EUA desvalorizam desenvolvimento de novas armas nucleares na Rússia

(dv) USFK / 8TH US ARMY

O Pentágono desvalorizou hoje a afirmação do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre o desenvolvimento de uma nova série de armas nucleares, afirmando que a defesa antimíssil dos Estados Unidos está pronta para defender o país.

Vladimir Putin afirmou que Moscovo testou armas que não podem ser intercetadas e tornam a defesa de mísseis da NATO “inútil”.

“Não se trata de defesa, mas sim de dissuasão“, disse a porta-voz do Pentágono Dana White, acrescentando que o Departamento de Defesa não ficou surpreso com as reivindicações sobre novas armas.

Dana White referiu que as defesas de mísseis dos EUA não foram projetadas com o arsenal nuclear da Rússia em mente, e que Moscovo sabe esse facto “muito bem”.

“Precisamos de garantir que temos uma dissuasão nuclear credível, e estamos confiantes de que estamos preparados para defender a nossa nação”, defendeu.

Os Estados Unidos defendem que os sistemas de defesa de mísseis na Europa não visam Moscovo, pois estão projetados para defender contra ameaças do Irão e da Coreia do Norte.

Putin disse que as novas armas incluem um míssil de cruzeiro de energia nuclear, um drone subaquático de energia nuclear que poderia ser armado com uma ogiva nuclear e um míssil hipersónico que não tem equivalente no mundo.

As afirmações de Putin ocorrem apenas um mês depois de o governo de Donald Trump lançar uma nova política nuclear, que assumiu uma posição mais agressiva sobre a necessidade de dissuadir a Rússia.

Lusa ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Putin está sendo pressionado por militares russos para destinar mais verbas para defesa, ele é sensível às pressões, entre as lideranças dos grandes países do mundo ele é o único que foi eleito. Estados Unidos tem um sistema maluco de eleições, China tem partido único, India é influenciada por sistema de castas e O Brasil tem um golpista.

    • Claro que o Putin foi eleito – e será novamente enquanto ele quiser!!..
      Agora só falta explicares como é que funciona o sistema eleitoral/político na Rússia e o que acontece a quem tenta concorrer contra ele!…
      Sensível a pressões? O Putin?!
      Ahahahaaa!…
      Ele, além de ser o homem mais rico do mundo, é o homem mais poderoso do mundo, portanto, o Putin faz o que quer e o que lhe apetece na Rússia (e não só) – basta falar em patriotismo e na “grande Rússia”!!
      Ele não está “pressionado”, ele quer investir em armamento, precisamente para voltar a “grande Rússia” de outros tempos, só que com o dinheiro que ele (e os seus “amigos”) roubaram/roubam, a Rússia está falida e a qualidade de vida dos russos continua a piorar, portanto…
      De todos os países que referiste, o pior é mesmo a Rússia, pois um só homem (Putin) tem praticamente todo o poder concentrado em si – pior só mesmo a Coreia do Norte, onde não há qualquer oposição interna!!

  2. Uma coisa devia estar claríssima como água cristalina é o facto que o presidente russo, se promete cumpre, fala pouco e faz muito mais, ao contrário dos tagarelas dos nossos políticos ocidentais que falam muito, prometem muito e cumprem pouco e ainda nos vendem a banha da cobra.
    Bastou ver na Síria, avisou um dia, no dia seguinte já lá estava e expulsou a cambada de terroristas financiados e formados pela OTAN. Basta ver os miseráveis resultados desta OTAN no Afeganistão e Iraque, tudo destruído e os terroristas passeiam.
    Não percebo nada de armas nem pretendo entender mas duvido que as surpresas russas fiquem por aqui.
    Pena é os vassalos europeus ainda terem entendido que têm andado do lado dos terroristas e falhados.
    Mas um dia é certo que vão entender.

RESPONDER

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …

Oito feridos em esfaqueamento na Suécia. Polícia fala em terrorismo

Um homem esfaqueou, esta quarta-feira, um grupo de pessoas na vila de Vetlanda, na Suécia. Há pelo menos oito feridos, que foram transportados para o hospital, e as autoridades policiais suspeitam de um “ataque terrorista”. O …

China testa moeda digital nacional nas principais cidades

A mudança para a moeda digital dá aos governos mais controle sobre o seu dinheiro. É o que procura a China, onde o Executivo está a testar a eCNY, lançada em 2020, em cidades como …

TdC dá luz verde a Linha Rosa e prolongamento da Amarela do Metro do Porto

O Tribunal de Contas (TdC) deu luz verde às empreitadas de construção da Linha Rosa do Metro do Porto e de prolongamento da linha Amarela até Vila d’ Este, em Gaia, disse esta quarta-feira à …

Presidência Trump deixou democracia dos EUA ao nível do Panamá e da Roménia

Um novo recuo de direitos políticos e liberdades no final da presidência de Donald Trump deixou os Estados Unidos ao nível da Roménia e do Panamá, segundo a organização não-governamental Freedom House. No último ano da …

Na visita histórica ao Iraque, Papa vai encontrar cidades devastadas pelo Daesh

O Papa Francisco chega ao Iraque, esta sexta-feira, onde vai visitar várias cidades que foram destruídas pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI). A maioria da população cristã concentra-se no norte do país. "Estamos a correr contra o …