Eurodeputada portuguesa pode estar envolvida no escândalo Qatargate

5

António Cotrim / Lusa

Isabel Santos, eurodeputada do PS

A eurodeputada Isabel Santos, eleita pelo PS, é um dos nomes que surge envolvido no escândalo Qatargate por, alegadamente, ter apoiado o financiamento da organização não-governamental que está no centro do caso de corrupção e lavagem de dinheiro.

A informação começou por ser avançada pelo jornal belga Le Soir, sendo depois reforçada pelo jornal online Politico.

Segundo estas fontes, Isabel Santos apoiou um pedido de financiamento de 175 mil euros efectuado pela organização não-governamental (ONG) Fight Impunity.

Esta ONG foi fundada pelo eurodeputado italiano Pier Antonio Panzeri, um dos nomes que surge no centro do escândalo do Qatargate.

O financiamento foi aprovado pelo Parlamento Europeu pouco mais de um ano depois da criação da ONG, mesmo não estando esta no registo da transparência da instituição da União Europeia (UE).

O Le Soir repara que isto é algo muito raro, tratando-se de uma ONG tão recente e considerando o elevado valor envolvido. “Nem para ONGs já bem conhecidas é óbvio” que este tipo de financiamento seja atribuído, refere uma fonte não identificada ao jornal belga.

Isabel Santos descarta qualquer envolvimento no escândalo e refere ao jornal Inevitável que o projecto para financiamento foi apresentado pelo Parlamento Europeu e não pela ONG em si.

A eurodeputada socialista também vinca que cabe ao Parlamento Europeu “checar as instituições”. “Se alguma vez esse subsídio foi atribuído, essa gestão é feita pela Comissão e não pelo Parlamento”, diz ainda.

Isabel Santos era membro honorário da Fight Impunity, mas deixou o cargo depois de terem surgido as alegações de corrupção contra Panzeri.

Na altura, também deixaram o quadro honorário da ONG a ex-chefe de diplomacia da UE, Federica Mogherini, o ex-primeiro-ministro francês Bernard Cazeneuve, a senadora italiana Emma Bonino e a ex-eurodeputada sueca Cecilia Wikström.

ZAP //

 

5 Comments

  1. São deputados europeus….já tem um salário tão elevado e metem-se a criar ONG´s…..para financiar a ONG ou para se financiarem a eles mesmos? Tanta ONG para quê?

  2. Uma Deputada Portuguesa e ainda por cima do PS? quem diria??
    Tem de ser engano, nunca um Portugues eleito pelo PS se deixaria envolver num escândalo desses.
    Mas pensando melhor…
    Onde é que ja vimos algo do género??

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.