou para criticar António Costa. Passos preferiu falar do passado, lembrando o momento em que esteve perto …