EUA desvalorizam desenvolvimento de novas armas nucleares na Rússia

(dv) USFK / 8TH US ARMY

O Pentágono desvalorizou hoje a afirmação do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre o desenvolvimento de uma nova série de armas nucleares, afirmando que a defesa antimíssil dos Estados Unidos está pronta para defender o país.

Vladimir Putin afirmou que Moscovo testou armas que não podem ser intercetadas e tornam a defesa de mísseis da NATO “inútil”.

“Não se trata de defesa, mas sim de dissuasão“, disse a porta-voz do Pentágono Dana White, acrescentando que o Departamento de Defesa não ficou surpreso com as reivindicações sobre novas armas.

Dana White referiu que as defesas de mísseis dos EUA não foram projetadas com o arsenal nuclear da Rússia em mente, e que Moscovo sabe esse facto “muito bem”.

“Precisamos de garantir que temos uma dissuasão nuclear credível, e estamos confiantes de que estamos preparados para defender a nossa nação”, defendeu.

Os Estados Unidos defendem que os sistemas de defesa de mísseis na Europa não visam Moscovo, pois estão projetados para defender contra ameaças do Irão e da Coreia do Norte.

Putin disse que as novas armas incluem um míssil de cruzeiro de energia nuclear, um drone subaquático de energia nuclear que poderia ser armado com uma ogiva nuclear e um míssil hipersónico que não tem equivalente no mundo.

As afirmações de Putin ocorrem apenas um mês depois de o governo de Donald Trump lançar uma nova política nuclear, que assumiu uma posição mais agressiva sobre a necessidade de dissuadir a Rússia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Putin está sendo pressionado por militares russos para destinar mais verbas para defesa, ele é sensível às pressões, entre as lideranças dos grandes países do mundo ele é o único que foi eleito. Estados Unidos tem um sistema maluco de eleições, China tem partido único, India é influenciada por sistema de castas e O Brasil tem um golpista.

    • Claro que o Putin foi eleito – e será novamente enquanto ele quiser!!..
      Agora só falta explicares como é que funciona o sistema eleitoral/político na Rússia e o que acontece a quem tenta concorrer contra ele!…
      Sensível a pressões? O Putin?!
      Ahahahaaa!…
      Ele, além de ser o homem mais rico do mundo, é o homem mais poderoso do mundo, portanto, o Putin faz o que quer e o que lhe apetece na Rússia (e não só) – basta falar em patriotismo e na “grande Rússia”!!
      Ele não está “pressionado”, ele quer investir em armamento, precisamente para voltar a “grande Rússia” de outros tempos, só que com o dinheiro que ele (e os seus “amigos”) roubaram/roubam, a Rússia está falida e a qualidade de vida dos russos continua a piorar, portanto…
      De todos os países que referiste, o pior é mesmo a Rússia, pois um só homem (Putin) tem praticamente todo o poder concentrado em si – pior só mesmo a Coreia do Norte, onde não há qualquer oposição interna!!

  2. Uma coisa devia estar claríssima como água cristalina é o facto que o presidente russo, se promete cumpre, fala pouco e faz muito mais, ao contrário dos tagarelas dos nossos políticos ocidentais que falam muito, prometem muito e cumprem pouco e ainda nos vendem a banha da cobra.
    Bastou ver na Síria, avisou um dia, no dia seguinte já lá estava e expulsou a cambada de terroristas financiados e formados pela OTAN. Basta ver os miseráveis resultados desta OTAN no Afeganistão e Iraque, tudo destruído e os terroristas passeiam.
    Não percebo nada de armas nem pretendo entender mas duvido que as surpresas russas fiquem por aqui.
    Pena é os vassalos europeus ainda terem entendido que têm andado do lado dos terroristas e falhados.
    Mas um dia é certo que vão entender.

RESPONDER

Benfica contrata Samuel Pedro ao Boavista

O extremo, que se estreou esta temporada pelos seniores do Boavista, assinou contrato com o Benfica, anunciou o clube encarnado, esta segunda-feira, no seu site oficial. Samuel Pedro, de 18 anos, fez a sua estreia na I …

Prendas aos deputados acima de 150 euros serão divulgadas na Internet

PS, PSD e Bloco aprovaram, esta terça-feira, em votação final na Comissão Parlamentar de Transparência, o conjunto de critérios orientadores em matéria de ofertas e hospitalidade de deputados, diploma que teve a oposição do PAN. Estes …

Metro do Porto compra 18 novos veículos e assegura mais 60 mil lugares por dia

A Metro do Porto assinou esta terça-feira o contrato para a aquisição, por 49,6 milhões de euros, de 18 composições à empresa chinesa CRC Tangsthan que permitirão disponibilizar mais 60 mil lugares diários, estima a …

Catarina Martins diz que Carlos Costa "não tem condições" para ser governador

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, disparou contra aqueles que considera serem "cúmplices" do "assalto ao povo angolano". Tanto a Justiça como o Governo português têm de agir, considera o Bloco de Esquerda, na sequência …

Pedro Sánchez vai reunir-se com líder do governo regional catalão

O primeiro-ministro espanhol e líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, anunciou na segunda-feira que se reunirá com o líder do governo regional da Catalunha, Quim Torra, no início de fevereiro. Em entrevista à televisão …

Governo confirma que nunca avaliou impacto dos vistos gold. Só 5% foram recusados

O Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou que não foram realizadas avaliações ao impacto dos vistos gold e que não cabe ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) controlar as origens do capital investido em …

Conselho de Finanças Públicas alerta para "risco de desvio significativo" no ritmo de ajustamento estrutural

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alerta para um "risco de desvio significativo" do ritmo de ajustamento estrutural da economia portuguesa em 2020, avisando que a evolução programada da despesa no OE2020 "não cumpre o …

Carolina Salgado condenada a pena de quatro meses de prisão, substituída por multa de 600 euros

Carolina Salgado não cumpriu sentença do processo de difamação a Pinto da Costa. Além das 300 horas de trabalho comunitário devia ter publicado o texto da sentença no jornal e não o fez. Carolina Salgado foi …

Taiwan deteta primeiro paciente com pneumonia originária da China

A Agência Central de Notícias de Taiwan disse que uma mulher, que esteve recentemente na cidade chinesa de Wuhan, está a ser tratada e foi colocada sob quarentena, depois de se ter dirigido voluntariamente aos …

PSP investiga alegada agressão de um agente a uma mulher na Amadora

A Polícia de Segurança Pública (PSP) abriu um processo de averiguações sobre a atuação policial contra uma mulher que foi detida, no domingo, na Amadora, ocorrência que envolveu "agressões" e que resultou numa denúncia contra …