EUA. Milhares de casos de gripe eram afinal covid-19

Enric Fontcuberta / EPA

Afinal o novo coronavírus pode ter chegado mais cedo, e ninguém se apercebeu. Milhares de casos de gripe na cidade Seattle, entre janeiro a março, foram na verdade Covid-19. De acordo com o novo estudo, o vírus já estava presente nos EUA muito antes do que se pensava.

Investigadores americanos avaliaram amostras de saliva em análises de pessoas que apresentaram sintomas de gripe em Seattle, entre o final de fevereiro e o início de março, e descobriram que, nestas amostras, mais de 1 em 10 casos eram afinal Covid-19.

O estudo, apresentado a semana passada no jornal EClinicalMedicine, explica que cerca de 9000 pessoas podem ter contraído Covid-19 até 9 de março, altura em foram detetados os primeiros casos.

Segundo o IFLS, a equipa da Universidade do Texas, em Austin, analisou os dois primeiros períodos da pandemia em Wuhan, na China, e em Seattle, nos EUA. Os investigadores analisaram relatórios médicos, e casos de sintomas semelhantes aos da gripe relatados em Wuhan, em janeiro, e em Seattle, entre fevereiro e março.

Lauren Ancel Meyers, investigadora da Universidade do Texas, explica que “mesmo antes de percebermos que a Covid-19 estava a espalhar-se pelo mundo, os dados indicam que, a avaliar pelos sintomas, houve pelo menos um caso de Covid-19 para cada dois casos de gripe”.

Embora em ambas as cidades a maioria das ocorrências tenha sido de gripe, as ocorrências nas duas demonstraram que já havia disseminação do vírus, e foi bem mais rápida do que os relatórios da da época concluíram.

Na cidade chinesa, mais de um terço das pessoas analisadas foram confirmadas com Covid-19. As infeções ocorreram entre 30 de dezembro de 2019 e 12 de janeiro de 2020. A 22 de janeiro haviam 422 casos conhecidos, mas tendo em conta a análise que foi feita pela equipa, estima-se que já podiam haver mais de 12 mil casos não detetados.

Em Seattle, os especialistas acreditam que pode ter havido mais de 9000 casos até 9 de março, semana em que as escolas foram fechadas, embora os números oficiais apontassem para apenas 116 casos. Observando a análise feita às faixas etárias, cerca de um terço dos casos eram, provavelmente, crianças.

O primeiro caso pode ter surgido entre 26 de outubro e 13 de dezembro de 2019, em Wuhan, enquanto em Seattle ocorreu entre o Natal e 15 de janeiro. O primeiro caso oficial de Covid-19 nos Estados Unidos foi anunciado a 21 de janeiro, após um homem ter regressado de Wuhan para Washington.

Num estudo anterior, os mesmos investigadores dizem ainda que, presumindo que 50% dos casos são assintomáticos, pode ter havido até 15 mil casos de Covid-19 na mesma altura.

Meyers explica que “é fácil juntar as peças da história desta pandemia, e usar uma combinação de técnicas de investigação, pois isso ajuda a entender como a pandemia se espalhou tão rapidamente no mundo, antecipando o que podemos esperar para os próximos tempos”.

Atualmente, os EUA são o país com o maior número de casos de Covid-19 desde abril. Os números apresentam 5,2 milhões de casos confirmados, e mais de 167 mil mortes. Contudo a análise dos dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) sugere que estes números podem estar abaixo reais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …