/

EUA prolongam embargo a Cuba por mais um ano. Vão 54.

lurogo / Flickr

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prolongou por mais um ano as medidas de embargo comercial a Cuba, anunciou esta sexta-feira a Casa Branca.

Num memorando enviado aos secretários de Estado, John Kerry, e do Tesouro, Jack Lew, o presidente americano BarackObama informou sobre a sua decisão de manter o embargo contra Cuba no âmbito da Lei Contra o Comércio com o Inimigo por considerar estar em causa o “interesse nacional dos Estados unidos”.

A renovação da lei, que proíbe as empresas norte-americanas de realizarem negócios com a ilha, ocorre de forma rotineira – os anteriores presidentes norte-americanos também a prorrogavam anualmente.

A Lei Contra o Comércio com o Inimigo, que data de 1917 e foi aprovada face à entrada dos Estados Unidos na primeira guerra mundial, proíbe que as empresas norte-americanas façam comércio com países hostis.

Esta foi a lei utilizada para impor o embargo económico contra Cuba, em 1960, mas que foi reforçado com outros diplomas, como o Torricelli, de 1992, que impede o envio de alimentos para Cuba – à excepção de ajuda humanitária.

A decisão de Obama de renovar as sanções ocorre apesar dos apelos de organizações, como a #CubaNow, que consideram que o embargo não tem sido uma medida eficaz para acabar com o regime castrista e defendem uma aproximação à ilha.

Estas medidas, “em vez de ajudar os cubanos a avançar para uma sociedade mais aberta e democrática, torna mais difícil aos norte-americanos apoiá-los”, argumenta o diretor executivo da #CubaNow, Ric Herrero, em comunicado.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.