EUA ponderam fazer um teste nuclear. É o primeiro em quase 30 anos

Yuri Gripas /ABACA / POOL

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Os Estados Unidos estão a ponderar fazer um teste nuclear que pode pôr em causa a moratória em vigor em relação a estas iniciativas. Será o primeiro em quase três décadas. O último aconteceu em 1992.

De acordo com o jornal norte-americano The Washington Post, a hipótese foi discutida na última reunião das agências de segurança nacional dos Estados Unidos, perante acusações de que a Rússia a China têm vindo a fazer pequenos testes nucleares.

O eventual avanço de testes nucleares por parte dos Estados Unidos pode ter implicações geopolíticas.

A reunião não produziu um acordo concreto sobre se esta intenção se poderá materializar, optando-se por outras medidas que procurem confirmar e dissuadir os russos e os chineses de fazerem os testes nucleares que os Estados Unidos suspeitam que estejam a realizar.

Isto continua a ser “uma discussão em aberto”, tendo ficado em cima da mesa a hipótese de os Estados Unidos virem a fazer um “teste rápido” para marcar a sua posição negocial numa fase em que Washington está a promover um acordo tripartido para regular a capacidade nuclear das três potências.

Os Estados Unidos não realizam testes nucleares há várias décadas – desde 1992. Segundo Daryl Kimball, diretor da Arms Control Association, um organismo que combate a ameaça das armas nucleares, ouvido pelo jornal norte-americano, fazê-lo agora seria “um convite a que outros países com armas nucleares fizessem o mesmo”.

“Seria o tiro de partida para que se gerasse uma corrida às armas nucleares sem precedentes”, disse o especialista, alertando para o efeito geopolítico desestabilizador que essa medida poderia ter.

O Governo dos Estados Unidos está a preparar um novo acordo para limitar o armamento nuclear do próprio país, da Rússia e da China, depois de o Presidente ter anunciado a saída do tratado “Open Skies” assinado entre mais de 30 países há quase 30 anos, visando reduzir o risco de guerra nuclear entre o Ocidente e a Rússia.

Os Estados Unidos contam com a diplomacia russa para criar um novo acordo que inclua a China. A ideia seria restringir e verificar o arsenal de armamento nuclear.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se a russia china além da coreia nortenha o fazem estão a preparar alguma actividade belica e é melbor a america estar preparada porque os bakokos aqui da europa não tem nenhuma defesa alem de meia duzia de meninos que andam a brincar as guerras se levarem uma invasão metem o rabinho entre as pernas e começa tudo a falar russo ou uma lingua asiatica qualquer.

RESPONDER

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …