Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns.

Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o pico da curva de contágios deve ocorrer no final de abril, o que pode significar um total de 16 mil mortes. O governador Andrew Cuomo estima que os hospitais da cidade vão necessitar entre 75 mil e 110 mil camas e entre 25 mil e 37 mil ventiladores, conforme o nível de respeito pelas medidas de distância social.

No entanto, se Nova Iorque pode ser considerada o epicentro do surto de coronavírus nos Estados Unidos, a situação é bem pior na prisão de Rikers Island, a maior prisão nova-iorquina. De acordo com o Observador, a taxa de infeção entre os reclusos e os funcionários daquela prisão isolada é sete vezes superior à taxa da cidade.

A prisão está sobrelotada e os reclusos não conseguem manter a distância social recomendada. “Vamos todos começar a cair”, disse uma reclusa em declarações à New York Magazine.

Enquanto noutros países, prisioneiros estão a ser libertados e alguns estão a cumprir o resto da pena com pulseira eletrónica, em Nova Iorque, os cinco procuradores do Estado mostram-se contra qualquer libertação de larga escala por motivos sanitários.

Como alternativa, a câmara municipal da Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns na ilha, avança o The Intercept.

O presidente da câmara Bill de Blasio explica que a proposta faz parte de um plano mais vasto e não está diretamente relacionado com a pandemia de covid-19. Esta ideia já terá surgido em 2008, como preparação para uma outra epidemia de gripe. Neste caso, as valas seriam compostas por “10 caixões dispostos longitudinalmente numa secção estreita aberta no chão”.

O plano prevê um contrato com o cemitério de Hart Island, que teme “não ser suficiente para acomodar um grande fluxo de falecidos a necessitar de enterro”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Nenhuma era apenas um número". NYT dedica toda a primeira página a mil vítimas da pandemia

Mil nomes de pessoas numa primeira página. O jornal norte-americano The New York Times dedicou a primeira página da edição deste domingo a mil vítimas mortais da pandemia de covid-19, para assinalar a iminente passagem …

A economia é a vítima colateral da estratégia singular da Suécia

A Suécia deixou nas mãos dos cidadãos a responsabilidade pela sua saúde e a abordagem relaxada do país em relação à pandemia de covid-19 trouxe resultados negativos. O Governo sueco não impôs um confinamento à população …

Polícia de Hong Kong detém 180 manifestantes. E elogia lei da segurança nacional

A polícia de Hong Kong elogiou a lei da segurança nacional chinesa, horas depois de ter detido pelo menos 180 manifestantes que protestaram, este domingo, contra a legislação anunciada por Pequim. O comissário da polícia, Tang Ping-keung, …

Pinto da Costa recandidata-se a "pensar nas dificuldades do presente"

Pinto da Costa admitiu, este domingo, no lançamento do site oficial da recandidatura à presidência do FC Porto, que vai a eleições "a pensar nas dificuldades tremendas do presente". No site oficial da sua candidatura, Pinto …

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado, Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …