EUA e Israel perdem direito de voto na UNESCO por falta de pagamento

Albertus teolog / wikimedia

Placa no edifício sede da UNESCO em Paris (foto: Albertus teolog / wikimedia)

Placa no edifício sede da UNESCO em Paris (foto: Albertus teolog / wikimedia)


Os Estados Unidos e Israel perderam hoje automaticamente o seu direito de voto na UNESCO, após terem falhado o pagamento da contribuição financeira à organização das Nações Unidas, indicou uma fonte da entidade.

“Na lista de países que irão perder o direito de voto vão estar os Estados Unidos e Israel”, afirmou a fonte da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), citada pela agência noticiosa francesa AFP.

Os dois países “não apresentaram hoje de manhã a documentação necessária para evitar a perda do direito de voto”, indicou a mesma fonte, que preferiu o anonimato.

O regulamento interno da organização refere, segundo a agência espanhola EFE, que o país que, sem justificação, não cumprir os pagamentos, perde o seu direito de voto.

Washington e Telavive deixaram de pagar as contribuições financeiras para UNESCO depois de a Palestina ter sido admitida como membro a 31 de outubro de 2011.

Na altura, a Palestina tornou-se no 195.º membro da UNESCO.

O incumprimento dos Estados Unidos provocou uma grave crise financeira no seio da organização, que teve de lidar com uma redução na ordem dos 22 por cento no seu orçamento, passando de 653 para 507 milhões de dólares.

Para enfrentar os constrangimentos orçamentais, cerca de 300 pessoas correm o risco de despedimento. A agência das Nações Unidas integrava, em 2012, 1.200 pessoas na sede em Paris e cerca de 900 em todo o mundo.

Apesar destas dificuldades, a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, de nacionalidade búlgara, que conseguiu arrecadar cerca de 75 milhões de dólares para enfrentar a crise, foi reeleita em outubro passado.

“A lista de países que vão deixar de ter direito de voto será anunciada provavelmente amanhã [sábado] em sessão plenária”, precisou a mesma fonte.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …