EUA. Milhares de casos de gripe eram afinal covid-19

Enric Fontcuberta / EPA

Afinal o novo coronavírus pode ter chegado mais cedo, e ninguém se apercebeu. Milhares de casos de gripe na cidade Seattle, entre janeiro a março, foram na verdade Covid-19. De acordo com o novo estudo, o vírus já estava presente nos EUA muito antes do que se pensava.

Investigadores americanos avaliaram amostras de saliva em análises de pessoas que apresentaram sintomas de gripe em Seattle, entre o final de fevereiro e o início de março, e descobriram que, nestas amostras, mais de 1 em 10 casos eram afinal Covid-19.

O estudo, apresentado a semana passada no jornal EClinicalMedicine, explica que cerca de 9000 pessoas podem ter contraído Covid-19 até 9 de março, altura em foram detetados os primeiros casos.

Segundo o IFLS, a equipa da Universidade do Texas, em Austin, analisou os dois primeiros períodos da pandemia em Wuhan, na China, e em Seattle, nos EUA. Os investigadores analisaram relatórios médicos, e casos de sintomas semelhantes aos da gripe relatados em Wuhan, em janeiro, e em Seattle, entre fevereiro e março.

Lauren Ancel Meyers, investigadora da Universidade do Texas, explica que “mesmo antes de percebermos que a Covid-19 estava a espalhar-se pelo mundo, os dados indicam que, a avaliar pelos sintomas, houve pelo menos um caso de Covid-19 para cada dois casos de gripe”.

Embora em ambas as cidades a maioria das ocorrências tenha sido de gripe, as ocorrências nas duas demonstraram que já havia disseminação do vírus, e foi bem mais rápida do que os relatórios da da época concluíram.

Na cidade chinesa, mais de um terço das pessoas analisadas foram confirmadas com Covid-19. As infeções ocorreram entre 30 de dezembro de 2019 e 12 de janeiro de 2020. A 22 de janeiro haviam 422 casos conhecidos, mas tendo em conta a análise que foi feita pela equipa, estima-se que já podiam haver mais de 12 mil casos não detetados.

Em Seattle, os especialistas acreditam que pode ter havido mais de 9000 casos até 9 de março, semana em que as escolas foram fechadas, embora os números oficiais apontassem para apenas 116 casos. Observando a análise feita às faixas etárias, cerca de um terço dos casos eram, provavelmente, crianças.

O primeiro caso pode ter surgido entre 26 de outubro e 13 de dezembro de 2019, em Wuhan, enquanto em Seattle ocorreu entre o Natal e 15 de janeiro. O primeiro caso oficial de Covid-19 nos Estados Unidos foi anunciado a 21 de janeiro, após um homem ter regressado de Wuhan para Washington.

Num estudo anterior, os mesmos investigadores dizem ainda que, presumindo que 50% dos casos são assintomáticos, pode ter havido até 15 mil casos de Covid-19 na mesma altura.

Meyers explica que “é fácil juntar as peças da história desta pandemia, e usar uma combinação de técnicas de investigação, pois isso ajuda a entender como a pandemia se espalhou tão rapidamente no mundo, antecipando o que podemos esperar para os próximos tempos”.

Atualmente, os EUA são o país com o maior número de casos de Covid-19 desde abril. Os números apresentam 5,2 milhões de casos confirmados, e mais de 167 mil mortes. Contudo a análise dos dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) sugere que estes números podem estar abaixo reais.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Levantada imunidade parlamentar a António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo

A comissão de Transparência aprovou, esta terça-feira, um relatório favorável ao levantamento da imunidade parlamentar ao deputado António Gameiro (PS), envolvido na "Operação Triângulo". A decisão foi tomada por unanimidade na reunião desta terça-feira da comissão …

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …

Jeff Bezos quer transformar a Amazon no "melhor empregador da Terra"

O CEO da Amazon admitiu que é preciso fazer mais pelos trabalhadores e revelou que um dos seus principais objetivos é fazer da empresa "o melhor empregador da Terra". As más condições de trabalho a que …

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …

Portugal e França promovem intercâmbio de árbitros nas ligas profissionais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta segunda-feira, que vai promover, juntamente com a Federação Francesa de Futebol (FFF), um intercâmbio de árbitros. "Portugal e França vão promover um intercâmbio de árbitros no seguimento do …

Novo Banco vendeu carteira de malparado por valor inferior às próprias garantias

O deputado do PSD Alberto Fonseca apontou esta terça-feira que o Novo Banco vendeu a carteira de crédito malparado Nata II por um valor inferior às suas próprias garantias, baseando-se no relatório da Deloitte à …

ANA "não tem interesse económico". Montijo é a "solução mais rápida"

O presidente da comissão executiva da ANA - Aeroportos de Portugal disse, esta terça-feira, que a empresa "não tem interesse económico" numa das soluções para a expansão aeroportuária em Lisboa em vez de outra, mas …

Taiwan vende vacinas da AstraZeneca a 17 euros para evitar que expirem

Com lotes da vacina da AstraZeneca em risco de expirarem, devido a resistência à sua toma entre grupos prioritários, Taiwan começou esta segunda-feira a administrá-las a qualquer pessoa, por 17 euros. Horas depois de o sistema …