EUA desvalorizam desenvolvimento de novas armas nucleares na Rússia

(dv) USFK / 8TH US ARMY

O Pentágono desvalorizou hoje a afirmação do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre o desenvolvimento de uma nova série de armas nucleares, afirmando que a defesa antimíssil dos Estados Unidos está pronta para defender o país.

Vladimir Putin afirmou que Moscovo testou armas que não podem ser intercetadas e tornam a defesa de mísseis da NATO “inútil”.

“Não se trata de defesa, mas sim de dissuasão“, disse a porta-voz do Pentágono Dana White, acrescentando que o Departamento de Defesa não ficou surpreso com as reivindicações sobre novas armas.

Dana White referiu que as defesas de mísseis dos EUA não foram projetadas com o arsenal nuclear da Rússia em mente, e que Moscovo sabe esse facto “muito bem”.

“Precisamos de garantir que temos uma dissuasão nuclear credível, e estamos confiantes de que estamos preparados para defender a nossa nação”, defendeu.

Os Estados Unidos defendem que os sistemas de defesa de mísseis na Europa não visam Moscovo, pois estão projetados para defender contra ameaças do Irão e da Coreia do Norte.

Putin disse que as novas armas incluem um míssil de cruzeiro de energia nuclear, um drone subaquático de energia nuclear que poderia ser armado com uma ogiva nuclear e um míssil hipersónico que não tem equivalente no mundo.

As afirmações de Putin ocorrem apenas um mês depois de o governo de Donald Trump lançar uma nova política nuclear, que assumiu uma posição mais agressiva sobre a necessidade de dissuadir a Rússia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Putin está sendo pressionado por militares russos para destinar mais verbas para defesa, ele é sensível às pressões, entre as lideranças dos grandes países do mundo ele é o único que foi eleito. Estados Unidos tem um sistema maluco de eleições, China tem partido único, India é influenciada por sistema de castas e O Brasil tem um golpista.

    • Claro que o Putin foi eleito – e será novamente enquanto ele quiser!!..
      Agora só falta explicares como é que funciona o sistema eleitoral/político na Rússia e o que acontece a quem tenta concorrer contra ele!…
      Sensível a pressões? O Putin?!
      Ahahahaaa!…
      Ele, além de ser o homem mais rico do mundo, é o homem mais poderoso do mundo, portanto, o Putin faz o que quer e o que lhe apetece na Rússia (e não só) – basta falar em patriotismo e na “grande Rússia”!!
      Ele não está “pressionado”, ele quer investir em armamento, precisamente para voltar a “grande Rússia” de outros tempos, só que com o dinheiro que ele (e os seus “amigos”) roubaram/roubam, a Rússia está falida e a qualidade de vida dos russos continua a piorar, portanto…
      De todos os países que referiste, o pior é mesmo a Rússia, pois um só homem (Putin) tem praticamente todo o poder concentrado em si – pior só mesmo a Coreia do Norte, onde não há qualquer oposição interna!!

  2. Uma coisa devia estar claríssima como água cristalina é o facto que o presidente russo, se promete cumpre, fala pouco e faz muito mais, ao contrário dos tagarelas dos nossos políticos ocidentais que falam muito, prometem muito e cumprem pouco e ainda nos vendem a banha da cobra.
    Bastou ver na Síria, avisou um dia, no dia seguinte já lá estava e expulsou a cambada de terroristas financiados e formados pela OTAN. Basta ver os miseráveis resultados desta OTAN no Afeganistão e Iraque, tudo destruído e os terroristas passeiam.
    Não percebo nada de armas nem pretendo entender mas duvido que as surpresas russas fiquem por aqui.
    Pena é os vassalos europeus ainda terem entendido que têm andado do lado dos terroristas e falhados.
    Mas um dia é certo que vão entender.

RESPONDER

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …

Novo Banco e TAP são "riscos não negligenciáveis" para o défice

A TAP e o Novo Banco podem ter um efeito orçamental maior que o estimado pelo Governo em 2021, constituindo "riscos não negligenciáveis" para o défice, segundo uma avaliação do Conselho das Finanças Públicas (CFP) …