EUA procuram acordo de controlo de armas nucleares com a Rússia. E querem incluir a China

Yuri Gripas /ABACA / POOL

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O governo dos Estados Unidos (EUA) está a preparar um novo acordo para limitar o armamento nuclear do próprio país, da Rússia e da China, depois de o Presidente ter anunciado a saída do tratado “Open Skies”.

Segundo avançou o Expresso na quinta-feira, para fazer avançar o plano, o Presidente dos EUA conta com o apoio russo. O Wall Street Journal noticiou que o conselheiro de Donald Trump, Marshall Billingslea, deverá reunir-se com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo em Viena. Sem data marcada, um alto funcionário do governo dos EUA indicou que todos concordam “que [deve acontecer] o mais rápido possível”.

Esta notícia surgiu no dia em que o governo Trump anunciou a saída dos EUA do tratado “Open Skies” (“Céus Abertos”), assinado entre mais de 30 países há quase 30 anos, visando reduzir o risco de guerra nuclear entre o Ocidente e a Rússia.

Trump acusou Moscovo de violar o acordo e negou que a saída venha a aumentar as tensões. “Não, acho que vamos ter uma relação muito boa com a Rússia”, disse.

De acordo com a imprensa norte-americana, Marshall Billingslea conta com a diplomacia russa para criar um novo acordo que inclua a China. A ideia seria restringir e verificar o arsenal de armamento nuclear.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.