EUA. Milhares de casos de gripe eram afinal covid-19

Enric Fontcuberta / EPA

Afinal o novo coronavírus pode ter chegado mais cedo, e ninguém se apercebeu. Milhares de casos de gripe na cidade Seattle, entre janeiro a março, foram na verdade Covid-19. De acordo com o novo estudo, o vírus já estava presente nos EUA muito antes do que se pensava.

Investigadores americanos avaliaram amostras de saliva em análises de pessoas que apresentaram sintomas de gripe em Seattle, entre o final de fevereiro e o início de março, e descobriram que, nestas amostras, mais de 1 em 10 casos eram afinal Covid-19.

O estudo, apresentado a semana passada no jornal EClinicalMedicine, explica que cerca de 9000 pessoas podem ter contraído Covid-19 até 9 de março, altura em foram detetados os primeiros casos.

Segundo o IFLS, a equipa da Universidade do Texas, em Austin, analisou os dois primeiros períodos da pandemia em Wuhan, na China, e em Seattle, nos EUA. Os investigadores analisaram relatórios médicos, e casos de sintomas semelhantes aos da gripe relatados em Wuhan, em janeiro, e em Seattle, entre fevereiro e março.

Lauren Ancel Meyers, investigadora da Universidade do Texas, explica que “mesmo antes de percebermos que a Covid-19 estava a espalhar-se pelo mundo, os dados indicam que, a avaliar pelos sintomas, houve pelo menos um caso de Covid-19 para cada dois casos de gripe”.

Embora em ambas as cidades a maioria das ocorrências tenha sido de gripe, as ocorrências nas duas demonstraram que já havia disseminação do vírus, e foi bem mais rápida do que os relatórios da da época concluíram.

Na cidade chinesa, mais de um terço das pessoas analisadas foram confirmadas com Covid-19. As infeções ocorreram entre 30 de dezembro de 2019 e 12 de janeiro de 2020. A 22 de janeiro haviam 422 casos conhecidos, mas tendo em conta a análise que foi feita pela equipa, estima-se que já podiam haver mais de 12 mil casos não detetados.

Em Seattle, os especialistas acreditam que pode ter havido mais de 9000 casos até 9 de março, semana em que as escolas foram fechadas, embora os números oficiais apontassem para apenas 116 casos. Observando a análise feita às faixas etárias, cerca de um terço dos casos eram, provavelmente, crianças.

O primeiro caso pode ter surgido entre 26 de outubro e 13 de dezembro de 2019, em Wuhan, enquanto em Seattle ocorreu entre o Natal e 15 de janeiro. O primeiro caso oficial de Covid-19 nos Estados Unidos foi anunciado a 21 de janeiro, após um homem ter regressado de Wuhan para Washington.

Num estudo anterior, os mesmos investigadores dizem ainda que, presumindo que 50% dos casos são assintomáticos, pode ter havido até 15 mil casos de Covid-19 na mesma altura.

Meyers explica que “é fácil juntar as peças da história desta pandemia, e usar uma combinação de técnicas de investigação, pois isso ajuda a entender como a pandemia se espalhou tão rapidamente no mundo, antecipando o que podemos esperar para os próximos tempos”.

Atualmente, os EUA são o país com o maior número de casos de Covid-19 desde abril. Os números apresentam 5,2 milhões de casos confirmados, e mais de 167 mil mortes. Contudo a análise dos dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) sugere que estes números podem estar abaixo reais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …

Ataques aéreos dos EUA mataram até 48 mil civis em 20 anos. Pentágono admite morte de civis em Cabul

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …

Fernando Pimenta é campeão do mundo em K1 1.000 (e aponta a "mais medalhas" do que os golos de Ronaldo)

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca. Na pista quatro, Pimenta …