EUA desvalorizam desenvolvimento de novas armas nucleares na Rússia

(dv) USFK / 8TH US ARMY

O Pentágono desvalorizou hoje a afirmação do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre o desenvolvimento de uma nova série de armas nucleares, afirmando que a defesa antimíssil dos Estados Unidos está pronta para defender o país.

Vladimir Putin afirmou que Moscovo testou armas que não podem ser intercetadas e tornam a defesa de mísseis da NATO “inútil”.

“Não se trata de defesa, mas sim de dissuasão“, disse a porta-voz do Pentágono Dana White, acrescentando que o Departamento de Defesa não ficou surpreso com as reivindicações sobre novas armas.

Dana White referiu que as defesas de mísseis dos EUA não foram projetadas com o arsenal nuclear da Rússia em mente, e que Moscovo sabe esse facto “muito bem”.

“Precisamos de garantir que temos uma dissuasão nuclear credível, e estamos confiantes de que estamos preparados para defender a nossa nação”, defendeu.

Os Estados Unidos defendem que os sistemas de defesa de mísseis na Europa não visam Moscovo, pois estão projetados para defender contra ameaças do Irão e da Coreia do Norte.

Putin disse que as novas armas incluem um míssil de cruzeiro de energia nuclear, um drone subaquático de energia nuclear que poderia ser armado com uma ogiva nuclear e um míssil hipersónico que não tem equivalente no mundo.

As afirmações de Putin ocorrem apenas um mês depois de o governo de Donald Trump lançar uma nova política nuclear, que assumiu uma posição mais agressiva sobre a necessidade de dissuadir a Rússia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Putin está sendo pressionado por militares russos para destinar mais verbas para defesa, ele é sensível às pressões, entre as lideranças dos grandes países do mundo ele é o único que foi eleito. Estados Unidos tem um sistema maluco de eleições, China tem partido único, India é influenciada por sistema de castas e O Brasil tem um golpista.

    • Claro que o Putin foi eleito – e será novamente enquanto ele quiser!!..
      Agora só falta explicares como é que funciona o sistema eleitoral/político na Rússia e o que acontece a quem tenta concorrer contra ele!…
      Sensível a pressões? O Putin?!
      Ahahahaaa!…
      Ele, além de ser o homem mais rico do mundo, é o homem mais poderoso do mundo, portanto, o Putin faz o que quer e o que lhe apetece na Rússia (e não só) – basta falar em patriotismo e na “grande Rússia”!!
      Ele não está “pressionado”, ele quer investir em armamento, precisamente para voltar a “grande Rússia” de outros tempos, só que com o dinheiro que ele (e os seus “amigos”) roubaram/roubam, a Rússia está falida e a qualidade de vida dos russos continua a piorar, portanto…
      De todos os países que referiste, o pior é mesmo a Rússia, pois um só homem (Putin) tem praticamente todo o poder concentrado em si – pior só mesmo a Coreia do Norte, onde não há qualquer oposição interna!!

  2. Uma coisa devia estar claríssima como água cristalina é o facto que o presidente russo, se promete cumpre, fala pouco e faz muito mais, ao contrário dos tagarelas dos nossos políticos ocidentais que falam muito, prometem muito e cumprem pouco e ainda nos vendem a banha da cobra.
    Bastou ver na Síria, avisou um dia, no dia seguinte já lá estava e expulsou a cambada de terroristas financiados e formados pela OTAN. Basta ver os miseráveis resultados desta OTAN no Afeganistão e Iraque, tudo destruído e os terroristas passeiam.
    Não percebo nada de armas nem pretendo entender mas duvido que as surpresas russas fiquem por aqui.
    Pena é os vassalos europeus ainda terem entendido que têm andado do lado dos terroristas e falhados.
    Mas um dia é certo que vão entender.

RESPONDER

Ana Gomes espera "verdadeiro Portugal Leaks" com Rui Pinto a colaborar com a justiça

A antiga eurodeputada Ana Gomes considerou que “é um verdadeiro Portugal Leaks” que se pode esperar a partir de agora, depois de Rui Pinto aceitar colaborar com a justiça portuguesa. O criador do Football Leaks e …

Exames nacionais adiados. Terceiro período arranca a 14 de abril (mas à distância)

Esta quinta-feira, António Costa falou ao país para anunciar que o 3.º período irá recomeçar no dia 14 de abril, mas sem aulas presenciais. Os exames nacionais do ensino secundário foram adiados para julho e …

TAP. Estado equaciona reformas antecipadas sem penalizações

O Jornal Económico escreve esta quinta-feira que o Estado pondera avançar com reformas antecipadas sem penalizações na TAP, visando assim diminuir o impacto da pandemia de covid-19 na companhia aérea portuguesa. Apesar de a empresa ter …

Santa Maria ganha 40 camas para os cuidados intensivos

A maior unidade hospitalar do país reforçou capacidade dos Cuidados Intensivos para os doentes infetados, passando das atuais 80 camas para cerca de 120. O Hospital Santa Maria, em Lisboa, vai quadruplicar a sua capacidade …

"Isto é criminoso". Estivadores dizem que há risco de portos pararem

"Da forma como estamos a trabalhar nos portos, corremos o risco de todo o contingente ficar parado, porque não há nenhum cuidado em termos de criar equipas rotativas", garantiu o líder sindical. O presidente do Sindicato …

Demitiu-se o diretor do serviço de cirurgia e transplantação do Curry Cabral

Américo Martins demitiu-se esta quarta-feira por ter visto impedida a proposta de reorganização com circuitos independentes no hospital. O diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Transplantação do Hospital Curry Cabral, Américo Martins, demitiu-se esta quarta-feira …

Bancos impedidos de cobrar comissões por operações digitais. Acesso a jogos online limitados

Os bancos vão ficar impedidos de cobrar comissões por operações de pagamento através de plataformas digitais dos prestadores de serviços, segundo uma proposta do PEV com alterações do PS aprovada no Parlamento. O projeto de lei …

Pessoas assintomáticas devem usar máscara, diz Centro Europeu de Controlo de Doenças

Num relatório divulgado na quarta-feira, o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) referiu que as máscaras podem reduzir a propagação do novo coronavírus de pessoas assintomáticas, recomendando a sua utilização. De acordo com o Público, …

Portugal ultrapassa as 400 vítimas mortais. Cordão sanitário em Castro Daire equacionado

Portugal regista esta quinta-feira 409 mortos associados à covid-19, mais 29 do que na quarta-feira, e 13.956 infetados (mais 815), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Trata-se de um aumento de 6% …

"Em segundo plano". OM alerta para falta de resposta para doentes prioritários não covid-19

A Ordem dos Médicos (OM) alertou esta quinta-feira para a falta de resposta aos doentes prioritários não covid-19, que diz estarem a ser relegados para segundo plano, em áreas que “não podem esperar” como a …